PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA E POSICIONAMENTO ATIVISTA TRANSFORMADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2021.13210Palavras-chave:
Early Childhood Education, Educational Practices, Historical Critical Pedagogy, Transforming Activist Positioning.Resumo
Objetivamos refletir sobre as práticas na educação infantil a partir das contribuições da Pedagogia Histórico-crítica (PHC) e do Posicionamento Ativista Transformador (PAT), desenvolvidos por Saviani (2013) e Stetsenko (2017) como desdobramentos das teorias marxista e vigotskiana para a educação. O texto é produto de pesquisas e estudos realizados nos Programas de Pós-Graduação em Educação da UFSC e da UFPB, e em ações extensionistas sobre formação de professores no âmbito do HISTEDBR Nacional. Tendo como fundamento a PHC, o PAT e o materialismo histórico-dialético, entendemos que mais importante do que compreender a criança no presente, é descobrir como transformá-la, visando sua emancipação real e substancial. Criticamos a formação escolar dual e disciplinante vigente desde a revolução industrial para os filhos da classe trabalhadora e defendemos uma educação infantil ativista e transformadora, que permita o acesso das crianças ao conhecimento historicamente acumulado e à formação humana crítica, condições essenciais para a superação das desigualdades e das opressões no sistema capitalista.
Downloads
Referências
Ariés, P. (2015) História social da criança e da família. 2ª edição. Rio de Janeiro: LTC.
Brasil. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal.
Conde, S. F. e Costa, M. J. (2019) Contribuições da pedagogia socialista para a educação da infância no movimento dos trabalhadores rurais sem terra. Perspectiva, Florianópolis, v. 37 n. 4, p. 887-903, doi: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e54987 DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e54987
Conde, S. F. (2016) A escola e a exploração do trabalho infantil na fumicultura catarinense. ED. EM DEBATE, UFSC - Florianópolis, SC.
Conde, S. F; Vianna, E.; Pole, A. (2021) A cooptação neocolonial da agencia por meio da patologização da pobreza, da diversidade e da desigualdade nos EUA e como enfrentá-la por meio de uma educação ativista e transformadora. In: Cadernos CIMEAC – v. 11, n. 1, 2021. ISSN 2178-9770 UFTM | Uberaba – MG, Brasil. (p. 1-26). DOI: https://doi.org/10.18554/cimeac.v11i1.5247
Figueira, P. de A. (2002) A educação de um ponto de vista histórico. In: INTERMEIO: Revista do Mestrado de Educação. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Gomes, Â. de C. (1988) A invenção do trabalhismo. Rio de Janeiro: Vértice editora, 1988.
Gramsci, A. (2009) Os intelectuais e a organização da cultura. 8ª. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
Hermida, J. F. e Conde. S. F. (2021) Criança, infância e educação na perspectiva da classe trabalhadora (no prelo). DOI: https://doi.org/10.29388/978-65-86678-91-8-0-f.155-178
Hermida, J. F. (2020a) História social da criança proletária: as infâncias roubadas nos processos de reprodução do capital nos séculos XVIII e XIX. (Tese de Professor Titular). Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.
Hermida, J. F. (2020b) História social da criança proletária: contribuições da obra de Friedrich Engels para a compreensão do tema. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 20, p. e020058, 2020. DOI: 10.20396/rho.v20i0.8660883. DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8660883
Klein, L. R. (2012) Cadê a Criança do Áries que Estava Aqui? A Fábrica Comeu... In: IX Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas sobre “HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL” Universidade Federal da Paraíba – João Pessoa – 31/07 a 03/08/2012 – Anais Eletrônicos – ISBN 978-85-7745-551-5
Klein, L. R. (2009) O embate pelas leis fabris do século XIX e a definição das idades do trabalho: um estudo sobre a constituição das noções de infância e adolescência. Monografia de conclusão de curso. Curitiba: UTFPR, 2009.
Kramer, S. (2017) A política do pré-escolar no Brasil: a arte do disfarce. Rio de Janeiro: Achiamé.
Krupskaia, N. K. (2017) A construção da Pedagogia Socialista. São Paulo: Expressão Popular.
Leontiev, A. N. Uma contribuic?a?o a? teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: Vigotski, L. V.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. [Orgs.] (2006). Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Sa?o Paulo: I?cone.
Manacorda, M. A. (2006) História da Educação: da antiguidade aos nossos dias. São Paulo: Cortez.
Marx, K. e Engels, F. (2010) Manifesto comunista. 1ª. ed. São Paulo: Boitempo.
Marx, K. e Engels, F. (2007) A Ideologia Alemã. São Paulo: Boitempo.
Marx, K. (2010) Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2010.
Marx, K. (2013) O capital. Livro 1: o processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo.
Meszáros, I. (2006) A educação para além do Capital. São Paulo: Boitempo editorial.2006.
Nosella, P. (2002) A Linha vermelha do planeta infância: o socialismo e a educação da criança. In: Os intelectuais na história da infância. FREITAS, Marcos Cezar de; KUHLMANN JR., Moysés (Orgs.) São Paulo: Cortez.
Pistrak, M. M. (2009) A Escola-Comuna. São Paulo: Expressão. Popular, 2009
Saviani, D. (2019) Pedagogia histórico-crítica, quadragésimo ano: novas aproximações. Campinas: Autores Associados.
Saviani, D. (2013) Pedagogia histórico-crítica. 11ª. ed. revisada. Campinas: Autores Associados.
Saviani, D. e Duarte, N. (orgs.) (2012) Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas: Autores Associados. DOI: https://doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9697
Shulgin, V.N. (2013) Rumo ao Politecnismo. São Paulo: Expressão Popular.
Stetsenko (2017). THE TRANSFORMATIVE MIND: EXPANDING VYGOTSKY'S APPROACH TO DEVELOPMENT AND EDUCATION. CAMBRIDGE UNIVERSITY. DOI: https://doi.org/10.1017/9780511843044
Thompson, E. P. (2002a) A formação da classe operária inglesa I (A árvore da liberdade). São Paulo: Paz e Terra.
Thompson, E. P. (2002b) A formação da classe operária inglesa II (A maldição de Adão). São Paulo: Paz e Terra.
Vigotski, L. S. (2001) A formac?a?o social da mente. Sa?o Paulo: Martins Fontes.