EFEITO DA ATUAÇÃO DO PODER PÚBLICO MUNICIPAL SOBRE AS CONDIÇÕES DE VIDA DAS FAMÍLIAS EM REGIÕES PERIFÉRICAS E CENTRAL DA CIDADE DE VIÇOSA (MG)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2020.8849

Palavras-chave:

Segregação Socioespacial, Poder público, Análise comparativa, Cidade Média, Viçosa-MG.

Resumo

O presente estudo objetivou, por meio de aplicação de 196 questionários (Survey), analisar comparativamente as realidades vividas pelas famílias residentes nas duas regiões urbanas identificadas com os mais altos índices de Segregação Socioespacial e a região urbana Centro em Viçosa-MG, buscando compreender os efeitos desse fenômeno sobre as condições de vida dessas populações. Utilizou-se do índice de Segregação Socioespacial (BASTOS FILHO, AMEIDA PINTO, CARVALHO FIÚZA E FAZITO, 2019, no prelo) para selecionar as duas regiões com os mais elevados índices, Nova Viçosa e Santa Clara, e aquela com menor índice, o Centro. Calculou-se a amostra para aplicação do questionário, que traçou o perfil socioeconômico, a acessibilidade de transportes e a percepção de violência e infraestrutura do bairro. Constatou-se que há diferenças significativas entre as duas regiões com mais elevados índices de segregação socioespacial frente ao Centro em termos de investimentos em infraestrutura, taxas de furtos, roubos e homicídios, cor de pele e renda das famílias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Reinaldo Antônio Bastos Filho, UEMG

Bacharel em Gestão de Cooperativas-UFV

Bacharel em Administração Pública-UFOP

Mestre em Administração- UFV

Doutor em Economia Doméstica-UFV

Neide Maria Almeida Pinto, UFV

Possui graduação em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (1991), mestrado em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (1995) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e fez estágio de doutorado sandwiche junto ao Centre National de la Recherche Scientifique - Observatoire Sociologique du Changement sob orientação do prof. Serge Paugam (2000/2001) em Paris, França. Pós-Doutorado em Sociologia no Centro de Investigação em Ciências Sociais da Universidade do Minho em Portugal (2013). Professora associada, vinculada ao Depto de Economia Doméstica, na Universidade Federal de Viçosa. E, desde nov/2015 atua como coordenadora do Programa de Pós Graduação em Economia Doméstica e como presidente da Comissão de Pesquisa e de Ensino do DED. 

Ana Louise de carvalho Fiúza, UFV

Fez Ciências Sociais na Universidade Federal de Juiz de Fora, com conclusão em 1992. Especialização em Ciências da Religião, também, na Universidade Federal de Juiz de Fora, em 1993; Mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), concluído em 1997; Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, concluído em 2001; Pós-Doutorado no Centro de Investigações em Ciências Sociais da Universidade do Minho, em Portugal, na linha de pesquisa "População, Família e Saúde", concluído em 2013. Atua desde 2004 como professora do Departamento de Economia Rural da UFV, estando, atualmente na condição de Professora Associada III.

Dimitri Fazito de Almeida Rezende, UFMG

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e doutorado em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Fez estágio pós-doutoral na University of Florida (EUA) pesquisando a aplicação da Análise de Redes Sociais em Demografia. Tem experiência nas áreas de Sociologia Urbana e População (com ênfase em mobilidade da população), Sociologia Econômica e Organizações e Metodologia. Tem interesse principalmente nos seguintes temas: Análise de Redes Sociais (teoria e métodos); Sociologia Econômica e da Cultura; Sociologia das Migrações (especialmente migrações internacionais e refugiados); Sociologia da Família; Computação Social; Globalização, Desenvolvimento e Fronteiras; Etnicidade e Transnacionalismo. Atualmente é professor adjunto (Dedicação Exclusiva) do Departamento de Sociologia, UFMG; é integrante e atual Coordenador do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Análise de Redes Sociais (GIARS), FAFICH/UFMG.

Referências

BABBIE, Earl. Métodos de Pesquisas de Survey. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.

BONDUKI, Nabil. Origens da habitação social no Brasil. Arquitetura moderna, lei do inquilinato e difusão da casa própria. 3ª Ed - São Paulo, Estação Liberdade: FAPESP, 1998.

BONDUKI, Nabil. Uma cidade aberta e segura. 2010. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/sociedade/uma-cidade-aberta-e-segura . Acesso em: 10 ago. 2017.

BONDUKI, N. e ROLNIK, R. "Periferia da Grande São Paulo: reprodução do espaço como expediente de reprodução da força de trabalho". In: MARICATO, E. (org.). A produção capitalista da casa (e da cidade) do Brasil industrial. São Paulo, Alfa-Ômega. pp. 117-154, 1982.

BRASIL. SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA DO CEARÁ. Disponível em : http://sites.seinfra.ce.gov.br/siproce/onerada/html/20.8.html?a=1545419866925 Acesso em: 01 de fev de 2019.

CALDEIRA, T. P. R. Cidade de muros: crime, segregação e cidadania em São Paulo. São Paulo, Editora 34/Edusp, 2000.

CASTELLS, M. A questão urbana. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

CARVALHO C. O; SANTOS L. M. Cidades do medo: como a geografia da criminalidade e do medo se apresentam na cidade de Vitória da Conquista-BA. In: ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO (Org). Los desafíos jurídicos a la gobernanza global: una perspectiva para los próximos siglos, 1ªed, Brasília-DF p. 45, 2017.

CRUZ, T. A. Retrato social de Viçosa V. Viçosa, MG: CENSUS, 2014.

DO LAGO, L. C. A lógica segregadora na metrópole brasileira: novas teses sobre antigos processos. Planejamento e Território, p. 155, 2002.

FLORES, C. “Consequências da segregação residencial: teoria e métodos”, In: CUNHA, J.M.P. (org.), Novas metrópoles paulistas: população, vulnerabilidade e segregação, Campinas: NEPO/UNICAMP,2006.

FREY, K., DUARTE, F. Auto-segregação e a gestão das cidades. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, v. 5, n. 9, 2006.

IBGE. Pesquisa nacional por amostra de domicílios: síntese de indicadores 2013 / IBGE, Coordenação de Trabalho e Rendimento. – 2 ed, Rio de Janeiro: IBGE, 296p, 2015. Disponível em: < https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv94414.pdf> Acesso em: 10 de julho de 2018.

IZUMINO, W. P., NEME, C. (2002). Violência urbana e graves violações de direitos humanos. Ciência e Cultura, v. 54, n. 1, 47-49, 2002.

KAZTMAN, Rubén; FILGUEIRA, Fernando. As normas como bem público e privado: reflexões nas fronteiras do enfoque “ativos, vulnerabilidade e estrutura de oportunidades” (Aveo). In: CUNHA, José Marcos P. da (Org.). Novas metrópoles paulistas: população, vulnerabilidade e segregação. Campinas, SP: Nepo/

LIMA, M. T. Criminalidade altera perfil urbano. Cienc. Cult., São Paulo , v. 56, n. 2, p. 08-09, Apr. 2004 .

LOJKINE, J. O estado capitalista e a questão urbana. São Paulo, Martins Fontes, 1981.

MARICATO, E. Habitação e cidade. Atual Editora. São Paulo. 1997.

MARICATO, E. Urbanismo na periferia do mundo Globalizado. São Paulo em Perspectiva, 14(4) 2000.

MARICATO, E. Ciclo de Debates, 2013. Disponivel em: >http://www.fpabramo.org.br/ciclosfpa/?page_id=60<. Acesso em: 03/05/2016

MATOS, O. N. de. São Paulo no século XIX. In: AZEVEDO, A., de. A cidade de São Paulo: estudos de geografia urbana.v.2, São Paulo: Ed. Nacional, 1958.

PERROCA, N. W. D.; BEZERRA, B. S.; MANZATO, G. G. Entraves para a acessibilidade nas calçadas–Um estudo exploratório na área urbana de Bauru-SP. Revista dos Transportes Públicos-ANTP-Ano, v. 40, p. 2º, 2018.

PINÇON-CHARLOT, M. et al.Ségrégation urbaine. Paris, Anthropos, 1986.

RODRIGUES DE SOUSA, M. T; Mobilidade e acessibilidade no espaço urbano. Sociedade & Natureza, v. 17, n. 33, 2005.

SANTOS, M. A urbanização brasileira. São Paulo: Hucitec, 1993.

SCHAEFFER, M. F. C. Segregação socioespacial no Distrito Federal. Revista Katálysis, v. 6, n. 2, p. 237-248, 2003.

SINGER.P. O uso do solo na economia capitalista. In: A produção capitalista da casa (e da cidade) no Brasil industrial. Editora Alfa-Omega. São Paulo, 1979.

SPOSITO, M. E. B. Segregação socioespacial e centralidade urbana. A cidade contemporânea: segregação espacial. São Paulo: Contexto, p. 61-93, 2016.

TORRES, H.G.; FERREIRA, M.P. E GOMES, S. “Educação e Segregação Social: Explorando o Efeito das Relações de Vizinhança”. In: MARQUES, E. e TORRES, H.G. (eds.), São Paulo: segregação, pobreza e desigualdade, São Paulo: Editora do Senac, 2005

WEISELFISZ, J. J. Homicídios e juventude no Brasil. Brasília: Secretaria Nacional de Juventude-Presidência da República, 2013.

VASCONCELOS, E. A. Transporte urbano, espaço e equidade - Análise das políticas públicas. São Paulo: Editora Annablume, 2001.

VETTER, David; MASSENA, Rosa Maria R. Quem se apropria dos benefícios líquidos dos investimentos do Estado em infra-estrutura urbana? Uma teoria de causação circular. Silva LAM, organizador. Solo Urbano: tópicos sobre o uso da terra. Rio de Janeiro: Zahar, p. 49-78, 1982.

VILLAÇA, F. A segregação urbana. In: Espaço intra-urbano no Brasil. Studio Nobel. São Paulo, 1998.

_________. Espaço intra-urbano no Brasil. São Paulo: Studio nobel: FAPESP, 2001.

_________. São Paulo: segregação urbana e desigualdade. Estudos avançados, v. 25, n. 71, p. 37-58, 2011.

ZATTAR, Neuza. Calçadas: espaços públicos ou privados. Cáceres: Unemat, 2008. Disponível em: http://www.revistalinguas.com/edicao23_24/artigo5.html#_edn1 . Acesso em: fev. 2019.

Downloads

Publicado

19/02/2020

Como Citar

Filho, R. A. B., Pinto, N. M. A., Fiúza, A. L. de carvalho, & Rezende, D. F. de A. (2020). EFEITO DA ATUAÇÃO DO PODER PÚBLICO MUNICIPAL SOBRE AS CONDIÇÕES DE VIDA DAS FAMÍLIAS EM REGIÕES PERIFÉRICAS E CENTRAL DA CIDADE DE VIÇOSA (MG). HOLOS, 1, 1–15. https://doi.org/10.15628/holos.2020.8849

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.