GEOGEBRA: RECURSO VISUAL E CINESTÉSICO NO ENSINO DE FUNÇÕES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2020.9911

Palabras clave:

GeoGebra, Funções, Ciência, Tecnologia, Ensino

Resumen

Este artigo tem como objetivo apresentar o Software matemático GeoGebra como uma ferramenta tecnológica capaz de propiciar ao aluno de matemática, especialmente no estudo das  e , a possibilidade de desenvolver uma aprendizagem mais dinâmica e interativa, favorecendo, sobretudo, os alunos que apresentam maior facilidade de aprendizagem pela utilização dos canais visuais e cinestésicos, como pôde ser observado  ao longo  deste  trabalho investigativo, que submeteu um grupo heterogêneo de 30 alunos da rede pública federal, do último ano do ensino fundamental, a aulas sobre  e , com e sem o apoio do GeoGebra. O Software também se apresentou como uma opção de ensino moderno e conectado, uma vez que opera em múltiplas plataformas, como os smartphones, tablets e notebooks, inclusive na versão online.

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Biografía del autor/a

Weddington Galindo Feitoza, Colégio Militar de Recife

W. G. FEITOZA 

Possui graduação em Matemática pela Universidade Tuiuti do Paraná (2003), Especialização nas áreas de Ensino de Matemática para o Ensino Médio (2018), Metodologia do Ensino de Matemática e Física (2012) e Gestão Escolar - Direção, Orientação e Supervisão (2004). Possui experiência no Ensino de Matemática e Física no Ensino Fundamental e Médio, cursos preparatório pré-vestibular, sistema EJA e na área de Matemática com ênfase em informática. Atualmente é professor do Colégio Militar de Recife e participa como membro do Núcleo Multidisciplinar de Ensino, Engenharia e Ciências (NuMEEC) E-mail: weddington.feitoza@academico.ifrn.edu.br

ORCID ID: https://orcid.org/0000-0001-9731-5794

Elthon John Rodrigues de Medeiros, IFRN

E. J. R. MEDEIROS

Graduado (2006) em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Graduando em Ciências e Tecnologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Especialista (2011) em Gestão e Organização Escolar pela Universidade Potiguar - UnP. Mestre (2008) e Doutor (2012) em Ciência e Engenharia de Petróleo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2008). Atualmente, Professor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN e Coordenador do Núcleo Multidisciplinar de Ensino, Engenharia e Ciências (NuMEEC). Tem experiência/interesse nas áreas de Matemática, Ensino de Ciências, Tecnologias Digitais, Energias e Engenharia de Petróleo. E-mail: elthon.medeirosl@ifrn.edu.br

ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-5187-0992

Stella Regina Rodrigues de Medeiros, IFRN

S. R. R. MEDEIROS

É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus João Câmara e Campus Zona Leste. Tem experiência nas áreas de Saúde Coletiva, Segurança do Trabalho, Metodologia Científica e Ensino de Ciências. Atualmente participa como membro do Núcleo Multidisciplinar de Ensino, Engenharia e Ciências (NuMEEC). E-mail: stella.medeiros@ifrn.edu.br

ORCID ID: https://orcid.org/0000-0003-0869-9111

Raimundo Nonato de Medeiros Jr, IFRN

R. N. MEDEIROS JR

Possui Licenciatura em Física, Especialização em Gestão e Organização Escolar e Mestrado em Engenharia de Petróleo e Gás, hodiernamente é doutorando em Ciência e Engenharia de Petróleo. Tem experiência nas áreas de Formação Docente, Experimentação e Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Física, Ciência e Engenharia de Petróleo e Gás. Foi tutor do Programa de Educação Tutorial - PET da Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus João Câmara, onde atualmente é professor, e coordenador do grupo de pesquisa Núcleo Multidisciplinar de Ensino, Engenharia e Ciências (NuMEEC) e membro do Núcleo Multidisciplinar de Ensino, Engenharia e Ciências, e do Núcleo de Pesquisa em Formação Docente e Ensino de Física. E-mail: nonato.junior@ifrn.edu.br

ORCID ID: https://orcid.org/0000-0003-2580-0795

 

Emanuel Gomes Lourenco, IFRN

E. G. LOURENÇO

 

Possui graduação em Licenciatura em matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008) e Mestrado em Matemática pela UFERSA (2013). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte e membro do Núcleo Multidisciplinar de Ensino, Engenharia e Ciências (NuMEEC). E-mail: emanuel.lourenco@ifrn.edu.br

ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-4233-4469

Citas

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Publicado

19/08/2020

Cómo citar

Feitoza, W. G., Medeiros, E. J. R. de, Medeiros, S. R. R. de, Medeiros Jr, R. N. de, & Lourenco, E. G. (2020). GEOGEBRA: RECURSO VISUAL E CINESTÉSICO NO ENSINO DE FUNÇÕES. HOLOS, 5, 1–23. https://doi.org/10.15628/holos.2020.9911

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