GESTÃO SOCIOAMBIENTAL NO CENTRO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE DA UFCG: UMA ANÁLISE À LUZ DA AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (A3P)
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2020.9764Palavras-chave:
Gestão Socioambiental, A3P, Sustentabilidade, Desenvolvimento Sustentável.Resumo
A pesquisa analisa a gestão socioambiental no Centro de Educação e Saúde da UFCG, nos moldes da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). Para tanto, realiza o diagnóstico da Instituição conforme o manual da A3P específico para Universidades Públicas e, em um segundo momento, afere a percepção de 204 respondentes acerca do tema, sendo 100 alunos concluintes, 60 docentes e 44 técnico-administrativos. Os dados são analisados qualitativa e quantitativamente. Os resultados revelam que a gestão socioambiental do CES se encontra em estágio inicial, havendo ações isoladas, não institucionalizadas, passíveis de melhorias, como também lacunas em todos os eixos temáticos avaliados. Inspira mais atenção a questão da sensibilização e capacitação dos servidores e alunos, além de aspectos ligados à gestão dos resíduos gerados, sobretudo os perigosos. Em contrapartida, as avaliações com maior grau de concordância por parte dos respondentes concentram-se no quinto eixo (construções públicas sustentáveis). O campus também apresenta bom desempenho em setores ligados à interação social da comunidade acadêmica, à disponibilização e ao uso de áreas verdes e à aquisição de produtos provenientes da agricultura familiar, entre outros. Em síntese, a pesquisa prepara a Instituição para o passo seguinte estabelecido pelo Manual da A3P, qual seja: elaborar o Plano de Gestão Socioambiental do CES.
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