USO DE MECANISMO DINÂMICO E INTERATIVO NO ENSINO DE QUÍMICA: UM RELATO DE SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2016.2817Palavras-chave:
Motivação, Lúdico, Ligação Química, Ensino de químicaResumo
Nos dias atuais é comum observar alunos desmotivados e com pouco interesse em aprender o que é ministrado pelo professor. Cabe ao docente buscar estratégias que venham contribuir de maneira significativa o processo de ensino e aprendizagem do aluno. Sabe-se que a brincadeira é uma característica da criança, porém permanece vivo em cada nível de vida de uma pessoa. Seja um brinquedo simples como dominó, até mesmo brincadeira virtual como jogos de vídeo game, comuns para crianças, jovens e adultos. O brincar traz ao ser humano o sentimento de prazer e emoção, desta forma, se torna uma ferramenta útil para alunos e professores quando se associa aos conceitos teóricos da sala de aula. Com esse contexto o presente trabalho aborda o assunto de Ligação Química de uma maneira dinâmica e atraente utilizando o lúdico como ferramenta na sala de aula.
Downloads
Referências
BENEDETTI FILHO, E.; FIORUCI, A. R.; BENEDETTI, L. P. D. S.; CRAVEIRO, J. A.. Palavras cruzadas como recurso didático no ensino de teoria atômica. Química nova na escola, v. 31, nº 2, p. 88-95, 2009.
FOCETOLA, P. B. M.; CASTRO, P. J.; SOUZA, A. C. J. D.; GRION, L. D. S.; PEDRO, N. C. D. S.; IACK, R. D. S.; ALMEIDA, R. X. D.; OLIVEIRA, A. C. D.; BARROS, C. V. T. D.; VAITSMAN, E.; BRANDÃO, J. B.; GUERRA, A. C. D. O.; SILVA, J. F. M. D. Os jogos educacionais de cartas como estratégia de ensino de Química. Química nova na escola, nº 4, p. 248-255, 2012.
GIORDAN, M. O papel da experimentação no ensino de ciências. Química nova na escola: experimentação e ensino de ciências. nº 10, p. 43-49, 1999.
LIMA, V. A. D.; MARCONDES, M. E. R. Saindo também se aprende – O protagonismo como um processo de ensino-aprendizagem de química. Química nova na escola, v. 33, nº 2, p. 100-104, 2011.
NETO, H. D. S. M.; PINHEIRO, B. C. S.; ROQUE, N. F. Improvisações teatrais no ensino de Química: Interface entre teatro e ciência na sala de aula. Química nova na escola, nº 2, p. 100-106, 2013.
SANTOS (org.), S. M. P. O Lúdico na formação do educador. 8.ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
SOARES, M. H. F. B.; CAVALHEIRO, E. T. G. O ludo como um jogo para discutir conceitos em termodinâmica. Química nova na escola, nº 23, p. 27-31, 2006.
SOARES, M. H. F. B.; OKUMURA, F.; CAVALHEIRO, E. T. G. Proposta de um jogo didático para ensino do conceito de equilíbrio químico. Química nova na escola, nº 18, p. 13-17, 2003.