AS GEOCIÊNCIAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Authors

DOI:

https://doi.org/10.15628/geoconexes.2024.17303

Keywords:

Educação Básica, Anos Iniciais, geoeducação, educação ambiental, habilidades

Abstract

As Geociências têm grande importância na formação cidadã ao lidarem com a compreensão não somente dos eventos terrestres, mas também dos seus processos, possibilitando a agregação de conhecimento aos saberes cotidianos, com grande importância na informação e sensibilização da sociedade quanto ao funcionamento e evolução do Sistema Terra e à preservação e conservação ambiental. O currículo da Educação Básica Brasileira é norteado pela Base Nacional Comum Curricular, documento que estabelece habilidades gerais e específicas que deverão ser desenvolvidas em todas as etapas de ensino. Para identificar a presença das Geociências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, realizou-se a investigação quantitativa e qualitativa de tal conteúdo. Foram identificadas 61 habilidades, o que corresponde a 11,21% do total de habilidades propostas pela BNCC, as quais estão presentes nos componentes curriculares História, Matemática, Geografia e Ciência, com maior concentração nos dois últimos. As habilidades foram categorizadas e analisadas quanto ao seu conteúdo.

Author Biographies

Ana Raquel Alves de Negreiros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG)

Graduada em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Possui afinidade com temas relacionados à preservação ambiental e regeneração de áreas degradadas, ao desenvolvimento de sistemas agroflorestais no semiárido e à popularização e ensino de Geociências na Educação Básica a partir de práticas pedagógicas e metodológicas, relacionando temas como geoconservação e sustentabilidade. Integrante do Núcleo de Estudos Integrados em Geomorfologia, Geodiversidade e Patrimônio-NIGEP (URCA/CNPq) e pós-graduanda em Docência com ênfase na Educação Básica (IFMG).

Deyse Almeida dos Reis, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG)

Pesquisadora graduada em Gestão da Qualidade e Ciências Biológicas, mestra e doutora em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Colabora em pesquisas científicas e trabalhos relacionadas às bacias hidrográficas, principalmente na bacia do rio Doce e do rio Paraopeba. Na bacia do rio Doce, os projetos envolvem a restauração florestal de 45 mil ha de áreas de preservação e 5 mil nascentes. Atualmente desenvolve trabalhos na área de geoprocessamento com experiência em geração e gestão de banco de dados espacial, ArcGIS Pro, GBIF-OpenData, SiBBR, Postgis, QGIS+R, BigQuery e DataStudio, Sensoriamento Remoto, NDVI, além de operar drones e processar dados fotogramétricos. Também realiza projetos voltados à área de educação e estudos relacionados à Ciência Cidadã.

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Published

30/12/2024

How to Cite

NEGREIROS, Ana Raquel Alves de; REIS, Deyse Almeida dos. AS GEOCIÊNCIAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Geoconexões, [S. l.], v. 3, n. 20, p. 252–278, 2024. DOI: 10.15628/geoconexes.2024.17303. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/17303. Acesso em: 15 jan. 2025.

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Section

ARTIGOS