PRODUÇÃO E AVALIAÇÃO DO JOGO DIDÁTICO “TAPA ZOO” COMO FERRAMENTA PARA O ESTUDO DE ZOOLOGIA POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2016.4100

Palavras-chave:

Ensino de Zoologia, Jogos Didáticos, Ensino Fundamental, Atividades Lúdicas

Resumo

A busca por novas ferramentas no processo de ensino como alternativas dinâmicas de facilitação da compreensão de conteúdos relacionados a Ciências tem aumentado com o passar dos anos. O jogo didático pode ser considerado um instrumento de grande valia para este processo, uma vez que, além dos benefícios didáticos, ele proporciona o crescimento pessoal e intelectual dos discentes e fortalece as relações interpessoais dos mesmos. No presente trabalho, objetivou-se apresentar e analisar o jogo didático “Tapa Zoo”, que aborda a Zoologia como tema central. O trabalho foi realizado com duas turmas de sétimo ano do Ensino Fundamental Regular e com o docente responsável pelas aulas de Ciências destas turmas de uma escola municipal localizada em Santo Antônio de Pádua/RJ. O jogo didático elaborado fez uso de material de baixo custo e fácil aquisição e aborda características de classificação de espécies. Tendo em consideração que o conteúdo de Zoologia é deveras extenso, o que desmotiva os alunos no estudo desta área, o jogo didático foi de grande importância para despertar o interesse dos discentes e auxiliar no processo de ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Jean Carlos Miranda, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Biologia e Doutor em Ciências

Docente do Departamento de Ciências Exatas, Biológicas e da Terra do INFES/UFF.

Glaucia Ribeiro Gonzaga, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Ciências Naturais (Química Ambiental).

Docente do Departamento de Ciências Exatas, Biológicas e da Terra do INFES/UFF.

Rosa Cristina Costa, Universidade Federal Fluminense

Licencianda em Ciências Naturais

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Publicado

09/09/2016

Como Citar

Miranda, J. C., Gonzaga, G. R., & Costa, R. C. (2016). PRODUÇÃO E AVALIAÇÃO DO JOGO DIDÁTICO “TAPA ZOO” COMO FERRAMENTA PARA O ESTUDO DE ZOOLOGIA POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR. HOLOS, 4, 383–400. https://doi.org/10.15628/holos.2016.4100

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