AJUDE-NOS A COMPREENDER O ESPAÇO GEOGRÁFICO - MANUAL PEDAGÓGICO COM ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR DE ALUNO COM AUTISMO
DOI :
https://doi.org/10.15628/geoconexes.2023.15744Mots-clés :
análise do comportamento aplicada;, Geografia escolar;, Transtorno do Espectro Autista.Résumé
Neste artigo apresentamos uma proposta de adaptação da abordagem ABA para o ensino da Geografia Escolar, numa perspectiva inclusiva. Autores no âmbito da Geografia Escolar que têm como foco o estudo da relação homem-natureza têm buscado compreender os fatores psicológicos do desenvolvimento e da aprendizagem humana que influenciam ou interferem na construção dos saberes geográficos. Com base nesse antecedente, definiu-se como problema de investigação responder: De que modo a Análise do Comportamento Aplicada pode contribuir para o ensino de Geografia para alunos com autismo que cursam os anos iniciais do Ensino Fundamental? Com vistas a contribuir com a educação geográfica de alunos com autismo, neste trabalho objetivou-se: elaborar um manual instrucional contendo orientações teórico-metodológicas sobre o ensino de Geografia para alunos com autismo nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A investigação lança mão dos procedimentos da análise documental e bibliográfica. Os resultados da pesquisa apresentam evidências de como adequar e utilizar a abordagem ABA para o ensino da Geografia Escolar para alunos com autismo. Essas evidências possibilitam o embasamento teórico para a elaboração do material Ajude-nos a Compreender o Espaço Geográfico - manual pedagógico com orientações ao professor de aluno com autismo. A pesquisa que ora se apresenta, neste artigo, apoiada na investigação e elaboração de produtos educacionais como produto de trabalho de conclusão de curso de mestrado profissional, coloca o GEOPROF como programa de pós-graduação que propõe ao professor da Educação Básica pensar o ensino de Geografia ancorado em práticas inclusivas.
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