DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA POESIA E PELA MATEMÁTICA EM CRIANÇAS DE 5 ANOS
CONTRIBUTOS DE UM PROJETO DE ARTICULAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2025.18418Palavras-chave:
Construção articulada do saber, educação linguística em educação pré-escolar, educação literária emergente, educação matemática elementar, poesia na infânciaResumo
Desenvolveu-se um estudo qualitativo que se centra na articulação entre educação literária, linguística e matemática através da poesia e que tem como um dos seus objetivos promover o desenvolvimento do gosto pela matemática e pela poesia. Existe uma estreita relação entre a motivação e a aprendizagem, pelo que é relevante o investimento no desenvolvimento do gosto pela matemática e pela poesia, desde a infância.
Apresenta-se um recorte do estudo, focado no desenvolvimento do mesmo com crianças de 5 anos em contexto de educação pré-escolar, ao longo de seis meses. A partir da mobilização de poemas de qualidade literária e com potencialidade para promover a articulação das áreas referidas, foram construídos e desenvolvidos em contexto percursos de aprendizagem.
A análise dos dados resultantes da investigação aponta para que as estratégias de articulação implementadas tenham, de facto, contribuído para fomentar o gosto das crianças pela poesia e pela matemática.
Downloads
Referências
Altieri, J. (2005). Creating Poetry: Reinforcing Mathematical Concepts. In NCTM. Teaching Children Mathematics. (370–374). NCTM.
Amado, J., & Ferreira, S. (2014). A entrevista na investigação em educação. In J. Amado (Coord.), Manual de Investigação Qualitativa em Educação (pp. 207-226). Imprensa da Universidade de Coimbra.
Amado, J., Costa, A., & Crusoé, N. (2014). A técnica da análise de conteúdo. In J. Amado (Coord.), Manual de Investigação Qualitativa em Educação (pp. 301-352). Imprensa da Universidade de Coimbra.
Azevedo, F. & Melo, I. (2012). Poesia na infância e formação de leitores. Perspectiva, 30(3), 925-946, http://www.perspectiva.ufsc
Baptista, I. (2014). Instrumento de Regulação Ético-Deontológica: Carta Ética. SPCE.
Bernardino, L. (2016). A matéria poética de Ana Hatherly. Revista da rede internacional Lyracompoets, 7, 117-138, http://dx.doi.org/10.21747/21828954/ely7a7
Cervera, J. (1992). Teoria de la literatura infantil. Ediciones Mensajero.
Collins, M. & Laski, E. (2018). Digging deeper: Shared deep structures of early literacy and mathematics involve symbolic mapping and relational reasoning. Early Childhood Research Quarterly. Advance online publication. https://doi.org/10.1016/j.ecresq.2018.02.008
Coutinho, C. (2013). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas - Teoria e Prática. Almedina.
Coutinho, C., Sousa, A., Dias, A., Bessa, F., Ferreira, M. & Vieira, S. (2009). Investigação-Acção: Metodologias Preferencial nas Práticas Educativas. Psicologia, Educação e Cultura, 13 (2), 355-380.
Esteves, M. (2006). Análise de conteúdo. In J. Lima & J. Pacheco (Orgs.), Fazer investigação: Contributos para a elaboração de dissertações e teses (105-126). Porto Editora.
Folque, M. (2014). O aprender a aprender no pré-escolar: o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna. (2ª edição). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Fonseca, A. (2020). A poesia na educação pré-escolar: para lá das rimas e das quadras. Egitania Sciencia, 85-96. https://doi.org/10.46691/es.vi.144
Hatherly, A. (1975). A Reinvenção da Leitura: breve ensaio crítico seguido de textos visuais. Editorial Futura.
Latorre, A. (2008). La investigación-acción: Conocer y cambiar la práctica educativa. Editorial Graó.
Macedo, T. & Soeiro, H. (2009). A emergência da leitura no jardim-de-infância: Os tapetes narrativos. Em F. Azevedo & M. Sardinha (coord.). Modelos e práticas em literacia. (pp. 49-62). Lidel.
Maričić, S., Stakić, M., & Malinović-Jovanović, N. (2017). The Role of Literary Content for Children in Preschool Mathematics Education. Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education, 14(2), 631–642. https://doi.org/10.12973/EJMSTE/80627
Monroe, E., Young, T., Fuentes, D., & Dial. O. (2018). Why Use Children’s Literature in Mathematics? In Deepening Student’s Mathematical Understanding with Children’s Literature - National Council of Teachers of Mathematics (pp. 11–35). National Council of Teachers of Mathematics. https://www.nctm.org/Store/Products/Deepening-Student-s-Mathematical-Understanding-with Children-s-Literature/
Pereira, R., Palhares, P., & Azevedo, F. (2024). Análise de percursos de aprendizagem desenvolvidos com crianças de 4 anos: contributos da articulação entre poesia e matemática in Bolema (aceite para publicação).
Silva, I. (Coord.), Marques, L., Mata, L. & Rosa, M. (2016). Orientações curriculares para a Educação Pré-escolar. Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação (DGE).
Tapia, J. & Fita, E. (2015) A motivação em sala de aula: o que é, como se faz. 4. ed. Loyola.
Siméon, J. (2015). A vitamina P: A Poesia, porquê, para quem, como?. Trinta por uma linha.
Tinoca, L. (2017). Investigação & Formação contínua. In Conselho Nacional de Educação (Org.), Lei de Bases do Sistema Educativo: balanço e prospetiva – Volume II, 741-756. Conselho Nacional de Educação.
Viana, A., Silva, A., Silva, C., Santos, M., Sousa, H., Figueiredo, I., Rodrigues, P., & Sousa, M. (2023). As dificuldades de aprendizagem da matemática na educação infantil e ensino fundamental anos iniciais: uma revisão bibliográfica. (Portuguese). Revista Foco (Interdisciplinary Studies Journal), 16(10), 1–23. https://doi.org/10.54751/revistafoco.v16n10-135
Obras literárias
Guedes, T. (2000). Criatividade precisa-se: na poesia, na narrativa e na área de projecto. Caminho.
Higino, N. (2008). Versos diversos. Trinta por uma linha.
Letria, J. (1992). O livro das rimas traquinas. Terramar.
Mangas F. & Mésseder, J. (2002). Breviário do sol. Caminho.
Mésseder, J. (1999). Versos com reversos. Editorial Caminho.
Mésseder, J. (2016). Palavras Viageiras. Xerefé.
Paes, J. (1989). Poemas para brincar. Editora Ática.
Ribeiro, J. (2009). Poemas para Brincalhar. Porto Editora.
Ribeiro, J. (2011). Desmatematicar. Trinta por uma linha.
Santos, A. (1968). Lidança; Trabalho/liberdade.
Torga, M. (1956). Diário VII. Edição do autor.
Viana, A. (2008). Bichos diversos em versos. Texto Editores.
Vieira, A. (1994). Eu bem vi nascer o sol. Editorial Caminho.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.