EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO EM CONTEXTO ORGANIZACIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2018.6757

Palavras-chave:

Formação, Empresas, Distribuição Alimentar

Resumo

Num mercado caracterizado pela crescente instabilidade das relações contratuais, pela complexidade dos processos produtivos e pelas mutações do meio envolvente, a aquisição de novas competências profissionais e a sua atualização permanente através da formação constituem não só fatores de valorização profissional e de empregabilidade, mas também de competitividade organizacional. As organizações são confrontadas com novos desafios de adaptação, eficácia e inovação, em que a gestão das competências e do conhecimento está no centro das suas preocupações, devendo do mesmo modo a formação assumir um cariz de continuidade. Este trabalho assume como principal objetivo a compreensão do processo formativo para uma categoria profissional – vendedor – com o intuito de refletir sobre os contributos multidimensionais da formação inicial versus formação contínua numa empresa multinacional do setor da distribuição alimentar.

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Biografia do Autor

Daniela Lopes Pereira, Faculdade de Economia do Porto

Mestre em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências daEducação da Universidade do Porto (Portugal) e Mestre em Economia e Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP-UP). Desenvolve a sua atividade no âmbito da gestão de recursos humanos.

Maria Conceição Ramos, Faculdade de Economia do Porto

Professora da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP-UP) e Investigadora do Centro de Estudos das Migrações e Relações Interculturais (CEMRI-UAb-FCT).Licenciada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Portugal; Mestre (DEA) em Economia dos Recursos Humanos pela Universidade de Paris I, Sorbonne, França; Doutora em Ciência Económica pela Universidade de Paris I, Sorbonne, França

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Publicado

23/09/2018

Como Citar

Pereira, D. L., & Ramos, M. C. (2018). EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO EM CONTEXTO ORGANIZACIONAL. HOLOS, 3, 456–470. https://doi.org/10.15628/holos.2018.6757

Edição

Seção

ARTIGOS