CONSTRUINDO PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO NOS ESPAÇOS AGRÁRIOS DO POTENGI
DOI:
https://doi.org/10.15628/geoconexes.2023.15747Palabras clave:
intervenção, espaços agrícolas, PotengiResumen
A educação geográfica precisa contribuir com a compreensão dos jovens sobre os usos que se fazem nos territórios cotidianos e não cotidianos, considerando as relações que se estabelecem a nível de relações horizontais e verticais. Portanto, torna-se pertinente discutir os espaços agrários do território regional potengiense a partir da reflexão sobre as problemáticas locais. Assim, desenvolvemos com as turmas do 2º ano do IFRN Campus São Paulo do Potengi, um projeto de ensino cujo objetivo foi identificar os problemas territoriais das áreas agrícolas dos municípios da região Potengi e apresentar propostas de intervenção para os mesmos. A discussão é orientada pelos diferentes usos dos territórios agrícolas no período atual e a relevância que o ensino da Geografia apresenta enquanto conhecimento formal, mas também sobre a efetividade da construção desse conhecimento espacial para que os jovens possam lidar com o mundo no contexto do seu lugar. Foi permeado por essas perspectivas teóricas que em parceria com o projeto Nós propomos idealizado pelo IGOT, universidade de Lisboa/Portugal, os alunos realizaram um estudo sobre os espaços agrários locais, identificaram e apresentaram um boletim informativo sobre essas experiências e apresentaram propostas de intervenção para minimizar os problemas enfrentados nessas comunidades. Os projetos evidenciaram diversos problemas que perpassam por soluções de ordem técnica e ações individuais e de gestão política que direcionam para outros caminhos possíveis.
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