COVID-19 E O CASO DAS NOVÍSSIMAS UNIVERSIDADES FEDERAIS: HÁ UMA POSSÍVEL RELAÇÃO DE APRENDIZAGEM À DEMOCRACIA E AO COMUM?
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2022.11560Palavras-chave:
Covid-19, novíssimas universidades federais, questão social acrescida, comum, mundo pós-pandêmico.Resumo
Este ensaio tem como objetivo estabelecer uma possível relação de aprendizagem institucional e organizacional a de resposta social aos problemas ocasionados pela emergência sanitária de Covid-19, a partir da experiência brasileira de criação das chamadas novíssimas universidades federais. Nestas instituições, preponderou a participação e o engajamento para que pudessem ser formatadas a partir da lógica da educação regionalizada, como potencializadora de processos de desenvolvimento territorial. Essa relação teórico-reflexiva é construída a partir das considerações de Tenório (2020) e Giannella (2020) sobre os efeitos sociais da Covid-19 no que diz respeito à questão social acrescida, no que toca a uma necessária repactuação democrática, e à redefinição do Comum num mundo pós-pandêmico, respectivamente. Ao final, este ensaio propõe que a experiência das novíssimas universidades federais pode ser uma importante instrumentalização para a concretização de respostas aos questionamentos trazidos para esta contribuição.
Downloads
Referências
Almeida Filho, N. & Souza, Souza, L. E. (2020). Uma protopia para a universidade brasileira. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 28(105). Recuperado de https://doi.org/10.14507/epaa.28.5525.
Andriola, W. B. & Suliano, D. C. (2015). Avaliação dos impactos sociais oriundos da interiorização da Universidade Federal do Ceará (UFC). Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 96(243), 282-298. Recuperado de https://doi.org/10.1590/S2176-6681/339512841.
Arruda, A. L. B. & Gomes, A. M. (2015). Democratização da educação superior: Um estudo sobre a política REUNI. Currículo sem Fronteiras. 15 (2). 543-561. Recuperado de http://www.curriculosemfronteiras.org/vol15iss2articles/arruda-gomes.pdf.
Baptista, N. Q. & Campos, C. H. (2013). Educação contextualizada para a convivência com o semiárido. In Conti, I. C. & Schroeder, E. O. (Orgs.), Convivência com o Semiárido Brasileiro: autonomia e protagonismo social. 232 p. 99-112. Brasília/DF: Editora IABS.
Boullosa, R. F. (2013). Mirando ao Revés nas Políticas Públicas: notas sobre um percurso de pesquisa. Pensamento & Realidade, 28 (3), 67-84. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/17572/15028.
Boullosa, R. F. (2019). Mirando ao Revés as políticas públicas: os desenvolvimentos de uma abordagem crítica e reflexiva para o estudo das políticas públicas. Publicações da Escola da AGU, série especial. 89-105.
Camargo, A. M. M. & Araújo, I. M. (2018). Expansão e interiorização das universidades federais no período de 2003 a 2014: perspectivas governamentais em debate. Acta Scientiarum, v. 40(1). Recuperado de http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/37659/21759.
Costa, P. L. S. (2010). As Bases Espaciais da Solidariedade e as Dinâmicas da Interiorização do Ensino Superior Público Estadual na Bahia: O processo de criação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade Estadual do Sudoeste Baiano (UESB), Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia.
Cunha, L. A. (2007). O desenvolvimento meandroso da educação brasileira entre o estado e o mercado. Educação & Sociedade, 28 (100), 809-829. Recuperado de https://doi.org/10.1590/S0101-73302007000300009.
Dias Sobrinho, J. (2013). Educação superior: bem público, equidade e democratização. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), 18 (1), 107-126. Recuperado de https://doi.org/10.1590/S1414-40772013000100007.
Emenda Constitucional nº 59, de 11 de novembro de 2009. Acrescenta § 3º ao art. 76 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias para reduzir, anualmente, a partir do exercício de 2009, o percentual da Desvinculação das Receitas da União incidente sobre os recursos destinados à manutenção e desenvolvimento do ensino de que trata o art. 212 da Constituição Federal, dá nova redação aos incisos I e VII do art. 208, de forma a prever a obrigatoriedade do ensino de quatro a dezessete anos e ampliar a abrangência dos programas suplementares para todas as etapas da educação básica, e dá nova redação ao § 4º do art. 211 e ao § 3º do art. 212 e ao caput do art. 214, com a inserção neste dispositivo de inciso VI. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Emendas/Emc/emc59.htm.
Gragnani, J. (2020, julho 12). Por que o coronavírus mata mais as pessoas negras e pobres no Brasil e no mundo. BBC Brasil. Recuperado de https://www.bbc.com/portuguese/brasil-53338421.
Giannella, V. (2020). O comum e a gestão social do pós-pandemia. Revista NAU Social, 11 (20), 91-99. Recuperado de http://dx.doi.org/10.9771/ns.v11i20.36549.
Gumiero, R. G. (2019). Avaliação da Expansão do REUNI UFGD no Mato Grosso do Sul. Interações (Campo Grande), 20(4), 989-1003. Recuperado de https://doi.org/10.20435/inter.v20i4.2028.
Hartmann, M. (2020, julho 24). O coronavírus e a desigualdade: como e por que a covid-19 se torna mais letal nas áreas de periferia. GZH Saúde. Recuperado de https://gauchazh.clicrbs.com.br/saude/noticia/2020/07/o-coronavirus-e-a-desigualdade-como-e-por-que-a-covid-19-se-torna-mais-letal-nas-areas-de-periferia-ckd0ixqgg001l0147grjxxmge.html.
Howlett, M.; Ramesh, M. & Perl, A. (2009). Studying Public Policy: Policy Cycles and Policy Subsystems. 3. ed. Oxford University Press.
Laniado, R. (2008). As Fronteiras da política democrática: a justiça social e as diferentes escalas da ação coletiva participativa. In Martins, P. H.; Matos, A. & Fontes, B. (Orgs.). Limites da Democracia. Recife: Ed. Universitária da UFPE.
Lara, L. G. A. de & Vizeu, F. (2019). (Re)Pensando o “ensaio como forma” no campo de estudos organizacionais. Anais do XLIII Encontro da ANPAD (EnANPAD).
Lima, M. S. O. & Silva, R. D. (2020). A UFRRJ como identidade territorial: a espacialidade e a territorialidade afetiva da instituição. Revista Americana de Empreendedorismo e Inovação, 2 (2), 43-48. Recuperado de http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/raei/article/download/3267/2147
Mancebo, D., Vale, A. A. & Martins, T. B. (2015). Políticas de expansão da educação superior no Brasil 1995-2010. Revista Brasileira de Educação, 20(60), 31-50. Recuperado de https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206003.
Meneghetti, F. K. (2009). O que é um Ensaio-Teórico? Anais do II Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade.
Ministério da Educação - MEC. (2014). A democratização e expansão da educação superior no país 2003 – 2014. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16762-balanco-social-sesu-2003-2014&category_slug=dezembro-2014-pdf&Itemid=30192.
Muhr, T. (2016). Equity of access to higher education in the context of South-South cooperation in Latin America: a pluri-scalar analysis. Higher Education. 72 (4). 557–571. Recuperado de http://dx.doi-org.ez98.periodicos.capes.gov.br/10.1007/s10734-016-0017-9.
Nascimento, I. R. T. (2018). A expansão da educação superior como estratégia de desenvolvimento territorial: O caso da Universidade Federal do Cariri. Tese (Doutorado em Administração). Escola de Administração, Universidade Federal da Bahia, Brasil.
Nascimento, M. R. do; Feitosa, E. S.; Marcon, R.; Verdu, F. C. & Bandeira-de-Mello, R. (2007). Ensaios Teóricos: De onde Vêm e para Onde Vão? Anais do I Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade.
Novato, V. O. L., Najberg, E. & Lotta, G. S. (2020). O burocrata de médio escalão na implementação de políticas públicas. Revista de Administração Pública, 54(3), 416-432, Recuperado de https://doi.org/10.1590/0034-761220190228.
Pereira, L. A. C. & Cruz, J. L. V. (2019). Os institutos federais e o desenvolvimento regional: interface possível. Holos. 35 (4). Recuperado de https://doi.org/10.15628/holos.2019.7992.
Peres, J. L. P. (2020). Reinterpretando o fluxo de políticas públicas a partir da experiência: do pragmatismo crítico ao Hip Hop da Ceilândia/DF (Tese de Doutorado), Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional – PPGDSCO, Universidade de Brasília (UnB), 251f.
Santos, B. S. (2011) A Universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. 3 ed. São Paulo: Cortez.
Tenório, F. G. (2020). A Questão Social Acrescida. Revista NAU Social, 11 (20), 105-109. Recuperado de http://dx.doi.org/10.9771/ns.v11i20.36634.
Universidade Federal do Sul da Bahia. (2014). Plano Orientador. Recuperado de https://www.ufsb.edu.br/wp-content/uploads/2015/05/Plano-Orientador-UFSB-Final1.pdf
Universidade Federal do Cariri. (2017). Estatuto da Universidade Federal do Cariri. Recuperado de https://documentos.ufca.edu.br/wp-folder/wp-content/uploads/2019/09/Estatuto-UFCA-2019.pdf.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 HOLOS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.