SUBJETIVIDADE, CORPO E INTERCORPOREIDADE A PARTIR DA FENOMENOLOGIA DE MERLEAU-PONTY

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2020.9620

Palavras-chave:

Fenomenologia, Subjetividade, Corpo, Intercorporeidade.

Resumo

Este artigo é resultado de uma revisão bibliográfica, cujo objetivo foi discutir os conceitos de subjetividade, de corpo e de intercorporeidade a partir da Fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty. Para este filósofo, o corpo é vivenciado por nós como expressão e realização de nossas intenções, desejos e projetos. É a partir das inúmeras relações que se constitui o processo de construção da subjetividade e suas experiências corporais são caracterizadas como intersubjetividade em ação. Assim posto, faz-se necessário reedificar um mundo simbólico e relacional em torno do corpo humano, que em vez de ser domesticado ou reprimido, estimule a conscientização de um novo contexto social que evitem a automatização da vida humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcel Alves Franco, Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Sergipe (2012) e mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2017). Atualmente está cursando o doutorado no Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física (UPE-UFPB). É professor responsável pelo Projeto de Extensão Iniciação ao Aikido, da UFRN (2015-Atual), foi docente temporário da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte (EMCM/UFRN), Coordenador Adjunto do Projeto de Extensão Contato: estudos da anatomia palpatória a partir das práticas integrativas e complementares em saúde (2017), Orientador dos projetos de Práticas Corporais, Bem-estar e Relaxamento (2017) e de Meditação na EMCM (2017). Atua voluntariamente como Terapeuta Integrativo no Lapics (UFRN). Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: corporeidade, saúde, cuidado de si, práticas corporais e artes marciais.

Luiz Anselmo Menezes Santos, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe

Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Professor Associado do Departamento de Educação Física da UFS. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGED/UFS. Coordenador do grupo de pesquisa Formação e Atuação Docente - INTERAÇÃO. Tem experiência na área de Formação Docente, Formação Continuada. Teorias da Aprendizagem, Didática, Filosofia da Educação.

Iraquitan de Oliveira Caminha, Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Graduado em Psicologia pelos Institutos Paraibanos de Educação (1990). Graduado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (1995). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (1996). Doutor em Filosofia pela Université Catholique de Louvain (2001). Atualmente, é professor titular do Departamento de Educação Física, do Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Estadual de Pernambuco/Universidade Federal da Paraíba e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal da Paraíba. Autor dos livros O distante-próximo e o próximo-distante: corpo e percepção na filosofia de Merleau-Ponty (Editora da UFPB, 2010), Escritos diversos no universo do corpo, educação, psicanálise e filosofia (LiberArs 2015), 10 Lições sobre Merleau-Ponty (Vozes, 2019) e de vários artigos e capítulos de livros sobre Corpo, Educação, Psicanálise e Filosofia. 

Referências

CÂMARA, H. C. et al. O resgate da subjetividade: diferentes olhares. Holos, n. 32, v. 3, 2016, p. 305-318.

CAMINHA, I. de O. (org.). Merleau-Ponty em João Pessoa. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2012a.

______. O corpo e a experiência de existir enquanto “eu” e “nós”. In: III COLÓQUIO INTERNACIONAL CORPO E CULTURA DE MOVIMENTO, I JORNADA INTERNACIONAL DE BIOSSISTÊMICA, 27 a 29 de setembro, 2012, Natal/RN: Anais: Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, 2012b, p. 23-26.

DARTIGUES, A. O que é fenomenologia? Rio de Janeiro: Eldorado, 1973.

DENTZ, R. A. Corporeidade e subjetividade em Merleau-Ponty. In: Instituitio, Porto Alegre/RS, v.1, n. 2, nov. 2008, p. 296-307.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. São Paulo: Atlas, 2002.

GONÇALVES, M. A. S. Sentir, pensar e agir: corporeidade e educação. 2. Campinas ? SP: Papirus, 1997. (Coleção Corpo e Motricidade).

MATTHEWS, E. Compreender Merleau-Ponty. (Tradução: Marcus Penchel). Petrópolis-RJ: Vozes, 2010. (Série Compreender).

MERLEAU-PONTY, M. Signos. (Tradução: Maria Ermantina Galvão Gomes Perreira). São Paulo: Martins Fontes, 1991.

______. Fenomenologia da percepção. (Tradução: Carlos Alberto Ribeiro de Moura). São Paulo: Martins Fontes, 1999.

SURDI, A. C.; FREIRE, E. J. S. M.; MELO, J. P. Corpo e saber sensível: pistas para a educação. Holos, n. 32, v. 3, p. 363-370.

Downloads

Publicado

31/12/2020

Como Citar

Franco, M. A., Santos, L. A. M., & Caminha, I. de O. (2020). SUBJETIVIDADE, CORPO E INTERCORPOREIDADE A PARTIR DA FENOMENOLOGIA DE MERLEAU-PONTY. HOLOS, 8, 1–13. https://doi.org/10.15628/holos.2020.9620

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.