AS GEOCIÊNCIAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
DOI:
https://doi.org/10.15628/geoconexes.2024.17303Keywords:
Educação Básica, Anos Iniciais, geoeducação, educação ambiental, habilidadesAbstract
As Geociências têm grande importância na formação cidadã ao lidarem com a compreensão não somente dos eventos terrestres, mas também dos seus processos, possibilitando a agregação de conhecimento aos saberes cotidianos, com grande importância na informação e sensibilização da sociedade quanto ao funcionamento e evolução do Sistema Terra e à preservação e conservação ambiental. O currículo da Educação Básica Brasileira é norteado pela Base Nacional Comum Curricular, documento que estabelece habilidades gerais e específicas que deverão ser desenvolvidas em todas as etapas de ensino. Para identificar a presença das Geociências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, realizou-se a investigação quantitativa e qualitativa de tal conteúdo. Foram identificadas 61 habilidades, o que corresponde a 11,21% do total de habilidades propostas pela BNCC, as quais estão presentes nos componentes curriculares História, Matemática, Geografia e Ciência, com maior concentração nos dois últimos. As habilidades foram categorizadas e analisadas quanto ao seu conteúdo.
References
ALBUQUERQUE, E. B. C.; FERREIRA, A. T. B. Programa nacional de livro didático (PNLD): mudanças nos livros de alfabetização e os usos que os professores fazem desse recurso em sala de aula. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, [S.L.], v. 27, n. 103, p. 250-270, jun. 2019. UNIFESP. Disponível em Programa nacional de livro didático (PNLD): mudanças nos livros de alfabetização e os usos que os professores fazem desse recurso em sala de aula
AUZIER, M. A. S.; OLIVEIRA, A. R.; GONÇALVES, C. S. S. Alfabetização Matemática: a dinâmica do aprendizado através da localização e movimentação espacial. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], ed. 4, p. 168-182, 2024. Disponível em ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: A DINÂMICA DO APRENDIZADO ATRAVÉS DA LOCALIZAÇÃO E MOVIMENTAÇÃO ESPACIAL | Revista Saberes & Práticas
AZEVEDO, R. P. Ciclos naturais: como a natureza opera a evolução. Jundiaí: Paco Editorial, 2021. 1ª edição. 442 p.
BACCI, D. C; BOGGIANI, P. C. O currículo do curso de Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental - LiGEA – USP: formação de professores com visão sistêmica do planeta terra. In: BACCI, Denise de La Corte (org.). Geociências e educação ambiental. Curitiba: Ponto Vital Editora, 2015. Disponível em Geociências e Educação Ambiental
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC, 1997. Disponível em Ciências Naturais
BRASIL. Decreto-Lei nº 8.529, de 1946. Lei Orgânica do Ensino Primário. Rio de Janeiro, 02 jan. 1946. Disponível em Legislação informatizada
BRASIL. Lei nº 4.024, de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 20 dez. 1961. Disponível em Legislação informatizada
BRASIL. Decreto-Lei nº 5.692, de 1971. Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Brasília, 11 ago. 1971. Legislação Informatizada - LEI Nº 5.692, DE 11 DE AGOSTO DE 1971 - Publicação Original
BRASIL. Decreto nº 91.542, de 1985. Institui o Programa Nacional do Livro Didático, dispõe sobre sua execução e dá outras providências. Brasília, 19 ago. 1985. Legislação Informatizada - Decreto nº 91.542, de 19 de Agosto de 1985 - Publicação Original
BRASIL. Decreto nº 9.394, de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 20 dez. 1996. Disponível em LEI Nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996 Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. O Presidente da República Fa
BRASIL. Decreto nº 13.005, de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília, 25 jun. 2014. Disponível em L13005
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em Base Nacional Comum Curricular
BRASIL. Ministério da Educação. História. 2023. Disponível em: História — Ministério da Educação.
CARNEIRO, C. R.; TOLEDO, M. C. M.; ALMEIDA, F. M. F. Dez motivos para a inclusão de temas de Geologia na Educação Básica. Revista Brasileira de Geociências, São Paulo, v. 34, n. 4, p. 553-560, dez. 2004. Disponível em Dez motivos para a inclusão de temas de Geologia na Educação Básica
CARVALHO NETO, E. R. G. O livro didático e as teorias pedagógicas. Holos, Natal, v. 6, p. 402-414, dez. 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Disponível em O livro didático e as teorias pedagógicas | HOLOS
CASTRO, M. H. G. Breve histórico do processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricular no Brasil. Em Aberto, Brasília, v. 33, n. 107, p. 95-112, jan./abr. 2020. Disponível em Breve histórico do processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricular no Brasil | Em Aberto
COMPIANI, M. O fazer Geologia com ênfase no campo na formação de professores de Ciências para o 1o grau: (5a a 8a séries). 1988. 238 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1988. Disponível em O fazer geologia com ênfase no campo na formação de professores de ciências para o 1o grau: (5a a 8a series)
COMPIANI, M. Geologia/Geociências no Ensino Fundamental e a formação de professores. Revista do Instituto de Geociências - USP, São Paulo, v. 3, p. 13-30, set. 2005.
Publicação Especial. Disponível em Geologia/Geociências no Ensino Fundamental e a Formação de Professores
DIAS, E. F.; MAZETTO, F. A importância da paisagem na Geografia. Sociedade e Território, Natal, v. 26, n. 1, p. 92-106, jan-jun, 2014. Disponível em A importância da paisagem na Geografia | Sociedade e Território
DILL, M. A.; CARNIATTO, I. Concepções de meio ambiente e educação ambiental de professores do Ensino Fundamental I. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 15, ed. 5, p. 152-172, 2020. Disponível em Concepções de meio ambiente e Educação Ambiental de professores do Ensino Fundamental I
EMBRAPA. Definição de solos In: Embrapa Solos: Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. [S. l.]: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, 2024. Disponível em: Definição de Solo - Portal Embrapa.
ERNESTO, M.; CORDANI, U. G.; CARNEIRO, C. R.; DIAS, M. A. F. S.; MENDONÇA, C. A.; BRAGA, E. S. Perspectivas do ensino de Geociências. Estudos Avançados, [S.l.], v. 32, n. 94, p. 331-343, dez. 2018. Disponível em Perspectivas do ensino de Geociências | Estudos Avançados
JULIASZ, P. C. S. Pensamento espacial e representação do espaço: uma abordagem histórico-cultural na educação infantil. Ciência Geográfica, Bauru, v. 24, n. 15, p. 1664-1685, jan/dez. 2021. Disponível em Pensamento espacial e representação do espaço: uma abordagem histórico-cultural na Educação Infantil
KASTENS, K. A.; PISTOLESI, L.; PASSOW, M. Analysis of Spatial Concepts, Spatial Skills and Spatial Representations in New York State Regents Earth Science Examinations. Journal of Geoscience Education, [S.I.], v. 62, n. 2, p. 278-289, mai. 2014. Disponível em Analysis of Spatial Concepts, Spatial Skills and Spatial Representations in New York State Regents Earth Science Examinations
KRASILCHIK, M. Reformas e Realidade: o caso do ensino das Ciências. São Paulo em Perspectiva, v.14, p. 85-93, 2000. Disponível em Reformas e realidade: o caso do ensino das ciências (2000)
LOPES, M. M. Museu: uma perspectiva de educação em geologia. 1988. 163 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1988. Disponível em Museu: uma perspectiva de educação em geologia
MACEDO, H. R. A.; SILVA, B. C. Astronomia como forma de estimular o aprendizado na Educação Básica: uma revisão. International Journal: Education and teaching, Recife, v. 4, n. 1, p. 121-136, jan./abr. 2021. Disponível em http://bia.ifpi.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/1039
MARROCOS, F. R. O. Cartografia escolar na relação com o pensamento espacial nos Anos Iniciais da Educação Básica. 2021. 113 p. Dissertação (Mestrado em Educação: Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, [S. l.], 2021. Disponível em TEDE: Cartografia escolar na relação com o pensamento espacial nos anos iniciais da educação básica
MOURA-FÉ, M. M.; NASCIMENTO, R. L.; SOARES, L. N. Geoeducação: princípios teóricos e bases legais. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA FÍSICA APLICADA, 17., 2017, Campinas. Anais. [S.I.]: [S.I.], 2017. p. 3054-3065. Disponível em Geoeducação: princípios teóricos e bases legais | Os Desafios da Geografia Física na Fronteira do Conhecimento
MUGGLER, C. C.; SOBRINHO, F. A. P.; MACHADO, V. A. Educação em solos: princípios, teoria e métodos. Revista Brasileira de Ciência do Solo. Viçosa-MG. v 30, n 4, p.733-740, 2006. Disponível em Educação em solos: princípios, teoria e métodos
PASCHOALE, C.; FREITAS, H. C. L.; FRACALANZA, H.; AMARAL, I. A.; TESSLER, M. G. A. A geologia e a escola de 1o e 2o graus. In: Simpósio nacional sobre o ensino de Geologia no Brasil, 1981, Belo Horizonte. Anais. Belo Horizonte: SBG, 1981. p. 157-167.
PEPPOLONI, S.; CAPUA, G. Geoethics: ethical, social and cultural implications in geosciences. Annals of Geophysics, [S.I.], Instituto Nazionale di Geofisica e Vulcanologia, INGV., v. 60, n. 7, p. 1-8, 2 nov. 2017. Disponível em Geoethics: Ethical, social, and cultural values in geosciences research, practice, and education
PIFFERO, E. L. F.; COELHO, C. P.; LUCCHESE, M. M. Proposta de unidades de ensino potencialmente significativas para estudo de fontes de energia. Research, Society And Development, v. 9, n. 7, abr. 2020. Disponível em (PDF) Proposta de unidades de ensino potencialmente significativa para estudo de fontes de energia
PINTO, A. B. C. Geodiversidade e patrimônio geológico de Salvador: uma diretriz para a geoconservação e a educação em geociências. 2015. 332 f. Tese (Doutorado) - Curso de Pós-Graduação em Geologia, Instituto de Geociências, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015. Disponível em Universidade Federal da Bahia: Geodiversidade e Patrimônio Geológico de Salvador: Uma diretriz para a geoconservação e a educação em Geociências
PIRANHA, J. M. O ensino de Geologia como instrumento formador de uma cultura de sustentabilidade: o projeto Geo-Escola em São José do Rio reto, SP. 2006. 2031 f. Tese (Doutorado) - Curso de Pós-Graduação em Geociências, Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Campinas, 2006. Disponível em O ensino de geologia como instrumento formador de uma cultura de sustentabilidade
PIRANHA, J. M., CARNEIRO, C. D. R. (2009). O ensino de geologia como instrumento formador de uma cultura de sustentabilidade. Revista Brasileira de Geociências, 39, 129-137. Disponível em (PDF) O ensino de geologia como instrumento formador de uma cultura de sustentabilidade
PUNTEL, G. A. A paisagem no ensino da Geografia. Ágora, Santa Cruz do Sul, v. 1, n. 3, p. 283-298, jan/jun, 2007. Disponível em A paisagem no ensino da Geografia | Ágora
ROCHA, A. P. A.; MALYSZ, S. T. A educação ambiental como uma política pública necessária para as áreas rurais: o direito ao saneamento básico. In: Anais do I ENDER – Encontro Interdisciplinar de Desenvolvimento Regional. Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, Campo Mourão, 2017
SALVADOR, L. A.; BACCI, D. de C. Abordagens geocientíficas em estudos do meio no Ensino Fundamental: construindo pontes para o ensino interdisciplinar. Terræ Didática, Campinas, v. 4, n. 1, p. 27-38, jan/mar. 2018. Disponível em Abordagens geocientíficas em estudos do meio no Ensino Fundamental I: construindo pontes para o ensino interdisciplinar
SÁNCHEZ, L. E. Avaliação de impacto ambiental: conceitos e métodos. [S.I.]: Editora Oficina de Textos, 2020. 496 p.
SANTOS, B. B. M.; NASCIMENTO, T. R. O ensino de Estudos Sociais no Brasil: da intenção à obrigatoriedade (1930-1970). História e Perspectivas, Uberlândia, [S.I.], n. 53, p. 145-178, jan/jun 2015. Disponível em O ensino de Estudos Sociais no Brasil: da intenção à obrigatoriedade (1930-1970) | Revista História & Perspectivas
SEGURA, D. S. B. Educação Ambiental na escola pública: da curiosidade ingênua à consciência crítica. São Paulo: Fapesp, 2001. 214 p
SILVA, M. A. A Fetichização do Livro Didático no Brasil. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 37, n. 3, p. 803-821, set./dez. 2012. Disponível em A Fetichização do Livro Didático no Brasil
TARGA, M. S. Vazão de projetos em bacias hidrográficas rurais com áreas em declive. Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais - Departamento de Ciências Agrárias - Universidade de Taubaté, 2011. Disponível em Vazão Projeto Bacias Hidrográficas Rurais com áreas em declives PDF
TOLEDO, M. C. M. Geologia/Geociências no Ensino Fundamental e a Formação de Professores. Revista do Instituto de Geociências - USP, São Paulo, v. 3, p. 31- 44, set. 2005. Disponível em Geologia/Geociências no Ensino Fundamental e a Formação de Professores
ZANELLATO, D. C. Educação em solos no ensino fundamental de escolas públicas de Dois Vizinhos-PR. 2015. 98 p. Graduação (Trabalho de Conclusão de Curso em Agronomia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 2015. Disponível em Comentários: Educação em solos no ensino fundamental de escolas públicas de Dois Vizinhos - PR
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Geoconexões
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico.