A COVID-19 ENQUANTO QUESTÃO SOCIAL: CLASSE, ESCOLARIDADE E COR DA PANDEMIA NO PARÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2021.11519

Palavras-chave:

Covid-19, pandemia, escolaridade, classe, cor/raça.

Resumo

Este artigo discute as interações entre sociedade, pandemia e saúde. Partindo do pressuposto segundo o qual a Covid-19 se configura, também, numa condição socialmente imposta, esta pesquisa objetiva analisar a prevalência de infecção pelo Coronavírus no Pará, baseando-se nos dados sobre escolaridade, classe e cor/raça da população com teste positivo. De modo a atender ao propósito deste trabalho, lançamos o seguinte problema de pesquisa: a pandemia, no contexto paraense, atinge a todos/as sem discriminação de classe, cor/raça e escolaridade? A hipótese aferida supõe que a infecção por Coronavírus no Pará não é tão democrática quanto muitos gostam de fazer parecer, antes, ao contrário, discrimina tanto no que diz respeito ao seu contágio e prevenção quanto à sua expansão e mitigação. Os dados utilizados na elaboração das análises que fundamentam este trabalho são provenientes do Relatório Executivo intitulado Evolução da Prevalência de Infecção pela Covid-19, no Estado do Pará, desenvolvido em julho de 2020 pela UEPA, SESPA e Governo do Pará. Os resultados obtidos nesta pesquisa apontam que o avanço da Covid-19 está entre os mais pobres e entre os menos escolarizados. Quanto à cor/raça, verifica-se que não existem grandes diferenças entre as proporções de pessoas com teste positivo. Em suma, o artigo conclui que há uma distribuição desigual entre os grupos de afetados pela pandemia, com foco nas populações que se encontram em maior situação de vulnerabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vergas Vitória Andrade da Silva, Escola de Aplicação da UFPA

Possui graduação (2003), mestrado (2006) e doutorado (2012) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professora da Educação Básica na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia das emoções e sociologia da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: subjetividade, imaginário social; representações sociais e práticas culturais.

Referências

ADORNO, S. Desigualdade Social. In: ARANTES, J. T. Agência Fapesp. Disponível em: Agencia.fapesp.br/desigualdadesocial-torna-o-combate-a-covid-19-ainda-mais-dificil. Acesso em: 28/09/2020.

ATTEDI, M. A. et al. Epidemia e contenção: cenários emergentes do pós-Covid-19. Estud. av., São Paulo, v. 34, n. 99, p. 283-302, ago. 2020.

BADIOU, A. Sobre a situação epidêmica. In: DAVIS, M. et al. Coronavírus e a luta de classes. Brasil: Terra sem Amos, 2020. 48p.

BUSS, P. M.; PELLEGRINI FILHO, A. A saúde e seus determinantes sociais. Physis , Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, p. 77-93, abril de 2007.

CAPONI, S. (2020). Não existe salvação individual na pandemia de Covid-19. Boletim Especial ANPOCS, São Paulo, n. 8. Acesso em: 30/09/2020.

CARVALHO, L. Curto-circuito: o vírus e a volta do Estado (Coleção 2020). Todavia. Edição do Kindle.

DAVIS, M. et al. Coronavírus e a luta de classes. Brasil: Terra sem Amos, 2020. 48p.

GOES, E. F.; RAMOS, D. O.; FERREIRA, A. J. F. Desigualdades raciais em saúde e a pandemia da Covid-19. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 18, n. 3, 2020.

GOHN, M. G. Educação não formal: direitos e aprendizagens dos cidadãos(ãs) em tempos do coronavírus. Revista Humanidades e Inovação, v.7, n.7.7 – 2020.

HARVEY, D. Política anticapitalista em tempos de covid-19. In: DAVIS, M. et al. (Orgs.). Coronavírus e a luta de classes. Brasil: Terra sem Amos, 2020.

LAHIRE, B. Crenças coletivas e desigualdades culturais. Educ. Soc., Campinas, vol. 24, n. 84, p. 983-995, set. 2003.

LAUDA-RODRIGUEZ, Z.; MILZ, B.; SANTANA-CHAVES, I. M.; TORRES, P. H. C.; JACOBI, P. R. A época COVID-19: Pesquisa interdisciplinar e uma nova ética sustentável e justa. Ambiente & Sociedade. São Paulo, vol. 23, 2020. Editorial. Ideias em debate.

NASCIMENTO, B. J. C. A construção de um novo paradigma de educar: do singular ao coletivo, reflexões necessárias em tempos de pandemia. Simbiótica. Revista Eletrônica, Edição Especial, vol. 7, n.1, jun., 2020.

NUNES, E. D. A construção teórica na sociologia da saúde: uma reflexão sobre a sua trajetória. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 19, n. 4, p. 1007-1018, abr. 2014.

NUNES, E. D. Ciências Sociais em Saúde: um panorama geral. In: GOLDENBERG, P.; MARSIGLIA, R. M. G.; GOMES, M. H. A. (Orgs.). O Clássico e o Novo: tendências, objetos e abordagens em ciências sociais e saúde [online]. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2003. 444 p.

OLIVEIRA, J. B. A.; GOMES, M.; BARCELLOS, T. A Covid-19 e a volta às aulas: ouvindo as evidências. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 28, n. 108, p. 555-578, jul./set. 2020.

PONTE, V., NEVES, F. (2020). Vírus, telas e crianças: entrelaçamentos em época de pandemia. Simbiótica. Revista Eletrônica Edição Especial, vol.7, n.1, jun., 2020b.

SANTOS, B. S. A Cruel Pedagogia do Vírus. Coimbra: Edições Almedina, 2020.

SANTOS, M. P. A. et al. População negra e Covid-19: reflexões sobre racismo e saúde. Estud. av., São Paulo, v. 34, n. 99, p. 225-244, Aug. 2020.

SOUZA, D. O.; SILVA, S. E. V.; SILVA, N. O. Determinantes Sociais da Saúde: reflexões a partir das raízes da "questão social". Saúde soc., São Paulo, v. 22, n. 1, p. 44-56, mar. 2013.

UEPA; SESPA; GOVERNO DO PARÁ. Evolução da Prevalência de Infecção pela Covid-19, no Estado do Pará, 2020.

UNESCO. COVID-19 impact on education. Disponível em: https://en.unesco. org/covid19/educationresponse. Acesso em: 2 maio 2020.

ŽIŽEK, S. Um golpe como o de “kill bill” no capitalismo. In: DAVIS, M. et al. Coronavírus e a luta de classes. Brasil: Terra sem Amos, 2020. 48p.

Downloads

Publicado

24/05/2021

Como Citar

Andrade da Silva, V. V. (2021). A COVID-19 ENQUANTO QUESTÃO SOCIAL: CLASSE, ESCOLARIDADE E COR DA PANDEMIA NO PARÁ. HOLOS, 1, 1–14. https://doi.org/10.15628/holos.2021.11519

Edição

Seção

Dossiê COVID-19 e o mundo em tempos de pandemia

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.