COVID-19 E O CASO DAS NOVÍSSIMAS UNIVERSIDADES FEDERAIS: HÁ UMA POSSÍVEL RELAÇÃO DE APRENDIZAGEM À DEMOCRACIA E AO COMUM?

Autores

  • Ives Romero Tavares do Nascimento Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social / Centro de Ciencias Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Cariri https://orcid.org/0000-0002-3314-6618
  • Cinthia Lima dos Santos Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social / Centro de Ciencias Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Cariri https://orcid.org/0000-0002-9154-0525

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2022.11560

Palavras-chave:

Covid-19, novíssimas universidades federais, questão social acrescida, comum, mundo pós-pandêmico.

Resumo

Este ensaio tem como objetivo estabelecer uma possível relação de aprendizagem institucional e organizacional a de resposta social aos problemas ocasionados pela emergência sanitária de Covid-19, a partir da experiência brasileira de criação das chamadas novíssimas universidades federais. Nestas instituições, preponderou a participação e o engajamento para que pudessem ser formatadas a partir da lógica da educação regionalizada, como potencializadora de processos de desenvolvimento territorial. Essa relação teórico-reflexiva é construída a partir das considerações de Tenório (2020) e Giannella (2020) sobre os efeitos sociais da Covid-19 no que diz respeito à questão social acrescida, no que toca a uma necessária repactuação democrática, e à redefinição do Comum num mundo pós-pandêmico, respectivamente. Ao final, este ensaio propõe que a experiência das novíssimas universidades federais pode ser uma importante instrumentalização para a concretização de respostas aos questionamentos trazidos para esta contribuição.

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Biografia do Autor

Ives Romero Tavares do Nascimento, Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social / Centro de Ciencias Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Cariri

Doutor em Administração Pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Cariri (CCSA/UFCA). Pesquisador do Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social (LIEGS). Bolsista de Produtividade em Pesquisa, Estímulo à Interiorização e à Inovação Tecnológica (BPI/Funcap/CE)

Cinthia Lima dos Santos, Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social / Centro de Ciencias Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Cariri

Graduanda em Administração Pública e Gestão Social pela da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Membro do Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social (LIEGS). Bolsista de Iniciação Científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

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Publicado

07/01/2022

Como Citar

Nascimento, I. R. T. do, & Santos, C. L. dos. (2022). COVID-19 E O CASO DAS NOVÍSSIMAS UNIVERSIDADES FEDERAIS: HÁ UMA POSSÍVEL RELAÇÃO DE APRENDIZAGEM À DEMOCRACIA E AO COMUM?. HOLOS, 2, 1–18. https://doi.org/10.15628/holos.2022.11560

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