RODOPIANDO COM O “SACI-PERERÊ”: MOVIMENTOS DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2014.2524Palavras-chave:
educação infantil, cultura, brincar, folclore, imaginação.Resumo
Os contos e as lendas do folclore brasileiro apresentam uma riqueza ímpar tanto de personagens quanto de temas e permitem que trechos e traços da história nacional sejam trazidos em suas singularidades e universalidades. A lenda do “Saci-Pererê”, representada por um menino negro de uma perna só e que fuma um cachimbo, nasce da mestiçagem brasileira, da fusão de etnias, culturas, conhecimentos, crenças e valores em que uma geografia se impõe (CASCUDO, 1954; MEIRELES, 1983; ANDRADE, 1976). A ideia da liberdade é representada por esse personagem que aparece e desaparece com o vento, fazendo peraltices por meio dos poderes mágicos de seu gorro vermelho. Esse trabalho tem como objetivo narrar uma experiência pedagógica realizada com crianças de 02 a 06 anos de idade, em uma escola pública do município de Campinas-SP, a partir de procedimentos de ensino realizados com contos e lendas do folclore. Diversos personagens, como o “Saci-Pererê”, a “Cuca” e o “Boitatá”, ganharam vida por meio da imaginação, aparecendo em nosso cotidiano e instigando diversas brincadeiras com as crianças, como as de aparecer e desaparecer com o vento, saltitar, fazer mágicas e misturar os brinquedos, por exemplo. Concluímos que, ao aproximarmos as crianças das manifestações folclóricas presentes em nosso dia-a-dia, valorizamos outros conhecimentos, abrindo caminhos diferentes para curiosidades e experiências infantis (BOSI, 1992; KISHIMOTO, 1998). Como resultado desse trabalho, percebemos o enriquecimento do repertório das brincadeiras infantis e o interesse e a participação da comunidade com suas vivências, lembranças e narrativas que constituem memórias da infância.
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