PELAS TRILHAS DA ORIENTAÇÃO ESPACIAL - GEOCARTOGRAFIA: ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Maria Venâncio Lima Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Diógenes Félix da Silva Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.15628/geoconexes.2023.15743

Palabras clave:

alfabetização cartográfica;, produto cartilha;, GEOPROF

Resumen

A Cartografia é parte integrante da ciência geográfica, ela é considerada um elemento de estudo, da compreensão e interpretação dos fenômenos espaciais. Uma leitura crítica e analítica das diferenças existentes em diversas localidades para a busca perceptiva do desenvolvimento ou não desses espaços. Nesse sentido, este trabalho averiguou o saber cartográfico nas aulas de Geografia, presentes na educação básica, com mais precisão, nos anos iniciais no ensino fundamental. Foram discutidos e questionados teoricamente fatos relacionados às relações de análise da espacialidade, como princípio norteador construtivo da cartografia para crianças que estão iniciando o processo de reconhecimento do ambiente vivenciado por elas. Esse texto tem como objetivo discutir a importância da cartografia no estudo do espaço nos anos iniciais do ensino fundamental, a partir do produto elaborado no GEOPROF – Mestrado profissional em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, intitulado de Geocartografia: Orientações para o trabalho com a Cartografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Portanto, o trabalho está pautado na busca por análises reflexivas acerca da alfabetização cartográfica nos anos iniciais do ensino fundamental, com a elaboração do produto cartilha, como material de apoio para os docentes que ministram aulas de Geografia, contendo orientações essenciais para o trabalho em sala de aula. 

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Publicado

31/07/2023

Cómo citar

LIMA , Maria Venâncio; DA SILVA COSTA, Diógenes Félix. PELAS TRILHAS DA ORIENTAÇÃO ESPACIAL - GEOCARTOGRAFIA: ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: . Geoconexões, [S. l.], v. 1, n. 15, p. 61–78, 2023. DOI: 10.15628/geoconexes.2023.15743. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/15743. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

DOSSIÊ TEMÁTICO: PRODUTOS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO E À APRENDIZAGEM