POSSIBILIDADES DIDÁTICO-METODOLÓGICAS PARA O TRATO COM A LEI Nº 10.639/03 NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL.
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2018.2891Palavras-chave:
cultura corporal, escola, relações étnico-raciais.Resumo
O presente texto confronta a historicidade da Educação Física no Brasil com a Lei nº 10.639/03 (que obriga a história e a cultura afro-brasileira nos currículos das escolas de ensino fundamental e médio), buscando situar este componente curricular da educação básica na difusão e implementação da referida lei. O objetivo é propiciar discussões para a compreensão de um país culturalmente plural e de uma escola historicamente influenciada por projetos e práticas etnocêntricas. Em outro ponto sugere refletir sobre a importância de se combater toda forma de discriminação e desigualdade na escola e fora dela. Como trabalhar os temas da Cultura Corporal, transitando por uma educação étnico-racial é o que sugere o trabalho, além de analisar possibilidades didático-metodológicas que podem levar o sujeito a reconhecer o valor civilizatório da cultura africana e afro-brasileira.
Downloads
Referências
Demopoulos, A. W. J., Fry, B. & Smith, C. R. (2007). Food web structure in exotic and native mangroves: A Hawaii–Puerto Rico comparison. Oecologia,153(3), 675-686. doi: 10.1007/s00442-007-0751-x
Grando, B. S. Pinho. V. A.(2016) As questões étnico-raciais e a Educação Física: bases conceituais e epistemológicas para o reconhecimento das práticas corporais afro-brasileiras e indígenas. in Educação física escolar e relações étnico-raciais: subsídios para a implementação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008./ Corsino, Luciano Nascimento, Conceição Willian Lazaretti da (organizadores) – Curitiba: CRV. 2016. V.11.
Bracht, V. (1999) Educação Física e Ciência: cenas de um casamento (in)feliz. Ijuí, RS: Ed. UNIJUÍ.
Castellani Filho, L. (1998) Política educacional e educação física. Campinas, SP: Autores Associados, (Polêmicas do Nosso Tempo).
Dávila, J. (2006) Diploma de brancura: política social e racial no Brasil: 1917-1945. Tradução Cláudia Santana Martins. São Paulo: UNESP.
Foucault. M. (1987) Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de M. Lígia Ponde Vassalo. Petrópolis, RJ: Vozes.
Gramsci, A. (1981) Concepção dialética da história. 4. ed. Tradução Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
Hall. S. (2007) Quem precisa de identidade? In: SILVA, Thomaz Tadeu; HALL, Stuart; WOODWARD, Kathyn. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes. (Educação pós crítica)
IBGE. Produto Interno Bruto (PIB). 2005. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/>. Acesso em: 23 fev. 2008.
Kunz, E. (2004) Educação Física, ensino e mudança. Ijuí, RS: Ed. UNIJUÍ. (Educação Física).
LDB : Lei de diretrizes e bases da educação nacional. – Brasília : Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017. 58 p.
Mattos, I. G. (2007) A negação do corpo negro: representações sobre o corpo no ensino de educação física. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado da Bahia, Salvador.
Maranhão, F. (2016). Relações étnico-raciais no contexto da Educação Física Brasileira, in Educação física escolar e relações étnico-raciais: subsídios para a implementação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008./ Corsino. L. N, Conceição W. L. da (organizadores) – Curitiba: CRV. V.11.
Moreira, A.J, Silva, M. C. P. (2016) A Lei nº 10.639/2003 e o ensino da Educação Física: confrontos históricos, in Educação física escolar e relações étnico-raciais: subsídios para a implementação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008./ Corsino, L. N. Conceição W. L. (organizadores) – Curitiba: CRV. V.11.
Negro ganhará igual ao branco só daqui a mais três décadas. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 14 de maio 2008. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/003/00301009.jsp?ttCD_CHAVE=4469>. Acesso em: 18 maio 2008.
Oliveira, V. M. (2004) O que é educação física? São Paulo: Brasiliense. (Primeiros Passos).
Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Atlas do Desenvolvimento Humano da Região Metropolitana de Salvador. Disponível em: <http://www.pnud.org.br/publicacoes/atlas_salvador/index.php>. Acesso em: 3 fev. 2008
Rodrigues, A. C. L., Neira, M. G. (2016) Culturas negras e a educação física escolar: tematizando o samba, in Educação física escolar e relações étnico-raciais: subsídios para a implementação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008./ Corsino, L. N. Conceição W. L.(organizadores) – Curitiba: CRV. V.11.
Silva, M. C. P. (2003) Da educação física, moral e intelectual a um corpo idealizado: desvelando o discurso médico nas teses da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Tese. (Doutorado em Educação Física) - Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro.