O DANÇAR DO ARARUNA: COMPONDO UMA ESTÉTICA DO CORPO NA CULTURA POTIGUAR

Authors

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2016.2559

Keywords:

Estética, Dança, Corpo e Cultura, cultura

Abstract

O estudo tem a intenção de elaborar uma atmosfera estética do corpo e da cultura para a Educação Física tendo como principais componentes de reflexão as narrativas musicais do grupo Araruna e suas simbologias. Situamos esse grupo de danças tradicionais no mundo vivido fenomenológico de Merleau-Ponty, com o objetivo de compreendê-lo através da interpretação e imputação de sentidos contidos no universo estético das canções denominadas Araruna, Camaleão, Besouro, Mulher Rendeira e Mazurca. Essa musicalidade se configura como emblemático exemplar da tradição, pois mistura significações das culturas europeia e potiguar, fazendo com que o corpo habite, em sua memória, as simbologias da sexualidade, da natureza, do masculino e feminino, do sagrado e profano, do popular e erudito. Perspectivamos mobilizar outras reflexões que considerem a voz dos brincantes, o espaço, o tempo, a gestualidade da dança, o figurino, a maquiagem, entre outros componentes cênicos do Araruna, estando em sintonia com uma visão mais contemporânea da tradição. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Emanuelle Justino dos Santos, UFRN

Mestra em Educação Física - UFRN. Membro do Estesia: Grupo de pesquisa Corpo, Fenomenologia e Movimento - UFRN. Professora de Educação Física do curso de Pedagogia da Faculdade Estácio de Sá. 

Rosie Marie Nascimento de Medeiros, UFRN

Doutora em Educação - UFRN. Professora do Curso de Educação Física do Programa de Pós-Graduação em Educação Física - UFRN. Diretora artística do Grupo Parafolcórico da UFRN. 

References

ALVES, T. A. Módulo didático 1: Dança e pluralidade cultural. Natal/RN: UFRN, 2011.

CHAUÍ, M. Conformismo e resistência. São Paulo: Brasiliense, 1994.

CHEVALIER, J.; CHEERBRANT, A. Dicionário dos símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. Tradução V. C. Silva. 20 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1982.

COSTA, G.; CAVALCANTE, J. P. M. Araruna: sociedade de danças antigas e semi-desaparecidas – orgulho e patrimônio cultural do RN. Natal/RN: SESC, 2008.

ELIADE, M. Imagens e símbolos: ensaio sobre o simbolismo mágico-religioso. Tradução S. C. Tamerl. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

MARTINS, J. S. Araruna: das naturezas histórica, material e simbólica à espacialidade da cultura. Revista GEOTemas, n.3, v.1, p. 211-225. Disponível em: http://periodicos.uern.br/index.php/geotemas/article/view/602/370. Acessado em: 20 ago. 2013.

MEDEIROS, R. M. N. Uma educação tecida no corpo. São Paulo: Annablume, 2010.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. Tradução C. A. R. Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MONTEIRO, N. A. Um olhar sobre o Araruna: perspectivas para a dança na Educação Física. Natal/RN, 2007. Monografia de graduação – Departamento de Educação Física - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal/RN, 2007.

NÓBREGA, T. P. Uma fenomenologia do corpo. São Paulo: livraria da física, 2010.

NÓBREGA, T. P. A dança como poética do corpo e da vida. Natal/RN, 2008a. Disponível em: http://petrucia-blogcorpo.blogspot.com.br/?view=flipcard. Acesso em 02 mai. 2014.

NÓBREGA, T. P. Merleau-Ponty: o corpo como obra de arte e a inexatidão da verdade. In: Cronos - Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRN, v.9, n.2, p.393-403, jul./dez., 2008b.

PAVIS, P. A análise dos espetáculos: teatro, mímica, dança, dança-teatro, cinema. Tradução S. S. Coelho. São Paulo: Perspectiva, 2003.

PORPINO, K. O. Dança é educação: interfaces entre corporeidade e estética. Natal/RN: EDUFRN, 2006.

SARLO, B. Culturas populares, velhas e novas. In: B. SARLO (Org.). Cenas da vida pós-moderna: intelectuais, arte e vídeo cultura na Argentina. Tradução S. Alcides. 3 ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2004.

VIEIRA, M. S. Pastoril: uma educação celebrada no corpo e no riso. Jundiaí: Paco editorial: 2012.

Published

23/06/2016

How to Cite

Santos, E. J. dos, & Medeiros, R. M. N. de. (2016). O DANÇAR DO ARARUNA: COMPONDO UMA ESTÉTICA DO CORPO NA CULTURA POTIGUAR. HOLOS, 3, 338–351. https://doi.org/10.15628/holos.2016.2559

Issue

Section

ARTIGOS

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

<< < 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.