Entre a subordinação e a agência: uma análise da geossociabilidade feminina a partir do filme Uma linda mulher

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2019.8200

Palavras-chave:

Gênero, Classe, Identidade Social, Geossociabilidade,

Resumo

O presente artigo traz uma reflexão sobre a geossociabilidade e os processos de resistência e agência da mulher na sociedade contemporânea, a partir de uma análise ancorada na comédia romântica norte-americana da década de 1990, Uma linda mulher, como referência empírica do pensamento coletivo, como propõe Geertz (1976) e Híkiji (1998). Considerando as interseções Gênero, Classe e Identidade, os resultados revelam que elementos do dispositivo sociocultural, como o sistema de moda, os processos de estigmatização identitária, objetificação feminina e o imaginário romântico, a princípio, parecem contribuir para a construção de um lugar social desprivilegiado para as mulheres, tanto na obra de ficção, quanto nas práticas cotidianas. Entretanto, como evidenciado na obra, a oposição da personagem feminina às diversas formas de abusos do poder fez emergir a sua potência e a sua participação como sujeito nas relações de poder, demonstrando resistência e agência aos limites impostos pela ordem social, ampliando a sua geossociabilidade, ressignificando práticas socioculturais discriminatórias e a sua vida.

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Biografia do Autor

Ronan Leandro Zampier, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Doutorando em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa, Mestre em Administração pela FEAD Minas (2012), Especialista em Gestão Estratégica pela Universidade Federal de Viçosa (2007) e Bacharel em Administração pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2004). Professor na Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG Passos, Editor-Adjunto do periódico Oikos: Família e Sociedade em Debate e pesquisador vinculado aos seguintes grupos de pesquisa certificados pelo CNPQ: Gênero, Trabalho e Consumo (UFV); e Grupo de Estudos em Marketing, Consumo e Sociedade - GEMACONS (PUC Minas). Tem interesse nos seguintes temas de pesquisa: Cultura e Consumo; Luxo; Estudos do Consumo com ênfase na interseccionalidade (incluindo as variáveis: Classe, Gênero, Raça/Etnia e Idade); e Marketing e Sociedade.

Rita de Cássia Pereira Farias, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Doutora em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas. Professora do Curso de Graduação em Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

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Publicado

24/12/2019

Como Citar

Zampier, R. L., & Farias, R. de C. P. (2019). Entre a subordinação e a agência: uma análise da geossociabilidade feminina a partir do filme Uma linda mulher. HOLOS, 4, 1–18. https://doi.org/10.15628/holos.2019.8200

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