O DANÇAR DO ARARUNA: COMPONDO UMA ESTÉTICA DO CORPO NA CULTURA POTIGUAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2016.2559

Palavras-chave:

Estética, Dança, Corpo e Cultura, cultura

Resumo

O estudo tem a intenção de elaborar uma atmosfera estética do corpo e da cultura para a Educação Física tendo como principais componentes de reflexão as narrativas musicais do grupo Araruna e suas simbologias. Situamos esse grupo de danças tradicionais no mundo vivido fenomenológico de Merleau-Ponty, com o objetivo de compreendê-lo através da interpretação e imputação de sentidos contidos no universo estético das canções denominadas Araruna, Camaleão, Besouro, Mulher Rendeira e Mazurca. Essa musicalidade se configura como emblemático exemplar da tradição, pois mistura significações das culturas europeia e potiguar, fazendo com que o corpo habite, em sua memória, as simbologias da sexualidade, da natureza, do masculino e feminino, do sagrado e profano, do popular e erudito. Perspectivamos mobilizar outras reflexões que considerem a voz dos brincantes, o espaço, o tempo, a gestualidade da dança, o figurino, a maquiagem, entre outros componentes cênicos do Araruna, estando em sintonia com uma visão mais contemporânea da tradição. 

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Biografia do Autor

Emanuelle Justino dos Santos, UFRN

Mestra em Educação Física - UFRN. Membro do Estesia: Grupo de pesquisa Corpo, Fenomenologia e Movimento - UFRN. Professora de Educação Física do curso de Pedagogia da Faculdade Estácio de Sá. 

Rosie Marie Nascimento de Medeiros, UFRN

Doutora em Educação - UFRN. Professora do Curso de Educação Física do Programa de Pós-Graduação em Educação Física - UFRN. Diretora artística do Grupo Parafolcórico da UFRN. 

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Publicado

23/06/2016

Como Citar

Santos, E. J. dos, & Medeiros, R. M. N. de. (2016). O DANÇAR DO ARARUNA: COMPONDO UMA ESTÉTICA DO CORPO NA CULTURA POTIGUAR. HOLOS, 3, 338–351. https://doi.org/10.15628/holos.2016.2559

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