PERCEPÇÃO DE JUSTIÇA E ENVOLVIMENTO NO TRABALHO: O CASO DE UMA UNIVERSIDADE PARANAENSE

Autores

  • Adilson Carlos Rocha Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Centro de Ciências Sociais Aplicadas
  • Dulciléia Maria Da Silva Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Psicóloga Responsável pela Seção de Recursos Humanos da Unioeste - Campus de Francisco Beltrão.
  • GILBERTO FRANCISCO CERETTA Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Centro de Ciências Sociais Aplicadas

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2016.2624

Palavras-chave:

Gestão de pessoas, Justiça e Envolvimento no trabalho, Agentes Universitários

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar a percepção de justiça organizacional e o envolvimento no trabalho apresentada por servidores públicos - agentes universitários - em uma IES - Instituição de Ensino Superior, localizada na Região Sudoeste do Paraná. Com uma abordagem quali-quanti e características exploratório-descritiva, foram abordados 50 agentes universitários efetivos e contratados. O instrumento de coleta de dados para a avaliação de cada um dos enfoques: Escala de Percepção de Justiça Distributiva - EPJD (SIQUEIRA, et al. 1996), Escala de Percepção de Justiça de Procedimentos - EPJP (GOMIDE Jr.; LIMA; FARIA NETO, 1996) e Escala de Envolvimento com o Trabalho - EET (SIQUEIRA, 1995) foi aplicado a todos os servidores que desenvolvem atividades laborais na instituição. Entre os principais resultados as evidências sugerem que os agentes universitários apresentam uma forte percepção quanto a justiça distributiva e de procedimentos. No entanto, os resultados também demonstram que parte dos pesquisados percebem que a justiça no ambiente trabalho não se apresenta de forma satisfatória. Quanto ao grau de envolvimento no trabalho, as evidências demonstram que os pesquisados possuem um envolvimento significativo com as atividades que desenvolvem na instituição.

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Biografia do Autor

Adilson Carlos Rocha, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PMDA) na Universidade Positivo. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria - RS (2012-2013). Pós-Graduação (Lato Sensu) em Controladoria e Gestão Financeira pela UNIPAR - Universidade Paranaense (2007-2008). Bacharel em Administração pela UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2002-2006). Atua como Professor Assistente do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UNIOESTE - Campus de Francisco Beltrão - Curso de Administração (2010-2012) e (2013 - atual) Atualmente é membro (pesquisador) do Grupo Multidisciplinar de Estudos Organizacionais (GMEO), e do Grupo de Pesquisa em Gestão, Estratégia, Inovação e Contabilidade (GEIC) na Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Dulciléia Maria Da Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Psicóloga Responsável pela Seção de Recursos Humanos da Unioeste - Campus de Francisco Beltrão.

Especialista em MBA Gestão de Pessoas. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná.

GILBERTO FRANCISCO CERETTA, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (1997), Especialização Lato Sensu em Finanças Corporativas (1998-1999) pela Universidade Federal do Paraná - UFPR, Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2007-2009) e Doutorando no Programa de Mestrado e Doutorado em Administração - PMDA da Universidade Positivo - UP. Atuou como professor colaborador no Curso de Administração na Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, Campus de Francisco Beltrão, no Curso de Administração

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Publicado

09/09/2016

Como Citar

Rocha, A. C., Da Silva, D. M., & CERETTA, G. F. (2016). PERCEPÇÃO DE JUSTIÇA E ENVOLVIMENTO NO TRABALHO: O CASO DE UMA UNIVERSIDADE PARANAENSE. HOLOS, 4, 284–298. https://doi.org/10.15628/holos.2016.2624

Edição

Seção

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