A PRESENÇA/AUSÊNCIA DA (NOVA) SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO NAS DISSERTAÇÕES SOBRE O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores/as

  • Valci Melo Universidade Federal de Alagoas (UFAL) Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Centro de Educação (CEDU) Membro do Grupo de Pesquisa Educação & Ciências Sociais.
  • Vanessa do Rêgo Ferreira Universidade Federal de Alagoas (UFAL) Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Centro de Educação (CEDU) Membro do Grupo de Pesquisa Educação & Ciências Sociais

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2014.2373

Palabras clave:

Sociologia da Educação, Nova Sociologia da Educação, Ensino de Sociologia.

Resumen

Este trabalho busca responder se e de que modo as contribuições teóricas da Sociologia da Educação e da Nova Sociologia da Educação estão presentes nas dissertações de mestrado cujo tema desenvolve-se acerca do ensino de Sociologia em nível médio. Para tal, em um primeiro momento fazemos uma breve caracterização da Sociologia da Educação e da Nova Sociologia da Educação enquanto campos de conhecimento e investigação científica para, em seguida, analisarmos através das temáticas, autores e enfoques presentes em 43 dissertações produzidas principalmente em Programas de Pós-Graduação em Educação ou Ciências Sociais/Sociologia a presença ou ausência do campo científico em tela. Por fim, verifica-se que somente cerca de um terço das produções analisadas apresentam alguma contribuição direta deste campo científico e que tal presença se caracteriza como um movimento crescente nos estudos desenvolvidos a partir do ano de 2006 - e com maior ênfase no Sul do País que concentra mais da metade das dissertações com este perfil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Valci Melo, Universidade Federal de Alagoas (UFAL) Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Centro de Educação (CEDU) Membro do Grupo de Pesquisa Educação & Ciências Sociais.

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL, 2011), licenciando em Ciências Sociais e mestrando em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Também é professor de Ensino Fundamental 1 na rede pública municipal de São José da Tapera - AL.

Vanessa do Rêgo Ferreira, Universidade Federal de Alagoas (UFAL) Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Centro de Educação (CEDU) Membro do Grupo de Pesquisa Educação & Ciências Sociais

Mestranda em Educação Brasileira no Programa de Pós- Graduação em Educação do CEDU/UFAL e professora de Sociologia pela Secretaria do Estado da Educação e do Esporte de Alagoas

Citas

ALMEIDA, Djair Lázaro de. Educação Moral e Cívica na Ditadura Militar: um estudo dos manuais didáticos. 2009. 182f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 2009.

ALVES, Elaine Gonçalves. Interface pedagógica virtual para a prática docente de sociologia: o portal Centro de Referência Virtual do professor (CRV). 2013. [s.n]. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.

ALVES, Maria Adélia. Filmes na escola: uma abordagem sobre o uso de audiovisuais (vídeo, cinema e programas de TV) nas aulas de Sociologia do Ensino Médio.

[s.n]. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001.

APPLE, Michael W. Políticas culturais e educação. Portugal: Porto Editora, 1999.

______. Para além da lógica do mercado: compreendendo e opondo-se ao neoliberalismo. Rio de Janeiro, 2005.

BEHRING, Elaine Rosseti; BOSCHETTI, Ivanete. Política social: fundamentos e história. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008 (tradução: Reynaldo Bairão).

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 1996.

______. Lei n.º 11.648, de 2 de junho de 2008. Altera o art. 36 da lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias nos currículos do ensino médio. Diário Oficial da União, Brasília, 3 de junho de 2008.

CAJU, Andréia Vânia Ferreira. Análise da disciplina Sociologia na Educação Profissional: reflexões a partir de um estudo de caso. 2005. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2005.

CARIDÁ, Ana Carolina Bordini Brabo. Sociologia no ensino médio: diretrizes curriculares e trabalho docente. 2014. 145f. Dissertação (Mestrado em Sociologia Política) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.

CARVALHO, Tatiane Kelly Pinto de. Ensino de sociologia: elementos da prática docente no ensino médio. 2012. 185f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012.

COAN, Marival. A Sociologia no ensino médio, o material didático e a categoria trabalho. 2006. [s.n]. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.

CUNHA, Patrícia. O ensino de Sociologia: uma experiência em sala de aula.

[s.n]. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2009.

DIAS, Fernando Correia. Durkheim e a Sociologia da Educação no Brasil. Em Aberto, Brasília, ano 9, n. 46, p. 33-48, abr. jun. 1990.

DURKHEIM, Émile. Educação e sociologia. In: FILLOUX, Jean-Claude. Émile Durkheim. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. (tradução: Celso do Prado Ferraz de Carvalho, Miguel Henrique Russo - Coleção Educadores).

ERAS, Lígia Wilhelms. O trabalho docente e a discursividade da autopercepção dos professores de sociologia e filosofia no ensino médio em Toledo/PR. 2006. 277 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Paraná, 2006.

FEIJÓ, Fernanda. A sociologia contemporânea na sala de aula: (re)pensando algumas perspectivas para o ensino das ciências sociais no ensino médio. 2012. 123f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Araraquara (SP), 2012.

FERREIRA, Eduardo Carvalho. Sobre a noção de conhecimento escolar de Sociologia. 2011. [s.n]. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, 2011.

FILLOUX, Jean-Claude. Émile Durkheim. Recife: Fundação Joaquim Nabuco; Editora Massangana, 2010. (tradução: Celso do Prado Ferraz de Carvalho, Miguel Henrique Russo - Coleção Educadores).

FIREMAN, Eleclézia de Oliveira. Uma abordagem sociológica do relato da obrigatoriedade do ensino de sociologia no Ensino Médio. 2012. 105f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012.

FLORÊNCIO, Maria Amélia de Lemos. O ensino da sociologia no nível médio e as contradições institucionais de sua obrigatoriedade. 2011. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.

FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

______. Sociologia das desigualdades de acesso à educação: principais orientações, principais resultados desde 1965. In: FORQUIN, Jean Claude (org.) Sociologia da educação: dez anos de pesquisa. Petropólis: Vozes, 1995 (tradução: Guilherme João de Freitas Teixeira).

GOODSON, Ivor F. Currículo: teoria e história. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

______. As políticas de currículo e de escolarização: abordagens históricas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

GUELFI, Wanirley Pedroso. A Sociologia como disciplina escolar no Ensino Secundário brasileiro (1925-1942). 2001. 194f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, 2001.

HANDFAS, Anita. O estado da arte do ensino de Sociologia na Educação Básica: um levantamento preliminar da produção acadêmica. Inter-legere, Natal, RN, n. 9, p. 386-400, jul./dez. 2011. Disponível em: http://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4403. Acesso em: 22 set. 2013.

______.; MAÇAÍRA, Julia Polessa. O estado da arte da produção científica sobre o ensino de sociologia na educação básica. BIB, São Paulo, nº 74, pp. 43-59, jul. 2014.

LENNERT, Ana Lucia. Professores de Sociologia: relações e condições de trabalho. 2009. [s.n]. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.

LEODORO, Silvana Aparecida Pires. A disciplina Sociologia no Ensino Médio: perspectivas de mediação pedagógica e tecnológica. Um diálogo possível. 2009. 252f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

LIMA, Alexandre Jerônimo Correia. Teorias e métodos em pesquisa sobre ensino de sociologia. 2012. 298f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina, 2012.

LIMA, Fabiana Conceição Ferreira de. A sociologia no ensino médio e sua articulação com as concepções de cidadania dos professores. 2012. 130f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco, 2012.

MASCARENHAS, Alexandra Garcia. As representações dos professores e estudantes sobre a sociologia no ensino médio: investigando as comunidades virtuais do Orkut. 2012. 129f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas (RS), 2012.

MEUCCI, Simone. A institucionalização da sociologia no Brasil: os primeiros manuais e cursos. 2000. [s.n]. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas (SP), 2000.

MORAES, Luiz Fernando Nunes. Da Sociologia cidadã à cidadania sociológica: as tensões e disputas na construção dos significados de cidadania e do ensino de sociologia, 2009. 240 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Paraná, Paraná, 2009.

MOREIRA, Antonio Flávio. Currículos e programas no Brasil. Campinas: Papirus (1990), 10ª ed., 2003.

______.; SILVA, Tomaz Tadeu da (orgs.). Currículo, cultura e sociedade. 4. ed. São Paulo,Cortez, 2000.

MOTA, Kelly Cristine Côrrea da Silva. Os lugares da Sociologia na educação escolar de jovens do ensino médio: formação ou exclusão da cidadania e da crítica? 2003. 222 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS, 2003.

MOTTA, Átila Rodolfo Ramalho. Que sociologia é essa? Análise da recontextualização pedagógica do conhecimento sociológico. 2012. 177f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina (PR), 2012.

MOURA, Neide de Lima. O papel da sociologia na formação do jovem: perspectivas dos estudantes. 2012. 147f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2012.

NOGUEIRA, Maria Alice. A sociologia da educação do final dos anos 60 / início dos anos 70: o nascimento do paradigma da reprodução. Em Aberto, Brasília, ano 9, n. 46, p. 49-58, abr. jun. 1990.

OLIVEIRA, Dalta Motta de. A prática pedagógica dos professores de Sociologia: entre a teoria e a prática. 2007. [s.n]. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, 2007.

PAVEI, Katiuci. Reflexões sobre o ensino e a formação de professores de Sociologia. 2008. [s.n]. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.

PEREZ, Cilmara Ferrari. A formação sociológica de normalistas nas décadas de 20 e 30. 2002. [s.n]. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas (SP), 2002.

PERUCCHI, Luciane. Saberes sociológicos nas escolas de nível médio sob a ditadura militar: os livros didáticos de OSPB. 2009. [s.n]. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.

PETITAT, André. Produção da escola, produção da sociedade: análise sócio-histórica de alguns momentos decisivos da evolução escolar no ocidente. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994 (tradução: Eunice Gruman).

PRADO, Gregório Antonio Fominski do. Quando o ensino desafia a ciência: algumas questões presentes nos processos de ensino-aprendizagem da sociologia. 2013. 226f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina (PR), 2013.

RÊSES, Orlando da Silva. E com a palavra: os alunos - estudo das representações sociais dos alunos da rede pública do Distrito Federal sobre a Sociologia no ensino médio. 2004. 134f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Brasília, Brasília, 2004.

RODRIGUES, Shirlei. Cidadania e espaço público a partir da escola: resgate, recriação ou abandono? 2007. [s.n]. Dissertação (Mestrado em Sociologia) Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Brasília, Brasília, 2007.

ROMANO, Fábio Geraldo. A luta em defesa da sociologia no Ensino Médio (1996-2007): um estudo sobre a invenção das tradições. 2009. 155f. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista, Araraquara (SP), 2009.

ROSA, Maristela. O trabalho docente com a disciplina de Sociologia: algumas reflexões sobre o ser professor no ensino médio da rede pública de Santa Catarina. 2009. [s.n]. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.

SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998 (tradução de Ernani F. da F. Rosa).

SANTOS, Mário Bispo dos. A Sociologia no ensino médio: o que pensam os professores da rede pública do Distrito Federal. 2002. 170 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Brasília, Brasília, 2002.

SANTOS, Renata Oliveira dos. A implementação da sociologia nas instituições privadas paranaenses: um estudo sociológico. 2011. [s.n]. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá (PR), 2011.

SARANDY, Flávio Marcos Silva. A Sociologia volta à escola: um estudo dos manuais de Sociologia para o ensino médio no Brasil. 2004. 142 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.

SENNA, Alecrides Jahne Raquel Castelo Branco de. Diálogos com o homem imaginário: pensando o uso de imagens no ensino de sociologia. 2012. 91f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.

SILVA, Kátia Karine Duarte da. Políticas educacionais para a inserção da sociologia no ensino médio em Mato Grosso do Sul (1999-2010). 2012. 169f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2012.

SILVA, Tomaz Tadeu da. A sociologia da educação entre o funcionalismo e pós-modernismo: os temas e os problemas de uma tradição. Em Aberto, Brasília, ano 9, n. 46, p. 3-12, abr. jun. 1990.

______. O que produz e o que reproduz em educação: ensaios de sociologia da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.

______. Teorias do currículo: uma introdução crítica. Portugal: Porto Editora, 2000.

SOARES, Jefferson da Costa. O ensino de Sociologia no Colégio Pedro II (1925-1941). 2009. 139f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.

SOUZA, Shelley. A defesa da disciplina Sociologia nas políticas para o ensino médio de 1996 a 2007. 2008. [s.n]. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.

STEMPKOWSKI, Ivete Fatima. A influência social na construção do conhecimento: a formação dos currículos de Sociologia no ensino médio. 2010. [s.n]. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.

TAKAGI, Cassiana Tieme Tedesco. Ensinar sociologia: análise dos recursos de ensino na escola média. 2007. [s.n]. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

VAN HAECHT, Anne. A emergência da sociologia “crítica” da educação. In: ______. Sociologia da educação: a escola posta à prova. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008 (tradução: Sandra Loguercio).

YOUNG, Michael F. D. Conhecimento e currículo: do socioconstrutivismo ao realismo social na Sociologia da Educação. Portugal: Porto Editora, 2010 (tradução de Jorge Ávila de Lima).

______. Michael F. D. O currículo do futuro: da “Nova Sociologia da Educação” a uma teoria crítica do aprendizado. Campinas, SP: Papirus, 2000.

ZANARDI, Gabriel. A re-introdução da Sociologia nas escolas públicas: caminhos e ciladas para o trabalho docente. 2009. [s.n]. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Araraquara, SP, 2009.

Publicado

07/01/2015

Cómo citar

Melo, V., & Ferreira, V. do R. (2015). A PRESENÇA/AUSÊNCIA DA (NOVA) SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO NAS DISSERTAÇÕES SOBRE O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. HOLOS, 6, 145–160. https://doi.org/10.15628/holos.2014.2373

Número

Sección

ARTIGOS

Artículos similares

<< < 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.