A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2021.13424

Palavras-chave:

Trabalho pedagógico, Pedagogia Histórico-Crítica, Práxis, Transformação Social

Resumo

O artigo intenciona discutir a organização do trabalho pedagógico na perspectiva do construto teórico proposto pela Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Decorre de uma abordagem crítica, da revisão literária, que resgata os fundamentos histórico-ontológicos da relação trabalho-educação como atividade própria do ser humano, apoiada nos pressupostos basilares do materialismo histórico-dialético para a compreensão da realidade social. Apresenta a coerência do trabalho pedagógico multidimensional com os fundamentos da PHC e seus vínculos com a filosofia da práxis para romper a lógica economicista das pedagogias hegemônicas. Aponta a pertinência da apropriação dos princípios da PHC pela escola como possibilidade de disputar uma formação contra hegemônica

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Biografia do Autor

Luziane Said Cometti Lélis, Secretaria Municipal de Educação Belém/PA Secretaria Estadual de Educação/PA

Coordenadora Pedagógica da Escola Básica

Dinair Leal da Hora, Universidade Federal do Pará

Professora Adjunta da UFPA. Docente Permanente dos PPS's Curículo e Gestão da Escola Básica e Doutorado em Educação na Amazônia

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Publicado

07/01/2022

Como Citar

Lélis, L. S. C., & da Hora, D. L. (2022). A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. HOLOS, 8, 1–15. https://doi.org/10.15628/holos.2021.13424

Edição

Seção

Dossiê - Pedagogia Histórico-crítica: ciência, currículo e didática

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