WHATSAPP COMO AMBIENTE DE INTERAÇÕES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ENSAIOS DE ENCONTROS SÍNCRONOS E ASSÍNCRONOS

Autores

  • Ivanete Fátima Blauth Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Nelson Dias Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Suely Scherer Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2019.6298

Palavras-chave:

Tecnologia do ensino a distância, ambiente de aprendizagem, chat, Educação a Distância.

Resumo

O artigo aborda discussões sobre o uso de tecnologias móveis em processos de Educação a Distância (EaD). O objetivo foi analisar potencialidades de uso do aplicativo WhatsApp, como ambiente para interações, quando utilizado como espaço de fórum e chat. O estudo foi motivado pela importância de considerar o uso de tecnologias digitais na/para a educação e pensar diferentes possibilidades para a prática pedagógica docente. Nos dois ensaios realizados: chat e fórum, se discutiram artigos sobre a docência na EaD, e tiveram como participantes estudantes de um Programa de Pós-graduação. As análises foram realizadas a partir de estudos teóricos sobre interação com o uso de tecnologias móveis e as possibilidades de comunicação nos espaços de chat e fórum. Pode-se considerar o aplicativo estudado como importante ambiente para comunicação, interação e discussão de ideias, sendo passível de ser explorado na prática docente em processos de EaD, ampliando as possibilidades de uso na Educação.

Downloads

Referências

Ally, M. (Ed.). (2009). Mobile learning: Transforming the delivery of education and training. Edmonton: Athabasca University Press. 320 p.

Costa, C. J. de S. A., Paraguaçu, F., & Mercado, L. P. L. (2006). Parâmetros para análise das ferramentas de aprendizagem colaborativa na internet. In: Anais do virtual educa 2006, Bilbao, Espanha, pp. 1-19.

Cordeiro, S. F. N., & Bonilla, M. H. S. (2015). Tecnologias digitais móveis: reterritorialização dos cotidianos escolares. Educar em revista, Curitiba, Brasil, n. 56, p. 259-275, abr./jun. Editora UFPR. Recuperado em Agosto, 2017, de http://www.scielo.br/pdf/er/n56/0101-4358-er-56-00259.pdf.

Keegan, D. (2002). The future of learning: from eLearning to mLearning. Recuperado em agosto, 2017, de http://learning.ericsson.net/mlearning2/project_one/book.html.

Lemos, A. (2004). Cibercultura e mobilidade: a era da conexão. In: Leão, L. (org.). Derivas: cartografias do ciberespaço. São Paulo. Annablume.

Marçal, E., Andrade, R., Rios, R. (2005). Aprendizagem utilizando dispositivos móveis com sistema de realidade virtual. RENOTE: Revista novas tecnologias na educação, 3. Maio.

Masetto, M.T. (2010). Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: Moran, J.M., Masetto, M. T., & Behrens, M.A. (2010). Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 17ª edição.

Moran, J. M. (2013). Desafios que as tecnologias digitais nos trazem. Recuperado em 20 de agosto, 2017 de http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/tecnologias_eduacacao/desaf_int.pdf.

Nichele, A. G., & Schlemmer, E. (2015). Percursos de uma prática pedagógica com o uso de tecnologias móveis e sem fio na licenciatura em química. In: 37ª Reunião Nacional da ANPED, 37, 2015, Florianópolis: UFSC. p. 1 - 18.

Oliveira, E.D.S., Anjos, E.G., Oliveira, F.S., Sousa, H.M., & Leite, J.E.R. (2014). Estratégias de uso do whatsapp como um ambiente virtual de aprendizagem em um curso de formação de professores e tutores. Recuperado em agosto, 2017, de http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:http://sistemas3.sead.ufscar.br/ojs/index.php/2014/article/view/835/425&gws_rd=cr&dcr=0&ei=m8CoWaWQFoapmwGZqbugDQ.

Pereira, V. C., Silva, C.B.M., & Maciel, C. (2013). Recursos e atividades para materiais autoinstrucionais em AVA. In: Maciel, C. (org.). Educação a distância: Ambientes virtuais de aprendizagem. Cuiabá: EduFMT.

Silva, E. D. (2008). Gêneros digitais como material didático nas aulas de língua portuguesa. In: Mercado, L. P. L. (org.). Práticas de formação de professores na educação a distância. Maceió: EDUFAL.

Silva, M. G. M. (2013). Mobilidade e construção do currículo na cultura digital. In: Almeida, M.E.B., SILVA, B.D., Dias, P. (org.). Cenários de inovação para a educação na sociedade digital. São Paulo: Edições Loyola.

Downloads

Publicado

24/12/2019

Como Citar

Blauth, I. F., Dias, N., & Scherer, S. (2019). WHATSAPP COMO AMBIENTE DE INTERAÇÕES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ENSAIOS DE ENCONTROS SÍNCRONOS E ASSÍNCRONOS. HOLOS, 6, 1–13. https://doi.org/10.15628/holos.2019.6298

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

<< < 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.