MAPAS TÁTEIS PRODUZIDOS ATRAVÉS DE RECURSOS TECNOLÓGICOS: INTERPRETAÇÕES A PARTIR DA REVISÃO DE LITERATURA
DOI :
https://doi.org/10.15628/geoconexes.2024.14878Mots-clés :
cartografia tátil, ensino de geografia, inclusãoRésumé
O trabalho apresenta uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) que teve como objetivo investigar as contribuições da Cartografia Tátil no ensino de Geografia e contribuir para o avanço da pesquisa sobre mapas táteis, levando a discussão para a preparação e uso da linguagem gráfica tátil nas escolas. O levantamento foi realizado nas bases de dados online Scielo e Google Acadêmico, considerando artigos, dissertações e teses dos últimos 5 anos (2016 a 2021) no idioma português, e os descritores: "Cartografia Tátil, Ensino de Geografia, Inclusão, Modelagem 3D, Prototipagem Rápida e "Tecnologia Assistiva", utilizando os operadores AND e OR. Com a combinação desses termos, foi elaborada a string de busca [(Cartografia Tátil AND Ensino de Geografia) OR (Inclusão AND Tecnologia Assistiva) OR (Modelagem 3D AND Prototipagem Rápida)]. Foram encontrados 46 trabalhos, os quais passaram por sucessivos critérios de inclusão e exclusão e, ao final, foram classificados 14 que estavam diretamente relacionados com a proposta dessa investigação. Os resultados obtidos, por meio da abordagem qualitativa sistematizada de caráter exploratório, mostram que o uso de mapas táteis atua como um facilitador do ensino e da aprendizagem, especialmente para estudantes com restrições visuais, sendo apresentado como um recurso importante para a compreensão da ciência geográfica, uma vez que traz diversas contribuições para o contexto do ensino inclusivo.
Références
ALMEIDA, Luciana Cristina de; LOCH, Ruth Emília Nogueira. Mapa tátil: passaporte para a inclusão. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, v. 2, n. 3, 2005.
ANDRADE, Andrea Faria; MONTEIRO, Caroline de Castro. Um estudo sobre a utilização de Símbolos Pictóricos Táteis em Mapas Temáticos para o Ensino de Geografia no âmbito do Desenho Universal. Revista cartográfica, n. 99, p. 71–94, 2019. DOI: https://doi.org/10.35424/rcarto.v0i99.424
ARAÚJO, Niédja Sodré de. Desenvolvimento de símbolos para mapa tátil indoor a partir de impressora 3D. 2018. 146 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Escola Politécnica, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2018.
BEM, Gabriel Moraes de. Parâmetros de fabricação de símbolos para mapas táteis arquitetônicos. 2016. 204 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.
COSTA, Angelo Brandelli; ZOLTOWSKI, Ana Paula Couto. Como escrever um artigo de revisão sistemática. In: KOLLER, Sílvia Helena.; PAULA COUTO, Maria Clara Pinheiro de; VON HOHENDORFF, Jean (Orgs.). Manual de Produção Científica. Porto Alegre: Penso, 2014, p. 53-67.
DIAS, Glaucia Soldati; SANTOS, Ivan Mota. Criação de um Mapa Tátil através da Tecnologia Assistiva: mais Acessibilidade aos Deficientes Visuais com a utilização da Impressão 3D. Blucher Design Proceedings, v. 2, n. 9, p. 5386–5397, 2016. DOI: https://doi.org/10.5151/despro-ped2016-0461
GALVÃO, Taís Freire; PEREIRA, Mauricio Gomes. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 23, p. 183-184, 2014. DOI: https://doi.org/10.5123/S1679-49742014000100018
GIMENEZ, Cristiano. Transposições de representações cartográficas utilizadas no tema "Geografia da população brasileira" para a Cartografia Tátil. 2017. Dissertação (Mestrado em Geografia Humana) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.
GRAÇA, Alan José Salomão; FOSSE, Juliana Moulin; VEIGA, Luís Augusto Koenig; et al. A Impressão 3D no Âmbito das Representações Cartográficas. Rev. Bras. Cartogr, v. 73, n. 3, 2021. DOI: https://doi.org/10.14393/rbcv73n3-56659
LIMA, Maria das Graças da Silva; LOURES, Bruna Aparecida; PEREIRA, Carlos Alberto Sanches. Objetos Táteis como proposta didático-pedagógica para a inclusão do deficiente visual no ensino Superior. In: Anais do Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação, 2018, Porto Alegre.
NATALICCHIO, Ricardo Augusto Zardo. Como o uso das tic e da tecnologia 3D (maquete), podem contribuir no processo interdisciplinar do aprendizado, no ensino fundamental, levando-se em conta a BNCC? 2019. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2019.
OLIVEIRA FERNANDES, Vivian de; JUNIOR, Mauro José Alixandrini; FOSSE, Juliana Moulin; et al. PRODUÇÃO DE SÍMBOLOS TÁTEIS CONSTRUÍDOS COM IMPRESSORA 3D PARA MAPAS DE ORIENTAÇÃO AO VISITANTE. Revista Brasileira de Cartografia, n. 68/3, p. 481–493, 2016. DOI: https://doi.org/10.14393/rbcv68n3-44408
RÉGIS, Tamara de Castro. PARA ALÉM DA VISÃO: um estudo sobre a adaptação de imagens fotográficas para a educação geográfica inclusiva. 2020. 280 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2020.
SENA, Carla Cristina Reinaldo Gimenes de; CARMO, Waldirene Ribeiro do. Cartografia Tátil: o papel das tecnologias na Educação Inclusiva. Boletim Paulista de Geografia, v. 99, p. 102–123, 2018.
SILVA, Patrícia Assis da. O estudo da organização e representação espacial de alunos cegos para o ensino de conceitos cartográficos. 2017. 172 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de São João Del-Rei, São João Del-Rei, 2017.
SOUZA SANTOS, Camila de; GUIMARÃES, Brenda Costa Belchior; RABELO, Henrique Silva; et al. INCLUSÃO CARTOGRÁFICA NA OBRAC 2017: A TEMÁTICA PALMEIRAS DO BRASIL REPRESENTADA POR MAPA TÁTIL. Caderno de Estudos Geoambientais-CADEGEO, v. 11, n. 1, 2021.
VENTORINI, Silvia Elena; SILVA, Patrícia Assis da; ROCHA, Gisa Fernanda Siega. Cartografia Tátil: Material Didático e Práticas Pedagógicas. In: XVI Encuentro de Geógrafos de América Latina (EGAL 2017), 2017, La Paz.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Geoconexões 2024

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico.