COVID-19 E SAÚDE MENTAL DOS ADOLESCENTES: VULNERABILIDADES ASSOCIADAS AO USO DE INTERNET E MÍDIAS SOCIAIS

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.15628/holos.2021.11651

Mots-clés :

Covid-19, mídias sociais, saúde mental, adolescentes.

Résumé



Frente ao avanço do número de infectados e da identificação de transmissão comunitária do SARS-CoV-2 (Covid-19), algumas medidas de contenção foram tomadas, incluindo o distanciamento social. As repercussões dessa medida têm sido discutidas, com destaque para o aumento do tempo de uso de internet e mídias sociais por adolescentes. Este ensaio tem por objetivo discutir os impactos do uso de internet e mídias sociais sobre a saúde mental dos adolescentes, sobretudo durante a pandemia de Covid-19. Em específico, discutem-se as principais consequências relacionadas ao aumento do uso dessas ferramentas, incluindo o estresse, vulnerabilidade a violências, distúrbios do sono e dependência de internet, assinalando-se possíveis intervenções. 

Biographie de l'auteur

Catiele dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Psicóloga pela Universidade Luterana do Brasil/Campus Santa Maria (2019). Doutoranda (2021-2024) em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria (PPGP/UFSM). Integrante do grupo de pesquisa VIDAS. Núcleo De Pesquisa, Ensino e Extensão em Psicologia Clínica Social (UFSM).

Références

Álvarez-García, D., Pérez, J. C. N., González, A. D., & Pérez, C. R. (2015). Factores de riesgo asociados a cibervictimización en la adolescência. Int J Clin Health Psychol, 15(3):226-35. Recuperado de http://www.redalyc.org/html/337/33741175006/

Andrade, L., Mauch, A. G. D., Costa, J. E. M. da., Silva, K. M. da., Andrade, L. B. da S. O., Almeida, L. l. de., Araújo, S. L., Souza, S. P. D. E. de., Nunes, T. A. R., & Souza, V. R. (2020). A utilização das redes sociais digitais no cuidado psicossocial infantojuvenil, diante da pandemia por Covid-19. Health Residencies Journal (HRJ), 1(2), 1-18.

Aquino, E., Silveira, I. H., Pescarini, J., Aquino R., & Souza-Filho, J. A. (2020). Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: Potenciais impactos e desafios no Brasil. Cien Saude Colet. Recuperado de: http://www.cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/medidas-de-distanciamento-social-no-controle-da-pandemia-de-covid19-potenciais-impactos-e-desafios-no-brasil/17550

Baade, J. H., Gabiec, C. E., Canrneiro, F. K., Micheluzz, S. C. P., & Meyer, P. A. R. (2020). Professores da educação básica no Brasil em tempos de Covid-19. HOLOS, 5, 1-16. doi: https://doi.org/10.15628/holos.2020.10910.

Bauman, Z. (2004). Amor Líquido – sobre a fragilidade dos laços humanos. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar Editores.

Bauman, Z. (2010). 44 Cartas do mundo líquido moderno. Rio de Janeiro: Zahar.

Bauman, Z. (2010). Identidade. Rio de Janeiro: Zahar.

Capella N, et al. (2008). Tecnologias digitais e jovens usuários de serviço de saúde mental. Informática na educação: teoria & prática, 11(1).

Comitê Gestor da Internet no Brasil: CGI.Br. (2015). TIC Kids online Brasil. 2014: pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil. São Paulo: CGI.Br. Recuperado de http://www.cgi.br/media/docs/publicacoes/2/TIC_Kids_2014_livro_eletronico.pdf

Ferreira, E. Z., Oliveira, A. M. N., Medeiros, S. P., Gomes, G. C., Cezar-Vaz, M. R., & Ávila, J. A. (2020). A influência da internet na saúde biopsicossocial do adolescente: revisão integrativa. Rev Bra Enferm. 73(2):e20180766. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0766

Filho, B. A. B. de S., & Tritany, E. F. (2020). COVID-19: importância das novas tecnologias para a prática de atividades físicas como estratégia de saúde pública. Cadernos de Saúde Pública, 36(5), 1-5. DOI: 10.1590/0102-311x00054420

Garaigordobil, M. (2015). Ciberbullying en adolescentes y jóvenes del País Vasco: cambios con la edad. Ann Psicol 31(3), 1069-76. Recuperado de http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0212-97282015000300034

Gonçalves, B. G., & Nuernberg, D. A dependência dos adolescentes ao mundo virtual (2012). Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, 46 (1), 165-182. Recuperado de https://pdfs.semanticscholar.org/d3ca/51763e05916446bd1142d968bc79f573fdf9.pdf

Giddens, A. (2002). Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Hall, S. (1997). A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação e Realidade, 22(2), 15-46. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/71361/40514.

Menezes, S. K. O., & Santos, M. D. F. (2021). Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e Covid-19 no contexto educacional: revisão sistemática de literatura. HOLOS, 1, 1-18. doi: https://doi.org/10.15628/holos.2021.11668.

Moromizato, M. S., Bispo, D. B. F., Marques, L. S de S., Leite, R, F., Macedo, F. N., & Pimentel, D. (2017). O uso de Internet e redes Sociais e a relação com Indícios de ansiedade e Depressão em Estudantes de medicina. Rev. bras. educ. med. 41(4). Recuperado de https://doi.org/10.1590/1981-52712015v41n4rb20160118

Natividade, M. S., Bernardes, K., Santos, M. P., Miranda, S., Bertoldo, J., Teixeira, M. G, Livramento, H. L, & Aragão, E. (2020). Distanciamento social e condições de vida na pandemia COVID-19 em Salvador-Bahia. Cien Saude Colet. Recuperado de http://www.cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/distanciamento-social-e-condicoes-de-vida-na-pandemia-covid19-em-salvadorbahia/17649?id=17649&id=17649

Picon, F., Karam, R., Breda, V., Restano, A., Silveira, A., & Spritzer, D. (2015). Precisamos falar sobre tecnologia: caracterizando clinicamente os subtipos de dependência de tecnologia. Rev. bras. psicoter., 17(2), 44-60. Recuperado de http://rbp.celg.org.br/detalhe_artigo.asp?id=177

Qualls, N., Levitt, A., Kanade, N., Wright-Jegede, N., Dopson, S., Biggerstaff, M., Reed, C., & Uzicanin, A. (2017). Community mitigation guidelines to prevent pandemic influenza - United States. MMWR Recomm and Rep, 66(1), 1-34.

Sá, R. de C. de S., Rosa, H. R., Tardivo, L. S. de la P. C. T. Sentimentos e atitudes de adolescentes no isolamento social em período da pandemia por coronavírus. Laboratório de Saúde Mental e Clínica Social do Instituto de Psicologia da USP. Recuperado de https://www.ip.usp.br/site/wp-content/uploads/2020/06/RESUMO-PESQUISA-ADOLESCENTES-40-dias.pdf

Sarriera, J. C., Tatim, D. C., Coelho, R. P. S., & Bücker, J. (2007). Uso do tempo livre por adolescentes de classe popular. Psicol. Reflex. Crit., 20(3). Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722007000300003

Shiozawa, P., & Uchida, R. R. (2020). Social media during a pandemic: bridge or burden? Sao Paulo Med. J., 138(3). Doi: https://doi.org/10.1590/1516-3180.2020.0151.08052020

Silva, T. O., Silva, T. G. (2017). Os impactos sociais, cognitivos e afetivos sobre a geração de adolescentes conectados às tecnologias digitais. Rev. psicopedag., 34(103), p. 87-97. Recuperado de: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862017000100009

Tavares, A., & Silva, B. (2020). Reflexão de jovens pesquisadores sobre a experiência educativa diante do contexto pandêmico da Covid-19. HOLOS, 5, 1-26. doi: https://doi.org/10.15628/holos.2020.11427.

Woodward, K. (2014). Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. SILVA, T. T. (Org.) Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, p. 7 –72.

Téléchargements

Publiée

06/08/2021

Comment citer

dos Santos, C. (2021). COVID-19 E SAÚDE MENTAL DOS ADOLESCENTES: VULNERABILIDADES ASSOCIADAS AO USO DE INTERNET E MÍDIAS SOCIAIS. HOLOS, 3, 1–14. https://doi.org/10.15628/holos.2021.11651

Numéro

Rubrique

Dossiê COVID-19 e o mundo em tempos de pandemia

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice

N.B. : ce module nécessite l'activation d'au moins un module de statistiques/rapport. Si vos modules de statistiques fournissent plus d'une mesure, veuillez également sélectionner une mesure principale sur la page des paramètres du site de l'administrateur ou sur la page des paramètres du responsable de la publication.

Articles similaires

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.