CONSIDERAÇÕES ACERCA DO ESTÁGIO DOCÊNCIA NA PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/geoconexes.2023.14698

Palavras-chave:

Geografia, Ensino, Estágio de docência, Geotecnologias, UFMA

Resumo

Este trabalho contém reflexões e interpretações referentes ao desenvolvimento do estágio de docência no ensino superior, na disciplina geoprocessamento, pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia, da Universidade Federal do Maranhão, a partir da proposta de elaboração de um mapa hipsométrico. A metodologia utilizada consistiu dos procedimentos didáticos adotados no desenvolvimento da disciplina. Dentre os resultados obtidos, ressalta-se o processo de realização do estágio conforme as seguintes etapas: ambientação; preparação das aulas; regência de classe e avaliação da aprendizagem, cuja experiência satisfez um dos requisitos exigidos pelas normas reguladoras do Programa e serviu de base para discutir a carência do preparo pedagógico nos programas de pós-graduação, além da aplicação prática do geoprocessamento no ensino superior em geografia.

Biografia do Autor

Igor de Luccas Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)

Mestrado, Bacharelado e Licenciatura em Geografia, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPA/UFMA).

Antonio Cordeiro Feitosa, Programa de Pós-graduação em Geografia, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Professor Titular Emérito do Departamento de Geociências da Universidade Federal do Maranhão. Graduação em Geografia Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão (2003), Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990) e Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), Pós-Doutor pelo Programa Ciência Sem Fronteiras, em Geografia Humana, no IGOT-Universidade de Lisboa-Portugal (2015). Atua no Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais da UFMA e é membro permanente do corpo docente do programa de Pós-Graduação em Geografia na mesma universidade.

José Aquino Junior, Programa de Pós-graduação em Geografia, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Professor Adjunto da Carreira do Magistério Superior lotado no Departamento de Geociências da Universidade Federal do Maranhão. Doutor e Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Paraná. Graduado em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Estadual de Maringá. Atua hoje no Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais da UFMA e é membro permanente do corpo docente dos programas de pós-graduação em Saúde e Ambiente, Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) e em Geografia na mesma universidade, onde exerce atividades de ensino e pesquisa.

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Publicado

09-02-2024

Como Citar

SANTOS, Igor de Luccas; FEITOSA, Antonio Cordeiro; AQUINO JUNIOR, José. CONSIDERAÇÕES ACERCA DO ESTÁGIO DOCÊNCIA NA PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA. Geoconexões, [S. l.], v. 3, n. 17, p. 43–59, 2024. DOI: 10.15628/geoconexes.2023.14698. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/14698. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS