HISTÓRICO DA PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA

Autores

  • Ivonete Benedet Fernandes Coan Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC
  • Maria de Lourdes Pinto de Almeida Universidade do Oeste Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2015.1738

Palavras-chave:

Educação Escolar, Políticas Públicas, Currículo

Resumo

Este texto faz parte da dissertação de mestrado em andamento que tem como objetivo principal analisar os textos sobre alfabetização com letramento contidos na Proposta Curricular de Santa Catarina, no sentido de identificar conceitos e encaminhamentos efetuados pelo Estado catarinense aos professores da rede estadual de ensino por meio dessa política pública. A pesquisa orienta-se na concepção histórico-crítica e adota como método a análise documental e a pesquisa bibliográfica com revisão de literatura sobre as categorias pesquisadas. As respostas ao problema de pesquisa identificaram, precariedade na formação de professores; complexidade dos textos que compõem a Proposta e influência do sistema neoliberal sobre as políticas públicas educacionais brasileiras como fatores que concorrem para a permanência de índices de analfabetismo, repetência e evasão escolar no Estado de Santa Catarina. A elaboração do componente curricular catarinense teve início no final dos anos 1980 e a última atualização foi editada em 2005. Neste artigo, escreve-se o processo de construção dessa Proposta a partir do Plano de Ação 88/91 até os Cadernos Temáticos publicados em 2005.

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Biografia do Autor

Ivonete Benedet Fernandes Coan, Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC

Graduação em Pedagogia pela Universidade do Planalto Catarinense (1997), Especialização em Metodologia de Ensino pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral, de Amparo,SP (1988), Mestrado em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense (2013). Atua na Secretaria de Educação do Sistema de Ensino do Município de Lages, SC, Orientadora Educacional.

Maria de Lourdes Pinto de Almeida, Universidade do Oeste Catarinense

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas. Graduada em História pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral. Mestrado em Filosofia, História e Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Doutorado em Filosofia, História e Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Tem pós doutorado em Políticas Educacionais pela USP e em Ciência Tecnologia e Sociedade pela Unicamp. Desde 2001 é Pesquisadora do GIEPES - Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior, da Faculdade de Educação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Atualmente é Docente Pesquisadora do PPGE da UNOESC- SC na linha de pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania. Pesquisadora da Universidade Virtual do Estado de Sao Paulo. Diretora da Rede Iberoamericana de Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior - RIPPES sediada na UNOESC. Diretora Adjunta da Rede Internacional de Educação Superior - RIES sediada na FE da UNICAMP. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Politicas de Educação Superior da região Sul - GEPPES - Sul. vinculado ao GIEPES UNICAMP. Possui vários livros publicados, organizadora de inúmeras coletâneas e autora de capítulos. Possui vários artigos científicos publicados em periódicos nacionaise internacionais. É membro de vários conselhos editoriais. Pesquisadora do GT 11- Politicas Educacionais do Ensino Superior da ANPEd. Pesquisadora do CNPq e da CAPES/INEP. Foi coordenadora do Projeto de Investigação edital Observatório de Educação (2011-2013).

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Publicado

11/12/2015

Como Citar

Fernandes Coan, I. B., & Almeida, M. de L. P. de. (2015). HISTÓRICO DA PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA. HOLOS, 6, 251–276. https://doi.org/10.15628/holos.2015.1738

Edição

Seção

ARTIGOS

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