ENTRE ROSAS E ESPINHOS, A AVALIAÇÃO E A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2013.1026Resumo
RESUMO Este artigo discute a avaliação como estratégia que favorece a compreensão do processo de ensino e aprendizagem. Enredada em contradições e incertezas é um campo movente por onde circulam discursos e ações que visam medir e orientar a formação dos sujeitos. A educação a distância é mais um cenário que complexifica os desafios existentes, ampliando as possibilidades de discussão sobre autonomia, mediação pedagógica, professor, aluno em um contexto que requer a problematização sobre competências e habilidades, estratégias e programas. Autores como Pierre Lévy, Phlipe Perrenoud, Edgar Morin e Jussara Hoffmann subsidiam uma reflexão teórica e metodológica sobre a avaliação e a aprendizagem, competência e habilidade, programa e estratégia, permitindo considerar e concluir que: longe das oposições essas definições se alimentam de interfaces; distante da noção de resolução de problemas são condições que servem como alimento e estímulo a práxis docente na condução dos problemas; para além da perspectiva de que um desafio se institui para ser superado, assume-se a ideia de que este é perene no processo que envolve a formação em diferentes escalas. Palavras-chaves: Avaliação – Ensino a Distância – Competência – Habilidades – Estratégia.Downloads
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Publicado
19/03/2013
Como Citar
Troleis, A. L., & Dantas, E. M. (2013). ENTRE ROSAS E ESPINHOS, A AVALIAÇÃO E A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. HOLOS, 1, 256–267. https://doi.org/10.15628/holos.2013.1026
Edição
Seção
ARTIGOS