IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTA AVALIATIVA NA DISCIPLINA DE FISIOLOGIA VEGETAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2021.12008

Palavras-chave:

Ensino Remoto, Kahoot, Google Forms, Coronavírus

Resumo

Diante o cenário pandêmico do novo coronavírus, SARS-CoV2, as unidades educacionais investiram no ensino remoto se adaptando e reinventando o processo de ensino-aprendizagem em meio a incertezas e limitações de diversas ordens. O presente estudo objetivou avaliar o uso de algumas metodologias alternativas como formulário do Google Forms, Mapa conceitual, Kahoot e Curta-metragem. Observou-se que o formulário Google Forms assim como o Curta-Metragem tiveram uma aceitação de 90% dos alunos, 60% afirmaram que o mapa conceitual melhorou o entendimento do conteúdo Metabolismo Energético e 90,9% obtiveram pontuação acima da média 7 (sete) durante o Kahoot. Portanto, a implementação de metodologias alternativas como método avaliativo a fim de estimular o protagonismo discente durante o ensino remoto se mostrou positiva, permitindo aos licenciandos exercer autonomia na elaboração e execução de atividades na construção do seu conhecimento e dos demais colegas, assim oportunizando a experiência da prática docente durante a graduação.

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Biografia do Autor

Jorgeana de Almeida Jorge Benevides, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Professora DE, efetiva do corpo docente do IFCE, campus Paracuru, nos cursos de Tecnologia em Meio Ambiente, Tecnólogo em Gestão Ambiental e Licenciatura em Ciências Biológicas. Pesquisadora nas áreas de Botânica, Ecologia de Manguezais e Meio Ambiente. Doutoranda no programa de pós-graduação em Ciências Marinhas Tropicais pela Universidade Federal do Ceará (LABOMAR).

José Luis Faustino de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Graduando no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Paracuru, Membro efetivo do Colegiado e do Centro Acadêmico do referente curso. Foi Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Cientifica (PIBIC) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI). Membro do Grupo de Pesquisa Fisiologia Vegetal da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Membro do Grupo de Estudos Ambientais. Possui nível Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Redes de Computadores. Linha de pesquisa atual Ecofisiologia Vegetal, trabalhando com estresse hidrico e salino, mas também atua na área da Educação e Biodiversidade.

Lya de Queiroz Ribeiro Moura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Graduanda do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Participou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência.

Ellen Larissa Matos Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Graduanda do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Participou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência.

Luiz Osmar de Lima Filho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Estudante de licenciatura em Ciências Biológicas. Participou como bolsista do PIBID pelo IFCE campus Paracuru.

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Publicado

06/08/2021

Como Citar

Jorge Benevides, J. de A., Faustino de Sousa, J. L., Ribeiro Moura, L. de Q., Matos Costa, E. L., & de Lima Filho, L. O. (2021). IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTA AVALIATIVA NA DISCIPLINA DE FISIOLOGIA VEGETAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS. HOLOS, 4, 1–16. https://doi.org/10.15628/holos.2021.12008

Edição

Seção

Dossiê COVID-19 e o mundo em tempos de pandemia

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