AJUDE-NOS A COMPREENDER O ESPAÇO GEOGRÁFICO - MANUAL PEDAGÓGICO COM ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR DE ALUNO COM AUTISMO

Autores

  • Francisca Samara Kizia Bezerra do Nascimento Universidade Federal do Rio Grande do Norte - GEOPROF
  • Marco Tulio M Diniz Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Tânia Cristina Meira Garcia Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.15628/geoconexes.2023.15744

Palavras-chave:

análise do comportamento aplicada;, Geografia escolar;, Transtorno do Espectro Autista.

Resumo

Neste artigo apresentamos uma proposta de adaptação da abordagem ABA para o ensino da Geografia Escolar, numa perspectiva inclusiva. Autores no âmbito da Geografia Escolar que têm como foco o estudo da relação homem-natureza têm buscado compreender os fatores psicológicos do desenvolvimento e da aprendizagem humana que influenciam ou interferem na construção dos saberes geográficos. Com base nesse antecedente, definiu-se como problema de investigação responder: De que modo a Análise do Comportamento Aplicada pode contribuir para o ensino de Geografia para alunos com autismo que cursam os anos iniciais do Ensino Fundamental? Com vistas a contribuir com a educação geográfica de alunos com autismo, neste trabalho objetivou-se: elaborar um manual instrucional contendo orientações teórico-metodológicas sobre o ensino de Geografia para alunos com autismo nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A investigação lança mão dos procedimentos da análise documental e bibliográfica. Os resultados da pesquisa apresentam evidências de como adequar e utilizar a abordagem ABA para o ensino da Geografia Escolar para alunos com autismo. Essas evidências possibilitam o embasamento teórico para a elaboração do material Ajude-nos a Compreender o Espaço Geográfico - manual pedagógico com orientações ao professor de aluno com autismo. A pesquisa que ora se apresenta, neste artigo, apoiada na investigação e elaboração de produtos educacionais como produto de trabalho de conclusão de curso de mestrado profissional, coloca o GEOPROF como programa de pós-graduação que propõe ao professor da Educação Básica pensar o ensino de Geografia ancorado em práticas inclusivas.

Referências

ALVES, Adriana Olivia e KHAOULE, Anna Maria Kovacs. (Orgs). A geografia no cenário das políticas públicas educacionais. Goiania: C&A Alfa& Comunicação, 2017.

ANDERSON, S. R. et al.Intensive home-based early intervention withautistic children. Education and treatment of children, v.10, n. 4, p. 352-366, 1987.

ARNTZEN, Erik. Interview with Erik Arntzen. Autismo ABA: análisis de conducta aplicado. 2010. Disponível em:<http://autismoaba.org/node/443>. Acesso em: 20 jun. 2019.

ASSOCIAÇÃO PSIQUIATRICA AMERICANA (APA). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

BANDEIRA, D. Material didático: conceito, classificação geral e aspectos da elaboração. In: CIFFONE, H. (Org.). Curso de materiais didáticos para smartphone e tablet. Curitiba: IESDE, 2009. p. 13-33.

BENTO, Maria Dalvaci. Educação a distância e material didático: um estudo sobre o curso de mídias na educação. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.

BORBA, M. M. C.; BARROS, R. S. Ele é autista: como posso ajudar na intervenção? Um guia para profissionais e pais com crianças sob intervenção analítico-comportamental ao autismo.Cartilha da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC), 2018.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: geografia. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Brasília: MEC/SEESP, 2008.

BRASIL. Base nacional comum curricular. Ministério da Educação. Terceira versão. Brasília: MEC, 2017.

CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cad. Cedes, v. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005.

CALLAI, Helena Copetti. A geografia escolar – e os conteúdos da geografia. Revista Virtual Geografía, Cultura Y Educación, n. 1, 2011.

CAMARGO, S. P. H.; RISPOLI, M. Análise do comportamento aplicada como intervenção para o autismo: definição, características e pressupostos filosóficos. Revista Educação Especial, v. 26, n. 47. 2013.

CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella; CAVALCANTI, Lana de Souza; CALLAI, Helena Copetti (Org.). Didática da geografia: aportes teóricos e metodológicos. São Paulo: Xamã, 2012.

CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella; JULIASZ, Paula Cristiane Strina. Educação geográfica e pensamento espacial: conceitos e representações. ACTA Geográfica, Boa Vista, p. 160-178, Edição Especial 2017.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas, SP: Papirus, 1998.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 2004.

CAVALCANTI, Lana de Souza. A geografia e a realidade escolar contemporânea: avanços, caminhos, alternativas. In: Anais do I Seminário Nacional: Currículo em movimento – Perspectivas atuais. Belo Horizonte, novembro de 2010.

CAVALCANTI, Lana de Souza. O trabalho do professor de geografia e tensões entre demandas da formação e do cotidiano escolar. In: ASCENÇÃO, Valéria de Oliveira Roque; VALADÃO, Roberto Célio [et al.] (Org.). Conhecimentos da geografia: percursos de formação docente e práticas na educação básica. Belo Horizonte: IGC, 2017. p. 100-123.

DUARTE,Cintia Perez; SILVA, Luciana Coltri e;VELLOSO, Renata de Lima.Estratégias da análise do comportamento aplicada para pessoas com transtorno do espectro autista. São Paulo: Memnon Edições Científicas, 2018.

FAZZIO, D. O verdadeiro ABA: um programa público modelo de intervenção comportamental precoce para crianças com autismo. In: JUNIOR, P. Preconceito: Um mal que só pode ser combatido com informação. Revista autismo: informação gerando ação. ano II, n. 2, abr. 2012.

FIALHO, L. M. F.; MACHADO, C. J.; SALES, A. M.. As correntes do pensamento geográfico e a Geografia ensinada no ensino fundamental: objetivos, objeto de estudo e a formação de conceitos geográficos. Educação em Foco, v. 17, n. 23, p. 203-224, 2014.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

FRANCIOSI, Rosilene Rodrigues Martins; TORRES, Eloiza Cristiane. A geografia para alunos com necessidades especiais: orientação espacial a partir da escala local por meio de maquete. In: Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. Cadernos PDE, v. 1, 2013.

GADIA, Carlos; ROTTA, NewraTellechea. Aspectos clínicos do transtorno do espectro autista. In: ROTTA, NewraTellechea; OHLWEILER, Lygia; RIESGO, Rudimar dos Santos (Orgs.). Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e Multidisciplinar [recurso eletrônico]. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2016.

GAIATO, Mayra; TEIXEIRA, Gustavo. Reizinho autista: guia para lidar com comportamentos difíceis. São Paulo: nVersos, 2018.

GLYNN, E. L. Classroom applications of self‐determined reinforcement. Journal of Applied Behavior Analysis, v. 3, n. 2, p. 123-132, 1970.

GRANDIN, Temple; PANEK Richard.O cérebro autista: pensando através do espectro. Tradução Maria Cristina Torquilho Cavalcanti. - 1.ed. - Rio de Janeiro: Record, 2015.

GUIMARÃES, Leandro Buzzo Mourão; LUZ,Tagiane Maria da Rocha.Construção do lugar geográfico de alunos com transtorno do espectro autismo em instituições públicas de ensino: contribuições da psicanálise Revista Geografia em Atos, v. 2, n. 2, 2015.

HORA, Cássia Leal da. Procedimentos de dicas e correção de erros: para que servem e como utilizar? In: DUARTE, Cintia Perez; SILVA, Luciana Coltri e; VELLOSO, Renata de Lima. Estratégias da análise do comportamento aplicada para pessoas com transtorno do espectro autista. São Paulo: MemnonEdiçõesCientíficas, 2018.

KENYON, Paula Braga. Ensino em ambientes naturais. In: DUARTE, Cintia Perez; SILVA, Luciana Coltri e; VELLOSO, Renata de Lima. Estratégias da análise do comportamento aplicada para pessoas com transtorno do espectro autista. São Paulo: Memnon Edições Científicas, 2018.

KHOURY, Laís Pereira et. al. Manejo comportamental de crianças com Transtornos do Espectro do Autismo em condição de inclusão escolar: guia de orientação a professores [livro eletrônico]. São Paulo: Memnon, 2014.

KOEGEL, et al. Improving generalization of peer socialization games in inclusive school settings using initiations training. Behavior Modification, v. 36, p. 361-378, 2012.

LEAR, Kathy. Help us learn: a self-paced training program for ABA. Part I: training manual.Toronto, Ontario – Canada, 2ª edição, 2004.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 28 ed. São Paulo: Cortez, 1990.

MARTIN, Garry; PEAR, Joseph. Modificação do comportamento: o que é e como fazer. 10. ed. Rio de Janeiro: Roca, 2018.

NEVIN, J. A.; WACKER, D. P.Response strength and persistence. In: MADDEN G. J. APA handbook of behavior analy sis: volume 2, translating behavioral principles into practice. Washington: American PsychologicalAssociation, 2013. p. 109-128.

PONTUSCHKA, Nídia Nacib; PAGANELLI, TomokoIyda; CACETE, Núria Hanglei. Para ensinar e aprender geografia. São Paulo: Cortez, 2009.

PRETI, O. Produção de material didático impresso: orientações técnicas e pedagógicas. Cuiabá: EduUFRMT, 2010.

RIO GRANDE DO NORTE (RN). Documento curricular do estado do Rio Grande do Norte: ensino fundamental [recurso eletrônico]. Secretaria da Educação e da Cultura. Dados eletrônicos. Natal: Offset, 2018.

SALVADOR, César Coll et. al. A psicologia do ensino. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

SANTOS, Neimara Costa de Lima. Representação gráfica do conceito de paisagem em Geografia através do desenho: manual de desenho para o ensino de paisagem e guia pedagógico com orientações ao professor. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó.

SCHWARTZMAN, J. Transtornos do espectro do autismo: conceitos e generalidades. In: SCHWARTZMAN, J.; ARAÚJO, C. Transtornos do espectro do autismo. São Paulo: Memmon, 2011. p. 37-42.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007.

SILBER, J. M.; MARTENS, B. K. Programming for the generalization of oral reading fluency: Repeated readings of entire text versus multiple exemplars. JournalofBehavioralEducation, v. 19, p. 30-46, 2010.

SILVA, Marilza Santos da; SANTOS, Clézio dos. Ensino de geografia: os mapas mentais de crianças e jovens autistas na rede municipal de Duque de Caxias – RJ. Revista Continentes,ano 6, n. 11, jul/dez, 2017.

SILVA, Tamara Nascimento da; GOMES, Kamila Jaqueline Cerdeira. Ensino de geografia e autismo: por uma prática inclusiva. In: VIII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE GEOGRAFIA, 2015, Catalão (GO). Anais... Catalão: Fala professor (qual) é o fim do ensino de geografia?, out., 2015.

STRAFORINI, Rafael.O ensino de Geografia como prática espacial de significação. EstudosAvançados, v. 32, n. 93, 2018.

THIESEN, Jaures da Silva. Geografia escolar: dos conceitos essenciais às formas de abordagem no ensino. Geografia Ensino & Pesquisa, v. 15, n. 1, jan./abr. 2011.

Downloads

Publicado

31-07-2023

Como Citar

BEZERRA DO NASCIMENTO, Francisca Samara Kizia; M DINIZ , Marco Tulio; MEIRA GARCIA, Tânia Cristina. AJUDE-NOS A COMPREENDER O ESPAÇO GEOGRÁFICO - MANUAL PEDAGÓGICO COM ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR DE ALUNO COM AUTISMO. Geoconexões, [S. l.], v. 1, n. 15, p. 79–98, 2023. DOI: 10.15628/geoconexes.2023.15744. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/15744. Acesso em: 21 maio. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO: PRODUTOS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO E À APRENDIZAGEM