A EXTENSÃO ACADÊMICA COMO FERRAMENTA PARA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2019.9133

Palavras-chave:

Extensão universitária, formação profissional, gestão ambiental, IFPA

Resumo

A extensão acadêmica no Brasil é apresentada atualmente como um instrumento utilizado pelas Instituições de Ensino Superior visando a realização do seu compromisso social, em que há troca de conhecimento com a sociedade, ou seja, um diálogo de saberes. Diante disso, o objetivo deste artigo é analisar a relação entre os projetos de extensão acadêmica e a formação profissional dos alunos do curso superior de tecnologia em gestão ambiental. Tendo como perspectiva a análise de conteúdo, foram realizadas, além de pesquisas bibliográficas e entrevistas; após a coleta de dados, implementou-se a análise de conteúdo propriamente dita a fim de identificar e discutir os pontos mais relevantes entre as atividades de extensão e o processo de ensino e aprendizagem no referido curso.. Como desfecho desta pesquisa, destaca-se que, mesmo com limitações, a extensão acadêmica contribuiu para a formação do aluno, pois é notório uma maior integração entre os saberes da academia e os saberes advindos das comunidades parceiras, o que proporcionou aos sujeitos envolvidos a formação não apenas técnica do profissional, mas de um ser humano por inteiro e suas mais diversas dimensões (social, política, econômica, humana, entre outras).

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Biografia do Autor

Glorgia Barbosa de Lima de Farias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA

Professora EBTT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Planejamento do Desenvolvimento pelo Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPA. Bacharel em Ciências Ambientais pelo Centro Universitário do Estado do Pará (2008).

Roberto Senna Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará- IFPA

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1987). Mestrado profissional em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local pela Universidade Federal do Pará (UFPA) no Núcleo de Meio Ambiente (NUMA). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em GESTÃO AMBIENTAL, atuando principalmente nos seguintes temas: sustentabilidade, Jardinocultura e Paisagismo, Floricultura Tropical e Arborização Urbana.

Sérgio Ricardo Pereira Cardoso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA

Possui graduação em Licenciatura Plena Em História pela Universidade Católica de Pelotas (2002), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2004) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2011). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Bragança - PA, líder de grupo do pesquisa ETTHOS (EDUCAÇÃO, Trabalho, Tecnologia, Humanidade Organização Social); Coordenador de subprojeto de Educação do Campo (IFPA Campus Bragança) e Coordenador de Extensão do IFPA Campus Bragança. Atualmente concentra-se nas áreas de Saberes Tradicionais e Desenvolvimento Rural, Educação Profissional e Tecnológica, além de recentemente colaborar como docente no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)

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Publicado

23/12/2019

Como Citar

Farias, G. B. de L. de, Rodrigues, R. S., & Cardoso, S. R. P. (2019). A EXTENSÃO ACADÊMICA COMO FERRAMENTA PARA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR. HOLOS, 2, 1–15. https://doi.org/10.15628/holos.2019.9133

Edição

Seção

ARTIGOS

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