MAPAS TÁTEIS PRODUZIDOS ATRAVÉS DE RECURSOS TECNOLÓGICOS: INTERPRETAÇÕES A PARTIR DA REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.15628/geoconexes.2024.14878Palavras-chave:
cartografia tátil, ensino de geografia, inclusãoResumo
O trabalho apresenta uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) que teve como objetivo investigar as contribuições da Cartografia Tátil no ensino de Geografia e contribuir para o avanço da pesquisa sobre mapas táteis, levando a discussão para a preparação e uso da linguagem gráfica tátil nas escolas. O levantamento foi realizado nas bases de dados online Scielo e Google Acadêmico, considerando artigos, dissertações e teses dos últimos 5 anos (2016 a 2021) no idioma português, e os descritores: "Cartografia Tátil, Ensino de Geografia, Inclusão, Modelagem 3D, Prototipagem Rápida e "Tecnologia Assistiva", utilizando os operadores AND e OR. Com a combinação desses termos, foi elaborada a string de busca [(Cartografia Tátil AND Ensino de Geografia) OR (Inclusão AND Tecnologia Assistiva) OR (Modelagem 3D AND Prototipagem Rápida)]. Foram encontrados 46 trabalhos, os quais passaram por sucessivos critérios de inclusão e exclusão e, ao final, foram classificados 14 que estavam diretamente relacionados com a proposta dessa investigação. Os resultados obtidos, por meio da abordagem qualitativa sistematizada de caráter exploratório, mostram que o uso de mapas táteis atua como um facilitador do ensino e da aprendizagem, especialmente para estudantes com restrições visuais, sendo apresentado como um recurso importante para a compreensão da ciência geográfica, uma vez que traz diversas contribuições para o contexto do ensino inclusivo.
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