UNIVERSIDADE PÚBLICA, SOCIEDADE CAPITALISTA E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.15628/holos.2021.13150

Mots-clés :

Pedagogia Histórico-Crítica. Universidade pública. Sociedade capitalista. Produção do Conhecimento.

Résumé

RESUMO


 O artigo problematiza a relação entre a universidade pública, a sociedade capitalista e a produção do conhecimento à luz da Pedagogia Histórico-Crítica. Utiliza como referência a formação omnilateral nesta conjuntura de retrocessos agravada pela crise estrutural do capital. A discussão é embasada na proposta da Pedagógica Histórico-Crítica como mediadora da construção do conhecimento. A metodologia consta de estudos bibliográficos realizados durante a disciplina “Pedagogia Histórico-Crítica: ciência, currículo e didática”, ofertada como componente optativo no Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia (PGEDA/Ufopa). O estudo não teve caráter interventivo, porém, buscou demonstrar a implementação da PHC como orientadora da prática educativa em cursos superiores e suas possibilidades concretas para a efetivação de um trabalho pedagógico que esteja voltado para a formação humana integral emancipatória, tendo a universidade pública como um espaço de possível viabilização.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

FRANCISCA MÁRCIA LIMA SOUSA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Doutoranda em Educação na Amazônia e mestra em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará. Técnica na Universidade Federal do Oeste do Pará e Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil. E-mail: marciaufopa@gmail.com

 

ANSELMO ALENCAR COLARES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Doutor e Pós-doutor em Educação pela Unicamp. Professor Titular da UFOPA. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFOPA) e Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia (PGEDA - EDUCANORTE). Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia – Doutorado Acadêmico (Polo Santarém). 

E-mail: anselmocolares@gmail.com

 

 

Téléchargements

Publiée

07/12/2021

Comment citer

SOUSA, F. M. L., & COLARES, A. A. (2021). UNIVERSIDADE PÚBLICA, SOCIEDADE CAPITALISTA E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. HOLOS, 8, 1–13. https://doi.org/10.15628/holos.2021.13150

Numéro

Rubrique

Dossiê - Pedagogia Histórico-crítica: ciência, currículo e didática

Articles similaires

<< < 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.