MEU CURSO E A HISTÓRIA: A INTERDISCIPLINARIDADE NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2013.850Resumo
O presente artigo retrata uma experiência realizada em sala de aula com a disciplina de História de quatro cursos técnicos da modalidade Técnico Integrado oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte, no ano de 2010. A experiência se consolidou com o projeto Meu Curso e a História, que possibilitou que os alunos do 3º ano, em seu 3º bimestre, relacionassem conteúdos de História propostos naquele bimestre com assuntos do seu curso em específico. A proposta teve como objetivo desafiar os limites das disciplinas tanto de História como dos cursos em específico, num esforço interdisciplinar de reconstrução do conhecimento não só através da integração de conhecimentos produzidos em vários campos de estudo, como também numa associação, muitas vezes dialética entre diferentes dimensões da realidade observada e estudada. A proposta teve como resultado a entrega de vinte e quatro trabalhos relacionados aos diferentes temas de História e fundamentados numa relação com o conteúdo específico de cada curso, num esforço de superação da fragmentação e da linearidade de produção do conhecimento. Como afirma Lück (2011), “a prática interdisciplinar ocorre principalmente no contexto de instituições de ensino, onde se pratica o ensino e a pesquisa”. Contudo a sua realização em sala de aula requer a integração do conteúdo e realidade, ou seja, da teoria com a prática dentre muitos outros fatores integrantes da prática pedagógica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
17/03/2013
Como Citar
Silva, M. S. de O. e. (2013). MEU CURSO E A HISTÓRIA: A INTERDISCIPLINARIDADE NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. HOLOS, 1, 243–255. https://doi.org/10.15628/holos.2013.850
Edição
Seção
ARTIGOS