DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E INDICADORES SOCIAIS: ESTUDO DE CASO MULHERES RURAIS

Autores

Palavras-chave:

Desenvolvimento regional, sustentabilidade, redes sociais, acv social, agenda 2030.

Resumo

O objeto de pesquisa deste estudo é o PROGRAMA MULHERES RURAIS PRODUTIVAS DO ABARRACAMENTO (PMRPA), constituído por uma parceria formal entre uma instituição pública federal de educação tecnológica, o CEFET-RJ campus Valença, uma estrutura de governo local, a Prefeitura Municipal de Rio das Flores, e uma entidade privada, o SEBRAE-RJ.A pesquisa realizada por docentes e discentes, que não integram a equipe responsável pelo PMRPA, teve por objetivo responder duas questões imbricadas: que impactos sociais e econômicos foram produzidos pelo PRMRPA e, de que forma afetaram a consciência de cidadania das pessoas envolvidas. O estudo evidenciou as contribuições socioeconômicas positivas que o PRMP já promoveu, explicitou e discutiu suas concepções, práticas e metas, assim como, identificou possibilidades de modificações orientadas à Agenda 2030, o que pode favorecer seu uso por outros atores sociais, multiplicando e diversificando os benefícios alcançados como desejam seus autores.

 

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Biografia do Autor

Camila Machado Brandão Santos, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

Mestranda em Desenvolvimento Local e Sistemas Produtivos no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), Engenheira Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011), Pós Graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e MBA Executivo em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Ana Carolina Magalhães De Souza, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

Mestranda em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos (2019), Especialização em Gestão Pública pela Faculdade Integrada de Jacarepaguá (2012) e Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Uniabeu (2011). Atualmente é assistente em administração no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Campus Nova Iguaçu. 

Leydervan De Souza Xavier, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

Graduado em Eng. Mecânica pela UERJ (1986), Mestre em Eng. Mecânica pelo IME (1990) e Doutor em Ciências dos Materiais pelo IME (1996). Prof. Associado Titular do CEFET/RJ para o qual prestou concurso público em 1993, estando vinculado ao Depto. de Disciplinas Básicas e Gerais e cooperando diretamente com os departamentos de Eng. Mecânica e de Eng. de Produção. Colabora ativamente com a gestão institucional, sendo membro titular eleito do Conselho Diretor e indicado para CPA/SINAES, entre outras. Responsável, entre 1998 e 2000 pelo Depto. de Informática, contribuiu com o planejamento, desenvolvimento, implantação e gestão de soluções de TI sistêmicas e locais. Nas Engenharias ministra as disciplinas do núcleo de desenho, notadamente, desenho e projeto de máquinas, orienta trabalhos de iniciação e de projeto de fim de curso de engenharia mecânica. Fundador (1995) e Integrante da Coordenadoria dos Laboratórios de Análise Numérica (COLAN) contribuiu direta e continuadamente com os projetos MINIBAJA-SAE e de intercâmbio Brasil-Alemanha com as Fachhochschulen de Colônia, Munique e Berlim, na área de CAD-CAE-CAM. Professor do Programa de Pós-graduação em Tecnologia, atua como pesquisador e professor do Mestrado em Tecnologia desde 1998, tendo sido coordenador do curso de dezembro de 2001 a março de 2008. Integra o Grupo de Pesquisa Desenvolvimento e Normalização da Produção, que investiga os sistemas de produção, tomando como referência os conceitos de desempenho organizacional e de desenvolvimento que contemplam a sustentabilidade econômica, ecológica e social. A abordagem é multidisciplinar e se apropria da descrição do ambiente organizacional, avaliando a tecnologia, os processos de normalização, aspectos das culturas locais e modelos de gestão em curso, através das múltiplas iniciativas presentes em setores diversos. No processo de avaliação são consideradas e integradas dimensões qualitativas e quantitativas do desempenho da organização, trabalhados através da eleição de indicadores e construção de critérios teórica e empiricamente. Colabora com a organização de várias discipliplinas sendo responsável por Modelagem de Fenômenos, Tecnologia e Análise Integrada de Ciclo de Vida e Gestão de Riscos Aplicada a Processos Industriais. Responsável pelo Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Modelos, em que se desenvolvem trabalhos associados ao conceito de sustentabilidade e, particularmente, avaliação de ciclo de vida, com auxílio do ambiente UMBERTO. Nesse contexto, desenvolve pesquisas e orienta dissertações vinculadas ao desenvolvimento de modelos de representação institucional a partir do mapeamento dos processos de trabalho em geral, assim como se dedica ao estudo de conceitos e ferramentas de gestão por processo orientados às instituições educacionais. Desenvolve projeto de pesquisa e material didático para EAD voltado para a especialização de docentes em Educação Tecnológica, através da MEC/CAPES/UAB. Como engenheiro mecânico e consultor tem experiência com análise de engenharia, projeto e desenho de equipamentos e estruturas.

Marta Lucia Azevedo Ferreira, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

Doutora em Ciências em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (IE/UFRJ), possui Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas (CEFET-RJ) e Graduação em Administração Pública e de Empresas (EBAPE/FGV-RJ) com especialização em Marketing (EPGE/FGV-RJ). Docente e pesquisadora do CEFET-RJ vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos (PPDSP), é líder do grupo de pesquisa Cooperação Tecnológica, Inovação e Desenvolvimento e foi coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) de 2017 a 2019. É representante institucional na Rede de Propriedade Intelectual, Cooperação, Negociação e Comercialização de Tecnologia (REPICT) ligada à Rede de Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro (REDETEC). É membro da Associação Brasileira de Economia Industrial e Inovação (ABEIN). É pesquisadora do Observatório Socioeconômico dos Municípios Produtores de Petróleo do Estado do Rio de Janeiro (OBPETRO) e da Universidade Aberta do Brasil (MEC/UAB/CAPES). Participou como docente do Plano Nacional de Qualificação Profissional do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (PNQP/PROMINP) de 2007 a 2009. Foi docente da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFRJ de 2004 a 2005 e da Escola de Negócios da UniverCidade de 2002 a 2007. Foi docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão Estratégica das Telecomunicações da UCAM em 2002. Trabalhou na EMBRATEL SA de 1980 a 2004, com ênfase nas funções de Consultoria (Inteligência Competitiva), Gerência (Pesquisa de Marketing), Coordenação (Treinamento) e Planejamento/PCP (Marketing/Produção). Os principais temas de interesse abrangendo as engenharias e ciências sociais aplicadas são: educação tecnológica; educação em engenharia; cooperação tecnológica; interações universidade-empresa; sistemas de inovação e desenvolvimento; inovação, sustentabilidade e ciclo de vida; eco-inovações; sustentabilidade corporativa; gestão da tecnologia; e gestão da inovação.

Alba Regina Pereira Rodrigues, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/Valença)

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (2003), mestrado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal de Lavras (2005) e doutorado em Botânica pelo Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro/Escola Nacional de Botânica Tropical, atuando, principalmente, nos seguintes temas: tecnologia, ecofisiologia e conservação de sementes; tecnologia e pós-colheita de frutas e hortaliças; matérias-primas vegetais (mandioca, palmito, cevada, milho, soja, cacau, café, frutas e hortaliças); e desenvolvimento de novos produtos a base de vegetais. Atualmente é professora do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), no curso técnico de Alimentos e de Química, na Engenharia de Alimentos, na pós-graduação em Ciência e Tecnologia e Cervejeira e no mestrado em Desenvolvimento Social e Sistemas Produtivos, no CEFET de Nova Iguaçu-RJ.

Referências

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Publicado

28/12/2022

Como Citar

Santos, C. M. B., De Souza, A. C. M., Xavier, L. D. S., Ferreira, M. L. A., & Rodrigues, A. R. P. (2022). DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E INDICADORES SOCIAIS: ESTUDO DE CASO MULHERES RURAIS. HOLOS, 8. Recuperado de https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10319

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