ESCOLA RURAL RIBEIRINHA NA RESERVA EXTRATIVISTA LAGO DO CUNIÃ, AMAZÔNIA PORTOVELHENSE DO BAIXO MADEIRA, RONDÔNIA
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2025.18553Palavras-chave:
Ensino ribeirinho, ensino rural, professor ruralResumo
A pesquisa teve como objetivo compreender e analisar o que é ser professor na escola rural ribeirinha da Reserva do Lago do Cuniã, no Baixo Madeira, Amazônia rondoniense de Porto Velho. A indagação: o que é ser docente na escola rural ribeirinha na Reserva Extrativista do Lago do Cuniã? Em termos metodológicos a pesquisa é de abordagem qualitativa e as fontes são bibliográficas, narrativas de entrevistas semiestruturadas com dois professores que lecionam em turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da escola municipal rural ribeirinha Francisco Braga, fotografias e legislações. Perceberam-se diferentes dinâmicas e abordagens educacionais significativas realizadas para viabilizar processos de ensino e aprendizagem na escola rural ribeirinha.
Downloads
Referências
ALMEIDA, C. (2021). "Contribuições da pesquisa científica para a conservação da Reserva Extrativista Lago do Cuniã". Revista de Estudos Amazônicos, 15(2), 45-60.
BARROS, J. A., FERREIRA, N. V. C. (2020). Educação rural: ações pedagógicas e infâncias. Revista Exitus. v. 10, 2020. DOI:10.24065/2237-9460.
BARROS, J. A., MATIAS, J. C., NUNES, M. J. de (2021). Escolas rurais na região amazônica: traços da política e administração pública em Rondônia. Revista de Educação Pública, v. 30, p.1-24, jan./dez. DOI: doi.org/10.29286/rep.v30ijan/dez
BARROS, J. A.; NUNES, M. J. de O.; SILVA, A. L. (2023). Memórias de professoras na região amazônica: trabalho e modos de ensinar em escolas rurais no terceiro quartel do Século XX. Cadernos de História da Educação, v.22, p.1-23,e152. 2023. DOI 10,14393/che-v 22-2023-152 . ISSN 1982-7806
Brasil. Constituição Federal. Planalto (1988). Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 08 de junho. De 2024.
Brasil. Lei 9364. Planalto (1966). Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 08 de junho. De 2024.
CANÁRIO, R. (2000). A escola no mundo rural: contributos para a construção de um objecto de estudo. Educação, Sociedade & Cultura, n. 14, p. 121-139. Disponível em: https://www.fpce.up.pt/ciie//revistaesc/ESC14/14-7-canario.pdf. Acesso em: 26 fev. 2024.
CERTEAU, M. de. (2002). A invenção do cotidiano: artes de fazer. 7ed. Petrópolis: Vozes. v.1.
COSTA, S. R. da; BARROS, J. A.(2021). Escolas rurais ribeirinhas do Baixo Madeira em Rondônia em fins do primeiro quartel do Século XXI. In: FARIA, Wendell Fiori de et al. Educação em foco: pesquisa em Educação na Amazônia. Porto Velho, EDUFRO. p. 230-248. Disponível em: https://edufro.unir.br/uploads/08899242/Colecao%20pos%20UNIR/01%20EDUCACAO_EM_FOCO.pdf. Acesso em: 30 nov. 2024.
ESTÊVÃO, F. M. M. (2025). História da escola rural ribeirinha Francisco Braga na Reserva Extrativista Lago do Cuniã - RESEX, região do Baixo Madeira na Amazônia rondoniense (1950 a 2023). 2025. 177 f. Dissertação: Curso de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado Profissional (PPGEEProf), Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho.
FARIA. W. F., FRANÇA. R. F. C., Barba. C. H. & Souza. M. M. (2021). Educação em foco: pesquisa em educação na Amazônia. Coleção Pós-graduação da UNIR EDUFRO. 2021.. Acesso em: 02 de junho. De 2024. ISBN: 978-65-87539-60-7 (digital). DOI: 10.47209/978-65-87539-60-7
GIMONET, J.C Praticar e compreender a Pedagogia da Alternância dos CEFFAs. Petrópolis: Editora Vozes; Paris: AIMFR, 2007.
GUBERT, A. S., BERNARDO, A. L. L. & ALBERLÂNDIA, J. A. R. (2022). As possibilidades da educação integral politécnica no ensino médio de tempo integral em porto velho: uma análise histórico-crítica. Colóquio do Museu Pedagógico-ISSN 2175-5493, v. 14, n. 1, p. 698-701.
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Disponível em: http://www.icmbio.gov.br/. Acesso em: 22/05/2024.
MACIEL. K. D. C., BRUM, P. F. R & Gritti, M. S. (2019). Os desafios da Educação no Campo em tempos de Cibercultura. RELACult-Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade. v. 5, 2019. https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1276.
MENDES, D. M., WANDERLEY, K. K. S & Souza, K. F. (2022). Práticas comunitárias e currículo: educação do campo, das águas e florestas na Região Norte e Nordeste. Revista e-Curriculum, v. 20, n. 1, p. 279-301. 2022. ISSN 1809-3876. DOI http://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p279-301.
NUNES, M. J. de O.; BARROS, J. A. (2022). Alteridade: o outro na pesquisa em Educação. Revista Teias, [S.l.], v. 23, n. 68, p. 405-421, mar. ISSN 1982-0305. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/57198. Acesso em: 14 fev. 2025.
OLIVEIRA, L. F. & Silva, R. S. (2018). Reserva Extrativista Lago do Cuniã: Uma Análise Socioambiental. Revista Amazonense de Geografia, 5(9). 58-73.
SANTOS, M. (2020). "Manejo florestal comunitário na Reserva Extrativista Lago do Cuniã: Uma análise socioeconômica". Cadernos de Desenvolvimento Sustentável, 8(1), 112-125.
SILVA, R. (2018). "Caracterização ambiental da Reserva Extrativista Lago do Cuniã". Revista Amazônica de Estudos Ambientais. 5(3). 75-88.
SILVA, R. (2018). "Caracterização ambiental da Reserva Extrativista Lago do Cuniã". Revista Amazônica de Estudos Ambientais, 5(3), 75-88.
SILVA, R. (2018). "Práticas extrativistas e conservação da biodiversidade na Amazônia: estudo de caso na Reserva Extrativista Lago do Cuniã". Revista de Estudos Amazônicos, 15(2), 45-60.
SOUZA, A. B., & ALMEIDA, C. D. (2019). "A criação da Reserva Extrativista Lago do Cuniã: Uma análise socioambiental". Revista Amazônica de Estudos Ambientais, 6(2), 85-102.
SOUZA, A. B., & ALMEIDA, C. D. (2019). "Participação comunitária na gestão da Reserva Extrativista Lago do Cuniã." Cadernos de Gestão Ambiental, 7(1), 65-78.
SOUZA, A. B., & ALMEIDA, C. D. (2019). O papel das comunidades tradicionais na conservação da Reserva Extrativista Lago do Cuniã. Anais do Seminário de Pesquisa em Ciências Ambientais, 10(2), 124-138.
SOUZA, L. (2019). "Conservação e desenvolvimento sustentável na Reserva Extrativista Lago do Cuniã". Boletim Amazônico de Desenvolvimento Sustentável, 5(1), 112-125.
TORRES, É. Y.; NERY, M. S.; Bezerra, C. S. G. B. (2022). Adaptações curriculares como componente da formação docente. Conjecturas, v. 22, n. 3, p. 150-166, 2022.
WWF-Brasil. Disponível em: https://www.wwf.org.br/. Acesso em: 02/06/2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

































