DESENHO AVALIATIVO POR RUBRICAS EM DISCIPLINA MULTICURSO: ANÁLISE DE UMA IMPLEMENTAÇÃO PILOTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2020.9518

Palavras-chave:

Ensino Superior, rubricas de avaliação, Cálculo Numérico, self studies.

Resumo

Neste trabalho, analisamos o design e a implementação de rubricas de avaliação (Brookhart, 2013; Howell,2014) na disciplina de graduação de Cálculo Numérico. A metodologia é qualitativa, a partir da perspectiva do self-study, pautada pela estratégia do critical friend (Cornejo, 2016; Sandretto, 2016; Schuck & Russell, 2016; Butler et al., 2011). Como resultado, apresentamos as quatro rubricas desenvolvidas e implementadas e suas implicações de natureza situada; depois, discutimos em que proporção se mostraram válidas para atender as demandas do professor, bem como vislumbramos novas reflexões em relação ao processo avaliativo, a fim de qualificá-lo. Como conclusão, validamos a reflexão fundamentada e a ação baseada em reflexão para conduzir (re)configurações no plano micro (a sala de aula), podendo repercutir, a médio e longo prazo, em alterações nos planos meso e macro.  Também, buscamos contribuir para o desenvolvimento de pesquisas que utilizem a estratégia do critical friends na  formação continuada no Ensino Superior.

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Biografia do Autor

Leandro Blass, Universidade Federal do Pampa

É graduado em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Regional do Noroeste do
Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Possui mestrado em Modelagem Matemática
pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) e
doutorado em Modelagem Computacional pela Universidade do Estado do Rio de
Janeiro (UERJ). É docente da área de Matemática da Universidade Federal do Pampa
(UNIPAMPA), campus Bagé, atuando em diversos cursos de engenharia e licenciaturas.
Coordena os projetos “Produção de material didático para o ensino de Equações
Diferenciais” e “Implementação dos métodos numéricos estudados na componente
curricular de Cálculo numérico com propósito de ser usado como aplicativo de celular”
e é colaborador no projeto “Materiais didáticos autorais e avaliação no ensino: políticas
educacionais situadas”. É membro do Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação (GAMA). Email: leandroblass@unipampa.edu.br Lattes:
http://lattes.cnpq.br/7385942137403019 Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2302-
776X

Valesca Brasil Irala, Universidade Federal do Pampa

É graduada em Letras – Português/Espanhol e respectivas literaturas (Licenciatura)
pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP). Possui mestrado e doutorado
em Letras – Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel).
Realizou pós-doutorado na Universidad de la República, na Facultad de Humanidades
y Ciencias de la Educación. É docente do curso de Letras – Línguas Adicionais (Inglês
e Espanhol) e do Mestrado Acadêmico em Ensino da UNIPAMPA. É líder do Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação (GAMA/registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq). Coordena o projeto: “Aprendizagens ativas e colaborativas: análise da percepção docente, do
engajamento discente, da autorregulação e do processo avaliativo”. Email:
valescairala@unipampa.edu.br Lattes: http://lattes.cnpq.br/7316864301240506
Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6190-8440

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Publicado

31/12/2020

Como Citar

Blass, L., & Brasil Irala, V. (2020). DESENHO AVALIATIVO POR RUBRICAS EM DISCIPLINA MULTICURSO: ANÁLISE DE UMA IMPLEMENTAÇÃO PILOTO. HOLOS, 7, 1–24. https://doi.org/10.15628/holos.2020.9518

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