MAPAS TÁTEIS PRODUZIDOS ATRAVÉS DE RECURSOS TECNOLÓGICOS: INTERPRETAÇÕES A PARTIR DA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/geoconexes.2024.14878

Palavras-chave:

cartografia tátil, ensino de geografia, inclusão

Resumo

O trabalho apresenta uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) que teve como objetivo investigar as contribuições da Cartografia Tátil no ensino de Geografia e contribuir para o avanço da pesquisa sobre mapas táteis, levando a discussão para a preparação e uso da linguagem gráfica tátil nas escolas. O levantamento foi realizado nas bases de dados online Scielo e Google Acadêmico, considerando artigos, dissertações e teses dos últimos 5 anos (2016 a 2021) no idioma português, e os descritores: "Cartografia Tátil, Ensino de Geografia, Inclusão, Modelagem 3D, Prototipagem Rápida e "Tecnologia Assistiva", utilizando os operadores AND e OR. Com a combinação desses termos, foi elaborada a string de busca [(Cartografia Tátil AND Ensino de Geografia) OR (Inclusão AND Tecnologia Assistiva) OR (Modelagem 3D AND Prototipagem Rápida)]. Foram encontrados 46 trabalhos, os quais passaram por sucessivos critérios de inclusão e exclusão e, ao final, foram classificados 14 que estavam diretamente relacionados com a proposta dessa investigação. Os resultados obtidos, por meio da abordagem qualitativa sistematizada de caráter exploratório, mostram que o uso de mapas táteis atua como um facilitador do ensino e da aprendizagem, especialmente para estudantes com restrições visuais, sendo apresentado como um recurso importante para a compreensão da ciência geográfica, uma vez que traz diversas contribuições para o contexto do ensino inclusivo.

Biografia do Autor

Alexandre Tarouco Nunes, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Bagé

Formação acadêmica em Curso Técnico em Meio Ambiente pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL), Curso de Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Geoprocessamento pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), e o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (DocentEPT) pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). (Texto informado pelo autor)

Cristiano Corrêa Ferreira, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Bagé

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (1999), especialização em Gráfica Digital pela Universidade Federal de Pelotas (2012), especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação pela Uniasselvi (2021), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e doutorado em Engenharia de Minas, Metalurgia e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professor associado II da Universidade Federal do Pampa. Tem experiência nos cursos de graduação, nas áreas de Arquitetura e Urbanismo e Engenharias, com ênfase em Fundamentos de Desenho Técnico e Expressão Gráfica, Engenharia do Produto e Prototipagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Desenho técnico, Representação do Projeto, Expressão Gráfica, Desenvolvimento do Produto, Produtos Cerâmicos, Modelagem e Prototipagem e Informática. Na pós-graduação, é docente do curso de especialização em modelagem computacional em ensino, experimentação e simulação. É membro do mestrado acadêmico em ensino da UNIPAMPA, atuando no desenvolvimento de produtos educacionais, gamificação, modelagem e prototipagem, DUA e Inteligências Múltiplas, além de ser avaliador institucional da CTAA (Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação) do INEP - MEC.

Lisete Funari Dias, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Bagé

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018), mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010), Licenciada em Física pela Universidade Federal de Pelotas (2006). É professora adjunta da Universidade Federal do Pampa e Professora do quadro permanente do Mestrado Acadêmico em Ensino da Unipampa. Tem desenvolvido pesquisas e trabalhos na área de ensino, com ênfase em ensino de Ciências; políticas educacionais de currículo, formação inicial, formação continuada de professores; análise e produção de materiais didáticos. (Texto informado pelo autor)

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Publicado

30-06-2024

Como Citar

NUNES, Alexandre Tarouco; FERREIRA, Cristiano Corrêa; DIAS, Lisete Funari. MAPAS TÁTEIS PRODUZIDOS ATRAVÉS DE RECURSOS TECNOLÓGICOS: INTERPRETAÇÕES A PARTIR DA REVISÃO DE LITERATURA. Geoconexões, [S. l.], v. 1, n. 18, p. 248–268, 2024. DOI: 10.15628/geoconexes.2024.14878. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/14878. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS