Editorial

Autores

  • José Yvan Pereira Leite Instituto Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2015.3459

Resumo

EDITORIAL

Este quinto volume de 2015 é escrito com o espirito das comemorações dos 106 anos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte e da chegada da primavera. As flores no hemisfério sul exalam esperanças para contrastar com as dificuldades do diálogo político-social.

Neste número apresentamos parte do sítio do periódico em inglês para facilitar àqueles que desejam acessá-la, bem como submeter suas colaborações em língua inglesa. Este esforço objetiva a internacionalização e a elevação dos acessos ao periódico advindos de outros países.  Desejamos ampliar os downloads e as publicações de artigos de pesquisadores do exterior e em língua inglesa.

Os indicadores nacionais e internacionais são importantes para balizar estratégias de condução da politica editorial. Assim, o Ranking Web of Universities, publicado recentemente apresenta um avanço de 12 posições do IFRN que tem reflexos nos indicadores da presença da HOLOS (indexadores, índices do Google Scholar, entre outros).

Importantes também são os resultados preliminares do Qualis da CAPES, recentemente divulgados, onde o periódico recebe B1 nas áreas de Educação e Planejamento Urbano e Regional & Demografia. Este resultado posiciona o periódico para a indexação em bases importantes, inclusive com critérios para a inclusão na base Scielo.

O periódico passou a integrar a Plataforma do Norwegian Social Science Data Services (NSD) através do ERIH PLUS - https://dbh.nsd.uib.no/publiseringskanaler/erihplus/periodical/info.action?id=487154.

Informo que da publicação do último número no início de agosto até a presente data, o periódico teve o acesso de 19.250 usuários, os quais visualizaram 75.250 páginas, com duração média de 2:32 minutos medidos pelo GoogleAnalytics. O Brasil representa 95,7% do acesso, seguido por Portugal (0,58%), Índia (0,51%), Moçambique (0,31%), USA (0,38%), Espanha (0,37%), México (0,20%), França (0,14%), entre outros. Entre os estados brasileiros, os principais acessos são oriundos dos Estados de São Paulo, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Ceará, Bahia, Pernambuco e Santa Catarina.

Esta quinto volume apresenta 33 artigos de várias áreas do conhecimento, afirmando o caráter interdisciplinar do periódico e sua inserção em várias área de avaliação do Qualis da CAPES.

O tempo é de inovar para consolidar as ações editoriais de longo prazo e com este objetivo o Conselho Editorial é ampliado com a presença de docentes da Universidade de São Paulo (prof. Maurício Bergerman), da Universidade Federal de Alfenas (profa. Daniela Gomes Horta), da Universidade Federal de Campina Grande (prof. Gesinaldo Ataíde Cândido) e da Universidade do Minho (prof. Bento Duarte Silva).  A editoria reafirma o compromisso com a qualidade e difusão do conhecimento, bem como a busca permanente para ampliar a visibilidade dos artigos aqui publicados.

Enfim,  esta editoria agradece aos autores pela escolha da publicação dos seus artigos neste periódico, aos pareceristas ad hoc pelo trabalho desenvolvido na análise dos manuscritos e ao Conselho Editorial, que na atmosfera global validam as ações desenvolvidas neste periódico.

Convido-os a acessarem o sumário e de forma sublime encontrar artigos do vosso interesse e, quando encontrá-los dialogue com seus autores, cite-os e compartilhe em suas redes.

À leitura!

Natal, 30 de setembro de 2015.

Prof. José Yvan Pereira Leite 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

01/10/2015

Como Citar

Leite, J. Y. P. (2015). Editorial. HOLOS, 5, 1–2. https://doi.org/10.15628/holos.2015.3459

Edição

Seção

EDITORIAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 > >>