A GEOGRAFIA CLÁSSICA NO BRASIL: breves considerações

Autores

  • Gerson Gomes do Nascimento IFRN

DOI:

https://doi.org/10.15628/geoconexoes.2019.8747

Palavras-chave:

Geografia clássica, Pensamento geográfico, Brasil

Resumo

O presente artigo foi desenvolvido a partir da análise do pensamento da geografia clássica, com a finalidade de articular suas teorias no processo de evolução do pensamento geográfico brasileiro, levando em consideração a realidade social do país. Nesse percurso, a geografia vai se fragmentar para atender os preceitos científicos da época, tornando-se, em seguida, Regional contemplando, desse modo, a relação homem-meio. Diante dessa perspectiva, a geografia brasileira surge no cenário de evolução da geografia mundial, enfrentando as dificuldades não apenas locais, mas em uma esfera internacional. No entanto, com todos os obstáculos, o Brasil consegue implantar o curso de geografia nas universidades e, assim, surgem os primeiros estudos de geografia no Brasil.

Biografia do Autor

Gerson Gomes do Nascimento, IFRN

Licenciado (1996) em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Especialista em Geografia do Nordeste (1997/8) pela UFRN. Mestre em Geografia Urbana pela UFRN (2003); Doutor em Ciências Sociais pela UFRN (2011). Professor Efetivo do IFRN (Instituição Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte), onde leciona nos cursos Técnico-Integrado e no Curso Superior de Geografia desta Instituição, ministrando as disciplinas Geografia Urbana e Geografia dos Serviços. Membro das Base de Pesquisas NUPEG do IFRN (Núcleo de Pesquisas e Estudos em Geografia) e Espaço e Poder da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).

Referências

ANDRADE, Manoel Correia de. Geografia: ciência da sociedade. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2008.

MOREIRA, Ruy. O pensamento geográfico brasileiro, vol. 1: as matrizes clássicas originárias. São Paulo: Contexto, 2011.

MOREIRA, Ruy. O pensamento geográfico brasileiro, vol. 2: as matrizes da renovação. São Paulo: Contexto, 2009.

Downloads

Publicado

24-06-2019

Como Citar

NASCIMENTO, Gerson Gomes do. A GEOGRAFIA CLÁSSICA NO BRASIL: breves considerações. Geoconexões, [S. l.], v. 1, p. 5–9, 2019. DOI: 10.15628/geoconexoes.2019.8747. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/8747. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS