AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO DIÂMETRO DOS CORPOS MOEDORES NO PROCESSO DE MOAGEM DE BOLAS DA AGA-CUIABÁ
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2017.6585Palavras-chave:
cinética de fragmentação, moagem em batelada, simulação.Resumo
O circuito industrial de moagem de bolas da AGA-Cuiabá, Sabará-MG, consiste de um circuito direto fechado com hidrociclones. Um estudo para redução do diâmetro dos corpos moedores de reposição, com o intuito de promover uma maior fragmentação no interior do moinho e, consequentemente, geração de um produto mais fino ou aumento da produção, por meio da redução da carga circulante. O presente trabalho tem como objetivo avaliar o desempenho do moinho de bolas da AGA-Cuiabá operando com diferentes diâmetros de corpos moedores. O estudo foi baseado em duas abordagens, uma industrial na qual foi estabelecido um diagnóstico atualizado e detalhado do desempenho do circuito industrial. A base para tal diagnóstico foi uma amostragem global do circuito, a partir da qual foram realizadas calibrações de modelos matemáticos de processo para cada um dos equipamentos, bem como a integração dos mesmos para representar a operação típica do circuito, tal plataforma foi denominada de Caso Base. A segunda consistiu em ensaios de moagem em batelada, com diferentes distribuições de corpos moedores. Deste modo, a partir do Caso Base foram simulados cenários com redução do diâmetro de corpos moedores de reposição do circuito industrial, os quais foram comparados com os resultados obtidos nos ensaios em laboratório a fim de consolidar e validar os resultados simulados. Portanto, o trabalho apresentou um método para avaliar o desempenho do diâmetro de corpos moedores em moinho de bolas baseado em modelagem matemática e simulação, assim como em ensaios de moagem em batelada.Downloads
Referências
BOND, F. C. Grinding Ball Size Selection. Mining Engineering. May, 1958.
GOMES, W. L. Integração de Modelos Energéticos e de Balanço Populacional para Simulação de Moagem em Moinhos de Bolas. Dissertação de Mestrado, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, 2014.
LYNCH, A. J.; RAO, T. C. Modelling and Scale-Up of Hydrocyclone Classifiers. Proceedings XI Int Min Proc Congress, Cagliari, 1975.
NAGESWARARAO, K. Further developments in the modeling an scale up of industrial hydrociclones. PhD Thesis, University of Queensland (JKMRC), 1978.
NAGESWARARAO, K. A generalized model for hydrocyclone classifiers. AusIMM Proceedings, Parkville, December 1995. v. 2, n. 300, 21 p.
WHITEN, W. J. Ball mill simulation using small calculators. Proceedings AusIMM, 1976. p. 47-53.