A GEOGRAFIA ESTÁ NO MUSEU: PROPOSTA METODOLÓGICA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/geoconexes.2024.16917

Palavras-chave:

ensino de geografia, cidadania, patrimônio, educação patrimonial

Resumo

No contexto da Geografia escolar, as pesquisas em Educação Patrimonial são recentes e seu ensino é essencial para que os indivíduos possam valorizar e se apropriar da cultura local, fortalecendo a memória, a cidadania e a identidade regional. O município de Cuiabá tem grande potencial para a pesquisa e a Educação Patrimonial e Museal, tendo em vista a existência de dezenove museus, sítios históricos como o centro, tombado nacionalmente, sítios arqueológicos urbanos e rurais, sítios naturais, monumentos e edificações que datam desde o século XVIII e que testemunham a história da cidade. Os espaços museológicos fazem a guarda de diversos tipos de acervos, sendo que para esta pesquisa foi escolhido o Museu de História Natural de Mato Grosso Casa Dom Aquino. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo e exploratório, na qual foram realizados levantamentos e análises bibliográficas sobre a Educação Patrimonial, Patrimônio, Cidadania e o ensino de Geografia, além de visitas in loco para a coleta de dados. Como resultados, contextualizou o Museu de História Natural de Mato Grosso Casa Dom Aquino, as salas temáticas e sugeriu um roteiro de atividades pedagógicas aos professores de Geografia, para serem realizadas com estudantes do ensino fundamental. Além desses profissionais, a proposta sugere ensinar Geografia por meio do estudo de um bem patrimonial, e pode ser realizada com indivíduos de todas as idades, que frequentam as escolas ou não, visto que a Geografia está em toda parte e pode acontecer em todos os espaços.

Biografia do Autor

Marinete Guimarães da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Mato Grosso (2006), Especialista em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal Tecnológico de Mato Grosso (2009), Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2019) e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2021-2023). Nas questões ambientais, tem experiência na área de Recursos Florestais, regularização de propriedades rurais, atuando principalmente nos seguintes temas: Ecologia, Inventário Florestal, Exploração Florestal e Recuperação de Área Degradadas. Na Educação foi residente no Programa Residência Pedagógica (2018/2019), atuando nas áreas de ensino, no planejamento, organização, didática e metodologias escolar. 

Giseli Gomes Dalla Nora, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2008) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2018). Atualmente, é Professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso atuando nos cursos de Pós-graduação em Geografia e Pós-graduação em História. Líder e Pesquisadora do Grupo de Pesquisas em Geografia Agrária e Conservação da Biodiversidade - GECA e Pesquisadora do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte - GPEA. Tem experiência na área de Geografia, História e Educação, com ênfase em: Planejamento Ambiental; Turismo; Biogeografia; Geografia Agrária; Ensino de Geografia e Educação Ambiental com expressiva atuação nas comunidades tradicionais do Pantanal e Cerrado Matogrossense. Atua como pesquisadora da Rede Internacional de Pesquisa Turismo e Dinâmicas Socioterritoriais Contemporâneas compreendendo como as comunidades tradicionais se relacionam com a natureza. É integrante do Observatório do Pantanal e da Rede Memória, Patrimônio Histórico e Cultural de Mato Grosso.

Referências

ARAÚJO, Glausirée Dettman de; QUARESMA, Adilene Gonçalves. Visitas Guiadas e Visitas Técnicas: Tecnologia de Aprendizagem no Contexto Educacional. Revista Competência, Porto Alegre, v.7, n. 2, p. 29 - 51, 2014. Disponível em: https://seer.senacrs.com.br/index.php/RC/article/view/175/196. Acesso em: 21 mar. 2023.

ECOSS. Instituto de Ecossistemas e Populações Tradicionais. Museu de Pré-História Casa Dom Aquino. Disponível em: https://www.institutoecoss.com.br/copia-quem-somos. Acesso em: 10 out. 2021.

GRUNBERG, Evelina. Manual de Atividades Práticas de Educação Patrimonial. Brasília, DF: IPHAN, 2007. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/EduPat_ManualAtividadesPraticas_m.pdf. Acesso em: 05 set. 2021.

HIROOKA, Suzana Schisuco. Museu de Pré História Casa Dom Aquino. Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, Cuiabá, n. 70, p. 239-246, 2012. Disponível em: https://www.yumpu.com/pt/document/read/12680930/revista-70-instituto-historico-e-geografico-de-mato-grosso. Acesso em: 10 abr. 2022.

HORTA, Maria de Lourdes Parreiras; GRUNBERG, Evelina; MONTEIRO, Adriane Queiroz. Guia Básico de Educação Patrimonial. Brasília, 1999. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/temp/guia_educacao_patrimonial.pdf.pdf. Acesso em: 05 jun. 2021.

IPHAN. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Educação Patrimonial: Histórico, conceitos e processos. Brasília, 2014. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/EduPat_EducacaoPatrimonial_m.pdf. Acesso em: 05 set. 2021.

IPHAN. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Educação Patrimonial: Manual de aplicação - Programa Mais Educação. Brasília, DF: IPHAN/DAF/COGEDIP/CEDUC, 2013. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/EduPat_EducPatrimonialProgramaMaisEducacao_m.pdf. Acesso em: 27 mar. 2023.

KUHN, Radharani. 15 anos do Museu de História Natural de Mato Grosso. 2021. Disponível em: https://museuhistorianaturalmt.com.br/15-anos-do-museu-de-historia-natural-de-mato-grosso/?fbclid=IwAR1WX0C79w1Ph1Vda97ktva--ZeK6c897hp22BFTzgqsW2ZnXamt6-7wBXI. Acesso em: 16 abr. 2022.

MATO GROSSO. Lei Ordinária nº 10623 de 24 de outubro de 2017. Altera dispositivos da Lei nº 9.653, de 06 de dezembro de 2011. Disponível em: https://www.al.mt.gov.br/norma-juridica/urn:lex:br;mato.grosso:estadual:lei.ordinaria:2017-10-24;10623. Acesso em: 20 nov. 2022.

MATO GROSSO. Museu de História Natural de Mato Grosso. Sustentabilidade. Disponível em: https://museuhistorianaturalmt.com.br/sustentabilidade/. Acesso em: 25 nov. 2022.

MEDINA, Heidy Yilibeth Bello. Quintais urbanos: Lugares na Paisagem Cultural em Cuiabá. 2022. Tese (Doutorado em Estudos de Cultura Contemporânea) – Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá, 2022. Disponível em: https://ri.ufmt.br/bitstream/1/3303/1/TESE_2021_Heidy%20Yilibeth%20Bello%20Medina.pdf. Acesso em: 27 mar. 2023.

MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL DE MATO GROSSO CASA DOM AQUINO. Disponível em: https://museuhistorianaturalmt.com.br/. Acesso em: 10 mar. 2021.

NETO, Elias. Imóvel do século 19, Casa de Dom Aquino em Cuiabá abriga Museu de História Natural de MT. G1. 2019. Disponível em: https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2019/04/25/imovel-do-seculo-19-casa-de-dom-aquino-em-cuiaba-abriga-museu-de-historia-natural-de-mt.ghtml. Acesso em: 10 out. 2021.

NORA, Pierre. Entre Memória e História: A problemática dos lugares. Projeto História. v. 10, 1993. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/12101. Acesso em: 22 fev. 2023.

RODRIGUES, Roberto Senna; SILVA, Gabryella Rocha Rodrigues da. Utilização do QR CODE como Ferramenta de Gestão na Identificação de Espécies Arbóreas do Campus do IFPA – Bragança. In: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO AMBIENTAL. Campina Grande/PB, 21 a 24/11/2016. Anais eletrônicos [...], Campina Grande, 2016. Disponível em: https://www.ibeas.org.br/congresso/Trabalhos2016/VI-022.pdf. Acesso em: 25 out. 2022.

SERPA, Ângelo. Por Uma Geografia dos Espaços Vividos: Geografia e Fenomenologia. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2021.

SILVA, Jocenaide Maria Rosseto; ALMEIDA, Jonilken da Silva; DALLA-NORA, Giseli. Museu de História Natural de Mato Grosso Casa Dom Aquino: espaço de educação patrimonial e museal. Aceno – Revista de Antropologia do Centro Oeste, v. 8 n. 18, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/aceno/article/view/9145. Acesso em: 20 fev. 2023.

SILVA, Jocenaide Maria Rosseto. Do Museu como Espaço ao Museu como Lugar de Múltiplas Interlocuções: os Museus Universitários e as Coleções do Povo Bororo. 2013. Tese (Doutorado em História Social) – Pontifica Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: https://sapientia.pucsp.br/handle/handle/12814. Acesso em: 06 jan. 2023.

Downloads

Publicado

02-09-2024

Como Citar

GUIMARÃES DA SILVA , Marinete; DALLA NORA, Giseli Gomes. A GEOGRAFIA ESTÁ NO MUSEU: PROPOSTA METODOLÓGICA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL. Geoconexões, [S. l.], v. 2, n. 19, p. 132–154, 2024. DOI: 10.15628/geoconexes.2024.16917. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/16917. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

NÚMERO ESPECIAL - EDUCAÇÃO, ESPAÇO E AMBIENTE: ABORDAGENS PLURAIS