A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA PANDEMIA:
SABERES COMPARTILHADOS NUM PROJETO DE EDUCAÇÃO EM SOLOS
DOI:
https://doi.org/10.15628/geoconexes.2022.13339Palavras-chave:
extensão universitária, ensino remoto, pandemia de Covid-19, Educação em Solos.Resumo
O presente trabalho busca enfatizar desafios e possibilidades das ações de extensão realizadas de modo remoto em decorrência da pandemia de Covid-19. Enfoca um relato de experiência acerca da realização de atividades no âmbito da execução do projeto de extensão “Educação Contextualizada e Convivência com o Semiárido: (re)conhecimento e preservação dos solos da Chapada do Apodi – CE”, vigente de março a dezembro de 2020, na Universidade Estadual do Ceará. Tal projeto de extensão, concedido de modo remoto, adotou como metodologias principais a viabilização de debates temáticos acerca dos fundamentos da educação em solos e as experiências práticas voltadas para o despertar de uma consciência pedológica em educandos e educadores mediante ferramentas didático-pedagógicas produzidas com solo. Com o projeto, foi possível evidenciar a necessidade de adotar novas metodologias de ensino acerca dos solos, mesmo que na modalidade remota, pois é notório que a temática é pouco discutida em espaços escolares, mas de fundamental importância para a tomada de ações práticas direcionadas para sua conservação.
Referências
BAPTISTA, Naidison de Quientella; CAMPOS, Carlos Humberto. Educação contextualizada para a convivência com o semiárido. In: CONTI, Irio Luiz; SCHROEDER, Edni Oscar (Org.). Convivência com o semiárido brasileiro: autonomia e protagonismo social. Brasília: Instituto Ambiental Brasil Sustentável, 2013. p. 84-93.
BARBOSA, David Soeiro. Saberes e práticas da extensão universitária na resposta ao enfrentamento da Covid-19 no Brasil. Revista Práticas em Extensão, São Luís, v. 4, n. 1, p. 50-51, 2020.
BECKER, Elsbeth Léia Spode. Solo e ensino. Vidya, Santa Maria, v. 25, n. 2, p. 73-80, 2005.
BRAGA, Osmar Rufino. Educação e convivência com o semi-árido: introdução aos fundamentos do trabalho político-educativo no semi-árido brasileiro. In: KUSTER, Angela; MATTOS, Beatriz Helena Oliveira de Melo. Educação no contexto do semi-árido brasileiro. Fortaleza: Fundação Konrad Adenauer, 2004. p. 25-44.
CAMPOS, Jean Oliveira; MARINHO, Jardênio de Oliveira; REINALDO, Lediam Rodrigues. Experimentos como recursos didáticos para educação em solos no ensino de Geografia. Revista Ensino de Geografia, Recife, v. 2, n. 1, p. 167-186, 2019.
CAPECHE, Claudio Lucas. Educação ambiental tendo o solo como material didático: pintura com tinta de solo e colagem de solo sobre superfícies. Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2010.
COELHO, Maurício Rizzato et al. Solos: tipos, suas funções no ambiente, como se formam e sua relação com o crescimento das plantas. In: MOREIRA, Fatima Maria de Souza et al. (Org.). O ecossistema solo. Lavras: UFLA, 2013. p. 45-62.
DINIZ, Emily Gabriele Marques et al. A extensão universitária frente ao isolamento social imposto pela Covid-19. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n. 9, 2020.
FALCÃO, Cleire Lima; SILVA, Edson Vicente da. Uso dos pigmentos minerais como recurso didático e artístico: uma proposta aos estudos ambientais. In: FALCÃO SOBRINHO, José et al. (Org.). Feira de Ciências: desenvolvimento científico no ambiente semiárido cearense. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2019. p. 576-590.
KNOPKI, Anna Vitoria Gurgel; LIMA, Marcelo Ricardo de; MARTINELLO, Igor Padilha. Superando os desafios extensionistas da educação em solos na modalidade remota. Extensão Em Foco, Palotina, n. 23, p. 450-465, 2021.
LIMA, Marcelo Ricardo de. O solo no ensino de ciências no nível fundamental. Ciência e Educação, Bauru, v. 11, n. 3, p. 191-212, 2005.
LIMA, Marcelo Ricardo de (Org.). Conhecendo os solos: abordagem para educadores do ensino fundamental na modalidade à distância. Curitiba: UFPR, 2014.
LIMA, Marcelo Ricardo de et al. (Org.). Iniciativas de Educação em Solos no Brasil. Viçosa: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2020a.
LIMA, Marcelo Ricardo de et al. Experimentos na Educação em Solos. Curitiba: UFPR, 2020b.
LOCATEL, Celso; SANTOS, Elizabete Rodrigues Gurgel dos. A extensão na UFRN diante da pandemia de Covid-19: a universidade e seu papel social. EntreAções: Diálogos em Extensão, Juazeiro do Norte, v. 1, n. 2, p. 17-34, 2020.
MÉLO, Cláudia Batista et al. A extensão universitária no Brasil e seus desafios durante a pandemia da Covid-19. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 10, n. 3, 2021.
MOUTINHO, Flavio Fernando Batista. Extensão universitária: uma luz na escuridão da pandemia de Covid-19. Intermedius - Revista de Extensão, Mineiros, v. 1, n. 1, p. 63-72, 2021.
MUGGLER, Cristine Carole; PINTO SOBRINHO, Fábio de Araújo; MACHADO, Vinícius Azevedo. Educação em solos: princípios, teoria e métodos. Revista Brasileira de Ciência do Solo, Viçosa, v. 30, n. 4, p. 733-740, 2006.
OLIVEIRA, Alexandre Nicolette Sodré. Amigos do solo. Manaus: IFAM, 2017.
PESSOA, João Pedro Neves et al. Articulação entre o ensino e a extensão universitária frente à pandemia de covid-19. Revista Extensão & Sociedade, Natal, v. 12, n. 1, p. 202-212, 2020.
PRIMAVESI, Ana. Cartilha do solo: como reconhecer e sanar seus problemas. São Paulo: MST, 2009.
SANTOS, Anderson Felipe Leite dos; REINALDO, Lediam Rodrigues Lopes Ramos. Ressignificando o ensino de Geografia através de práticas de solo. Revista Geografia, Rio Claro, v. 45, n. 1, p. 117-139, 2020.
SOARES, Ta?rcila Lorrane Fernandes de Souza; SANTANA, I?caro Silva de; COMPER, Maria Luiza Caires. Ensino remoto na pandemia de Covid-19: lições aprendidas em um projeto de extensão universitário. Dialogia, São Paulo, n. 36, p. 35-48, 2020.
SOBREIRA, Luís Nunes; MEDEIROS, Lucineide Barros. Educação do campo contextualizada no semiárido: desafios e possibilidades. In: CUNHA, Andrews Rafael Bruno de Araújo; SANTOS, Ana Paula Silva; MARIN, Aldrin Martin Perez (Org.). Educação contextualizada para a convivência com o semiárido brasileiro: debates atuais e estudos de caso. Campina Grande: Instituto Nacional do Semiárido, 2014. p. 70-83.
VEZZANI, Fabiane Machado; LIMA, Marcelo Ricardo de. Educação em solos: um caminho para valorar os serviços ecossistêmicos. Boletim Informativo da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, Viçosa, v. 43, n. 2, p. 54-57, 2017.
VITAL, Adriana de Fátima Meira; SANTOS, Rivaldo Vital dos. Solos, da educação à conservação: ações extensionistas. Maceió: TexGraf, 2017.
VITAL, Adriana de Fátima Meira et al. Tons da terra e o uso da geotinta para popularizar a ciência do solo. In: FRANCISCO, Paulo Roberto Megna et al. (Org.). Solos: estudo e aplicações. Campina Grande: EPGRAF, 2018. p. 105-116.
VITAL, Adriana de Fátima; FARIAS, José Ray; FORTUNATO, Josiele Carlos. Educação para a conservação dos solos do semiárido. In: SILVA, Allan Jones et al. (Org.). Pesquisas, teorias e práticas. Sapé: Centro de Estudos Disciplinares, 2018. p. 101-114.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Geoconexões
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico.