A GEOGRAFIA ESTÁ NO MUSEU: PROPOSTA METODOLÓGICA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/geoconexes.2024.16917

Palavras-chave:

ensino de geografia, cidadania, patrimônio, educação patrimonial

Resumo

No contexto da Geografia escolar, as pesquisas em Educação Patrimonial são recentes e seu ensino é essencial para que os indivíduos possam valorizar e se apropriar da cultura local, fortalecendo a memória, a cidadania e a identidade regional. O município de Cuiabá tem grande potencial para a pesquisa e a Educação Patrimonial e Museal, tendo em vista a existência de dezenove museus, sítios históricos como o centro, tombado nacionalmente, sítios arqueológicos urbanos e rurais, sítios naturais, monumentos e edificações que datam desde o século XVIII e que testemunham a história da cidade. Os espaços museológicos fazem a guarda de diversos tipos de acervos, sendo que para esta pesquisa foi escolhido o Museu de História Natural de Mato Grosso Casa Dom Aquino. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo e exploratório, na qual foram realizados levantamentos e análises bibliográficas sobre a Educação Patrimonial, Patrimônio, Cidadania e o ensino de Geografia, além de visitas in loco para a coleta de dados. Como resultados, contextualizou o Museu de História Natural de Mato Grosso Casa Dom Aquino, as salas temáticas e sugeriu um roteiro de atividades pedagógicas aos professores de Geografia, para serem realizadas com estudantes do ensino fundamental. Além desses profissionais, a proposta sugere ensinar Geografia por meio do estudo de um bem patrimonial, e pode ser realizada com indivíduos de todas as idades, que frequentam as escolas ou não, visto que a Geografia está em toda parte e pode acontecer em todos os espaços.

Biografia do Autor

Marinete Guimarães da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Mato Grosso (2006), Especialista em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal Tecnológico de Mato Grosso (2009), Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2019) e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2021-2023). Nas questões ambientais, tem experiência na área de Recursos Florestais, regularização de propriedades rurais, atuando principalmente nos seguintes temas: Ecologia, Inventário Florestal, Exploração Florestal e Recuperação de Área Degradadas. Na Educação foi residente no Programa Residência Pedagógica (2018/2019), atuando nas áreas de ensino, no planejamento, organização, didática e metodologias escolar. 

Giseli Gomes Dalla Nora, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2008) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2018). Atualmente, é Professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso atuando nos cursos de Pós-graduação em Geografia e Pós-graduação em História. Líder e Pesquisadora do Grupo de Pesquisas em Geografia Agrária e Conservação da Biodiversidade - GECA e Pesquisadora do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte - GPEA. Tem experiência na área de Geografia, História e Educação, com ênfase em: Planejamento Ambiental; Turismo; Biogeografia; Geografia Agrária; Ensino de Geografia e Educação Ambiental com expressiva atuação nas comunidades tradicionais do Pantanal e Cerrado Matogrossense. Atua como pesquisadora da Rede Internacional de Pesquisa Turismo e Dinâmicas Socioterritoriais Contemporâneas compreendendo como as comunidades tradicionais se relacionam com a natureza. É integrante do Observatório do Pantanal e da Rede Memória, Patrimônio Histórico e Cultural de Mato Grosso.

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Publicado

02-09-2024

Como Citar

GUIMARÃES DA SILVA , Marinete; DALLA NORA, Giseli Gomes. A GEOGRAFIA ESTÁ NO MUSEU: PROPOSTA METODOLÓGICA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL. Geoconexões, [S. l.], v. 2, n. 19, p. 132–154, 2024. DOI: 10.15628/geoconexes.2024.16917. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/16917. Acesso em: 5 dez. 2024.

Edição

Seção

NÚMERO ESPECIAL - EDUCAÇÃO, ESPAÇO E AMBIENTE: ABORDAGENS PLURAIS