DO CHÃO DA CIDADE ÀS PLATAFORMAS DE VÍDEO: PROJETO TRILHAS URBANAS, ENTRE TRADIÇÃO E INOVAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/geoconexes.2024.17002

Palavras-chave:

espaço urbano, paisagem, virtual, centro

Resumo

As aulas de campo são recursos viáveis para espacializar conceitos, abordar temas pertinentes ao urbano e compreender os processos que transformam e dinamizam a cidade e seus centros históricos. Assim sendo, o presente artigo objetiva apresentar os resultados do Projeto Trilhas Urbanas e sua resposta às práticas de exposição de conceitos e de descrição da paisagem urbana. Metodologicamente, compara-se duas estratégias: a presencial e a virtual (on line).  Os critérios avaliados envolveram a formação, a elaboração, a construção e a realização do Projeto. Concluiu-se que as atividades em sua diversidade auxiliam na formação do geógrafo e permite discutir, debater, refutar, refletir e apreender os principais elementos que aproximam práticas de sala de aula aos espaços urbanos socialmente produzidos.

Biografia do Autor

Gleilson Angelo da Silva, Universidade Federal do Ceará - UFC

Licenciando em Geografia - Uniasselvi (2024 -), Doutor em Geografia - UFC (2023), Mestre em Geografia - UFC (2019), Bacharel em Geografia - UECE (2016). Trabalha com Geografia Urbana (nomes dos edifícios residenciais, logradouros e sua relação com o processo de urbanização) através da Toponímia, com os espaços cemiteriais através da Necroespacialidade (a relação entre as transformações urbanas e o reflexo na espacialização de túmulos e jazigos nos cemitérios tradicionais e cemitérios-parque) e com o patrimônio através das Formas Simbólicas Espaciais (a identidade e o lugar a partir do patrimônio material e imaterial como forma de (re)conhecer determinados fenômenos associados à cultura). 

Maria Clélia Lustosa Costa, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Ceará, mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo e doutorado pela Université Sorbonne Nouvelle - Paris III. Professora Associada do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará. Vice-Coordenadora do Laboratório de Planejamento Urbano e Regional ? (LAPUR) da UFC. Sócia efetiva do Instituto Histórico, Geográfico e Antropológico do Ceará e sua representante no Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio histórico e cultural (COMPHIC). Coordenadora do núcleo Fortaleza da Rede Observatório das Metrópoles: território, coesão social e governança democrática (INCT). Foi representante da UFC no Conselho Estadual do Meio Ambiente (COEMA) e da Associação de Geógrafos Brasileiro na Comissão do Plano diretor de Fortaleza (CPPD). Tem publicações sobre urbanização, segregação socioespacial, problemática ambiental e vulnerabilidade socioambiental. Faz pesquisa também na área de Geografia Regional, Urbana, Geografia Histórica e Geografia da Saúde.

Alexandre Queiroz Pereira, Universidade Federal do Ceará - UFC

Professor Adjunto no Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará. Doutor pela Universidade Federal do Ceará. Professor Visitante da Le Mans Université - França. Coordenador do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará. Autor dos livros A Urbanização vai à Praia e Coastal Resorts and Urbanization in Northeast Brazil. Editor da Revista Mercator. Pesquisador Produtividade do CNPq e do Observatório das Metrópoles. Integrante do Laboratório de Planejamento Urbano e Regional (LAPUR). Foi co-tutor do Programa de Educação Tutorial. Parecerista e membro de conselho editorial de diversos periódicos científicos. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em geografia urbana. Escreve sobre metrópole, região metropolitana, planejamento em geografia, espaço litorâneo, turismo e vilegiatura marítima.

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Publicado

02-09-2024

Como Citar

ANGELO DA SILVA, Gleilson; LUSTOSA COSTA, Maria Clélia; QUEIROZ PEREIRA, Alexandre. DO CHÃO DA CIDADE ÀS PLATAFORMAS DE VÍDEO: PROJETO TRILHAS URBANAS, ENTRE TRADIÇÃO E INOVAÇÃO. Geoconexões, [S. l.], v. 2, n. 19, p. 242–263, 2024. DOI: 10.15628/geoconexes.2024.17002. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/17002. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

NÚMERO ESPECIAL - EDUCAÇÃO, ESPAÇO E AMBIENTE: ABORDAGENS PLURAIS