DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA POESIA E PELA MATEMÁTICA EM CRIANÇAS DE 5 ANOS

CONTRIBUTOS DE UM PROJETO DE ARTICULAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2025.18418

Palavras-chave:

Construção articulada do saber, educação linguística em educação pré-escolar, educação literária emergente, educação matemática elementar, poesia na infância

Resumo

Desenvolveu-se um estudo qualitativo que se centra na articulação entre educação literária, linguística e matemática através da poesia e que tem como um dos seus objetivos promover o desenvolvimento do gosto pela matemática e pela poesia. Existe uma estreita relação entre a motivação e a aprendizagem, pelo que é relevante o investimento no desenvolvimento do gosto pela matemática e pela poesia, desde a infância.

Apresenta-se um recorte do estudo, focado no desenvolvimento do mesmo com crianças de 5 anos em contexto de educação pré-escolar, ao longo de seis meses. A partir da mobilização de poemas de qualidade literária e com potencialidade para promover a articulação das áreas referidas, foram construídos e desenvolvidos em contexto percursos de aprendizagem. 

A análise dos dados resultantes da investigação aponta para que as estratégias de articulação implementadas tenham, de facto, contribuído para fomentar o gosto das crianças pela poesia e pela matemática.

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Biografia do Autor

Raquel Pereira, Universidade do Minho - Instituto de Educação (CIEC), Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)

Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE – IPP). Investigadora com bolsa FCT (2022.11143.BD) em Estudos da Criança no Instituto de Educação da Universidade do Minho (IE - UMinho), Braga, Portugal.

Pedro Palhares, Universidade do Minho - Instituto de Educação (CIEC)

Doutoramento e Agregação em Estudos da Criança, especialização em Matemática Elementar pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga, Portugal. Membro Integrado do Centro de Investigação em Estudos da Criança, do qual foi diretor adjunto em 2018-2021. Diretor do Doutoramento em Estudos da Criança 2012-2016. Vice-presidente da CIEAEM, Comissão Internacional para o Estudo e Melhoria do Ensino da Matemática desde 2018 a 2023. Presidente do Conselho Pedagógico do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Filiação Institucional: CIEC, Instituto de Educação, Universidade do Minho.

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Publicado

11/07/2025

Como Citar

Pereira, R., Palhares, P., & Azevedo, F. (2025). DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA POESIA E PELA MATEMÁTICA EM CRIANÇAS DE 5 ANOS : CONTRIBUTOS DE UM PROJETO DE ARTICULAÇÃO . HOLOS, 1(41). https://doi.org/10.15628/holos.2025.18418

Edição

Seção

ARTIGOS

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