PERCEPÇÃO SOCIOAMBIENTAL DOS ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAXINGÓ, PIAUÍ, BRASIL

Autores

  • Francisco das Chagas Freitas Cruz UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
  • Maria Francilene Souza Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ http://orcid.org/0000-0002-4509-1159
  • Ivanilza Moreira de Andrade PROFESSORA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ-UFPI

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2016.2352

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Meio Ambiente, Problemas Ambientais

Resumo

A Educação Ambiental é um elemento eficaz no instrumento da formação de cidadãos responsáveis pela construção e manutenção do meio ambiente equilibrado. A percepção ambiental está intimamente ligada à cultura, história, experiência e tempo de cada indivíduo. Diante da importância da educação ambiental para a formação dos alunos e pretendendo sanar a falta de informações sobre os principais problemas socioambientais e as consequências que o ambiente e as futuras gerações podem sofrer, objetivou-se com este estudo analisar a percepção ambiental dos alunos do ensino fundamental em uma escola municipal de Caxingó, Piauí, e verificar como estes compreendem o significado de meio ambiente e reconhecem os problemas ambientais locais. A metodologia foi do tipo quanti-qualitativa e descritiva. Foi aplicado questionário a 129 alunos alunos, do 6° ao 9° do ensino fundamental, com faixa etária entre 10 e 19 anos. Pode-se perceber a percepção dos alunos sobre o ambiente é, reforçando a necessidade do desenvolvimento de projetos e/ou programas de Educação Ambiental no cotidiano da escola. 

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Biografia do Autor

Francisco das Chagas Freitas Cruz, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Biólogo, Departamento de ciências biológicas, Universidade Federal do Piauí-UFPI,

Maria Francilene Souza Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Doutorando em Biotecnologia-RENORBIO- UFC, Núcleo de desenvolvimento de medicamentos-NPDM.

Ivanilza Moreira de Andrade, PROFESSORA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ-UFPI

Herbário Delta do Parnaíba-HDELTA, Departamento de ciências biológicas, Universidade Federal do Piauí-UFPI

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Publicado

09/09/2016

Como Citar

Cruz, F. das C. F., Silva, M. F. S., & de Andrade, I. M. (2016). PERCEPÇÃO SOCIOAMBIENTAL DOS ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAXINGÓ, PIAUÍ, BRASIL. HOLOS, 4, 313–328. https://doi.org/10.15628/holos.2016.2352

Edição

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ARTIGOS

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