DECISÃO DE LOCALIZAÇÃO DE ESCOLAS COM USO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA E ANÁLISE DE AGRUPAMENTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2018.6552

Palavras-chave:

Localização de escolas, Sistemas de informações geográficas, Análise de agrupamentos (clusters).

Resumo

A busca por informações mercadológicas e geodemográficas na geração de subsídios para a definição da melhor localização de empreendimentos públicos e privados é um processo que envolve diversas áreas de conhecimento. Este estudo desenvolve esforços adicionais para propor a utilização conjunta de SIG e análise de agrupamentos como subsídio para a tomada de decisão de localização de escolas do setor privado e público. Com suporte dos softwares SPSS e Arcview® GIS 3.2, foi realizada a análise de cluster dos setores censitários da planta urbana da cidade de Mossoró/RN e foi definida a localização georreferenciada das escolas municipais do ensino fundamental. O agrupamento dos casos em estudo foi efetuado mediante análise hierárquica de clusters com o método Ward, usando a distância euclidiana quadrada como medida de similaridade. O dendograma resultante sugere a formação de até 5 clusters, quantidade confirmada pelo critério do R- Quadrado (R2). Nas áreas representadas pelos clusters 2 e 4, estão instaladas o maior número de unidades educacionais. Nos clusters 1 e 3, está instalado o menor número de escolas da rede pública, onde existe o melhor desempenho de renda e menor contingente populacional. O cluster 5 detém um contingente populacional de 40.011 pessoas, sendo 5.346 delas na faixa de 6 a 14 anos e um percentual de alfabetização de 90%. Neste cluster, a renda média é de R$ 1514,25. Os resultados evidenciam que as escolas que compõem a Rede Municipal de Ensino apresentam boa distribuição no espaço geográfico da área urbana do município de Mossoró, concentrando-se em áreas da população com menor poder aquisitivo. O perfil do cluster 5, contudo, sugere que há demanda por investimentos do poder público e possibilidades de investimentos privados. A realização de estudos com uso conjunto das técnicas SIG e Cluster é promissora, sendo necessárias novas pesquisas que considerem outras variáveis, como endereços dos alunos e distância percorrida até a unidade escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Carlos Carvalho de Melo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN/ Departamento de Economia - FACEM

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (1992), mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UERN (2000) e doutor em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR (2015), com concentração na área de estratégia. É professor Adjunto IV, lotado no Departamento de Economia da UERN, desde o ano de 1994, onde ocupou os cargos de Superintendente do Centro de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Sustentável do Semi-Árido - CEMAD, Chefe Departamento de Economia e Assessor de Planejamento. É administrador de carreira na Prefeitura Municipal de Mossoró/RN, lotado na Secretaria Municipal de Saúde, onde exerceu cargos de chefia e assessoramento: Chefe de Departamento de Materiais, Chefe de Departamento de Orçamento e Finanças, Diretor Administrativo. Foi Secretário Municipal da Cidadania (período de janeiro de 2005 a março de 2012), pasta gestora das políticas nas áreas de educação, saúde, cultura, desenvolvimento social, esporte e lazer. Tem experiência de ensino nos setores público e privado, nas áreas de economia e administração, com interesse nas áreas de políticas públicas, estratégia, teoria geral dos sistemas, desenvolvimento local e desenvolvimento sustentável. Exerce cargo de vereador na cidade de Mossoró, eleito para dois mandatos (2013 a 2016 e 2017 a 2020), pelo qual foi eleito Primeiro Secretário da Câmara Municipal, Presidente da Câmara Municipal e presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer em dois períodos (2013 a 2016 e 2017 a 2020). Como gestor público, coordenou a construção de 17 escolas, 8 unidades de saúde e dezenas de outros equipamentos sociais. É idealizador de dezenas de projetos de leis, entre os quais se destacam a Lei de Responsabilidade Educacional, o Programa Municipal de Incentivo à Educação Universitária (PRÓ-SUPERIOR) e da Frente Parlamentar e Popular em Defesa da UERN.

Andrea Kaliany da Costa Lima, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN/ Departamento de Administração - FACEM

Graduada em Administração pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2000), mestre em Administração pela Universidade Potiguar (2010) e doutorado em Administração Estratégica pela PUC-PR (2016). É Professora Adjunto IV da UERN, membro do Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Empreendedorismo e Administração de Recursos Humanos - TEAR. Coordenou o Centro de Incubação Tecnológica do Semiárido - CITECS. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Recursos Humanos e Estratégia, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de pessoas, empreendedorismo, qualidade e responsabilidade social.

José Sueldo Câmara Ferreira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN/ Departamento de Ciências Contábeis - FACEM

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1990). Mestre em Administração pela Laureate International Universities - UnP (2008). Doutor em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC em (2016). É professor Adjunto IV do curso de Ciências Contábeis da UERN.

Referências

AHMADI-JAVID, A.; SEYEDI, P.; SYAM, S. S. A survey of healthcare facility location. Computers & Operations Research, London, v. 1, n. 79, p. 223-263, 2017. Disponível em: <http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0305054816301253>. Acesso em: 02 mai. 2017.

BATISTA, G. V.; ORTH, D. M.; BORTOLUZZI, S. D. Geoprocessamento para determinação de acessibilidade aos equipamentos educacionais como ferramenta de apoio aos Estudos de Impacto de Vizinhança: estudo de caso na Planície do Campeche - Florianópolis/SC - Brasil. Anais XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto - SBSR,Curitiba, PR, Brasil. 2011. Disponível em: <http://www.dsr.inpe.br/sbsr2011/files/p1149.pdf>. Acesso em: 30 abr. 2011.

BRANDÃO, M.F. R.; RAMOS, C. R. S., &TRÓCCOLI, B. T. Análise de agrupamento de escolas e Núcleos de Tecnologia Educacional: mineração na base de dados de avaliação do Programa Nacional de Informática na Educação. Rio de Janeiro/RJ, Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 12 a 14 de novembro de 2003. Disponível em: <http://www.nce.ufrj.br/sbie2003/publicacoes/paper39.pdf>. Acesso em: 16 set. 2017.

CARVALHO, V. D. H.; BARBIRATO, J. C. C., & CIRILO, J. V. A., POLETO, T. Uma metodologia para sistemas espaciais de apoio à decisão aplicados à gestão da educação pública. 7º Congresso Luso Brasileiro para o Planejamento Urbano, Integrado e Sustentável. Contrastes, Contradições e Complexidades. Maceió, Brasil, 05 a 7 de outubro de 2016.

CARVALHO, W. L. Metodologia de Análise para a Localização de Escolas em Áreas Rurais. 2011. 215f. (Tese de Doutorado). Tese de Doutorado – Departamento de Engenharia Civil e Ambiental – Faculdade de Tecnologia – Universidade de Brasília, 2011.

CHASCO, C. El geomarketing y la distribución comercial. Investigación y maketing, Madrid, n. 79, p. 6-13, 2003.

CHUNG, K.; TCHA. D. A Fuzzy set-theoretic method for public facility location. European Journal of Operational Research, n. 58, p. 90-99, 1992. Disponível em: <http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/0377221792902385>. Acesso em: 02 mai. 2017.

COSTA, A. M.; NEVES, J. A. D. 2006. Geomarketing e pequenas empresas: análise espacial dos postos de combustível de Fortaleza. In: II EMA –Encontro de Marketing da ANPAD. Anais... Rio de Janeiro-RJ.

EISELT, H. A.; MARIANOV, V. Location modeling for municipal solid waste facilities. Comput. Oper. Res., London, v. 62, p. 305-315, 2015. Disponível em: <http://dl.acm.org/citation.cfm?id=2793621>. Acesso em: 29 ago. 2017.

FARAHANI, R. Z.; STEADIESEIFI, M.; ASGARI, N. Multiple criteria facility location problems: A survey. Applied Mathematical Modelling, London, v. 34, Issue 7, p. 1689-1709, 2010. Disponível em: <http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0307904X09003242>. Acesso em: 02 mai. 2017.

FARIAS, L. P. Boas perspectivas para o geomarketing em 2012 – Parte II. Disponível em: <http://www.implantandomarketing.com/boas-perspectivas-para-o-geomarketing-em-2012-parte-ii/>. Acesso em: 24 abr. 2017.

FERNANDES, V.O.; MAURO, C. S. P.; ALIXANDRINI JUNIOR, J.; SANTOS, D. V. C. Aplicação conjunta de técnicas de análise multivariada de dados e análise espacial exploratória para avaliação do desempenho de transporte público. IV Simpósio Brasileiro de Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação, Recife - PE, 06 a 09 de maio de 2012, p. 01–09. Disponível em: <https://www.ufpe.br/cgtg/SIMGEOIV/CD/artigos/SIG/023_5.pdf>. Acesso em: 02 mai. 2017.

FIGUEIREDO FILHO, D. B.; SILVA JUNIOR, J. A.; ROCHA, E. C. Classificando regimes políticos utilizando análise de conglomerados. Opinião Pública, Campinas, v. 18, p. 109-128, jun. 2012.

GOMES, J. C.; LEVY, A.; LACHTERMACHER, G. (2014). Segmentação do censo educacional 2000 utilizando técnicas de mineração de dados. SÃO João Del Rei/MG. XXXVI SBPO, 23 a 26 de novembro de 2014. Disponível em: <http://din.uem.br/sbpo/sbpo2004/pdf/arq0260.pdf>. Acesso em: 16 set. 2017

GOUDARD, B.; OLIVEIRA, F. H.; GERENTE, J. Avaliação de modelos de localização para análise dadistribuição espacial de unidades básicas de saúde. Sociedade Brasileira de Cartografia, Geodésia, Fotogrametria e Sensoriamento Remoto. Revista Brasileira de Cartografia, Rio de Janeiro, nº 67/1, p. 15-34, 2015.

JANNUZZI, P. M. Indicadores Sociais no Brasil: conceitos, fontes de dados e aplicações. 4ª ed. Campinas: Alínea, 2009.

KOTLER, P. Marketing para o século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados. São Paulo: Futura, 1999.

KOTLER, P. Administração de Marketing: Análise, Planejamento, Implementação e Controle. São Paulo: Atlas, 1999.

LOVELOCK, C., WRIGHT, L. Serviços: marketing e gestão. São Paulo: Saraiva, 2002.

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman, 2012.

MALLER, R.; GANDOLPHO, A. A. Localização de escolas do ensino fundamental: Caso de Itaipava/RJ. Revista da Universidade Católica de Petrópolis, Petrópolis, v. 8, n. 2, p. 108-123, 2014.

MANTOVANI, D. M. N.; GOUVÊA, M. A.; TAMASHIRO, H. R. S. Segmentação e qualidade em serviços educacionais: o caso de um curso de graduação à distância. Revista de Administração da UNIMEP, v. 13, n. 1, p. 91-116, jan./abr., 2015.

MAPA, S. M. S.; LIMA, R. S. Uso Combinado de SIG para transportes e programação linear inteira mista em problemas de localização de instalações. Revista Gestão e Produção, São Carlos, v. 19, n. 1, 119-136, 2012.

MARÔCO, J. Análise estatística com o SPSS Statistcs. (5ª ed.) Pero Pinheiro: ReportNumber, 2011.

MELO, F. C. C.; ARAUJO, J. A. R.; CRISOSTOMO, V. L.; ZARCAN, R. M. Identificação de nichos de mercado a partir da análise do orçamento familiar da população de baixa renda. Revista ambiente contábil, Natal, v. 9, p. 142–157, 2017. Disponível em: <http://www.atena.org.br/revista/ojs2.2.308/index.php/Ambiente/article/viewFile/3086/2440>. Acesso em: 12 set. 2017.

MOURA, L. M.; IGNACIO, A. A. V. Cálculo de parâmetros para o problema de localização de escolas no município de Macaé, XVIII Simpósio de Pesquisa Operacional & Logística da Marinha, Blucher Marine Engineering Proceedings, v. 2, p. 739-750, 2016.

NDIAYE, F.; NDIAYE, B. M.; LY, I. Application of the p-Median Problem in School Allocation. American Journal of Operations Research, Washington, p. 253-259, 2012. Disponível em: <http://file.scirp.org/pdf/AJOR20120200013_67444730.pdf>. Acesso em: 29 ago. 2017.

NEVES, F. H. Planejamento de equipamentos urbanos comunitários de educação: algumas reflexões. Cad. Metrop., São Paulo, v. 17, n. 34, p. 503-516, nov. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-99962015000200503>. Acesso em: 05 jun. 2017.

PETER, J. P.; OLSON, J. C. Comportamento do consumidor e estratégia de marketing. Tradução de Beth Honorato. (8ª ed.) São Paulo: McGraw-Hill, 2009.

PIZZOLATO, N. D.; BARROS, A. G.; BARCELOS, F. B.; CANEN, A. G. C. Localização de escolas públicas: síntese de algumas linhas de experiências no Brasil. Pesquisa Operacional, Rio de Janeiro, v. 24, n. 1, jan./abr. 2004.

SANTOS, A. C. A. O. Estudo de Localização de Escolas Públicas em Áreas Urbanas. 2012. 103f. Dissertação de Mestrado (Universidade de Brasília), Brasília, Brasil.

SANTOS, K. C. Proposta conceitual de um modelo de localização de estabelecimentos de ensino. 2005. 210f. Dissertação de mestrado (Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil) Florianópolis - SC, Brasil.

SCHIFFMAN, G. L.; KANUK, L. L. Comportamento do Consumidor. Rio de Janeiro: LTC, 2009.

SHETH, J. N.; MITTAL, B.; NEWMAN, B. I. Comportamento do Cliente: indo além do comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, 2001.

SILVA, P. E. A. B.; GARCIA, R. A. Integração entre dados sociodemográficos e ambientais: o Índice da Qualidade do Saneamento Ambiental obtido a partir de geotecnlogias e análise multivariada. XVIII Encontro Nacional de Estudos Populacionais, ABEP, Anais... Águas de Lindóia-SP. 2012.

TAGLIATTI, C. Verificação das relações espaciais entre a destruição de dados sócio-econômicos e localização de escolas. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia Urbana), São Carlos, UFSCar, Brasil.

VERICA, W. R.; VILLWOCK, R.; JOHANN, J. A. Uso de técnicas de mineração de dados para agrupamento e espacialização de dados educacionais no Estado do Paraná. Anais XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto - SBSR, João Pessoa-PB, Brasil, 25 a 29 de abril de 2015, INPE. Disponível em: <http://www.dsr.inpe.br/sbsr2015/files/p0337.pdf>. Acesso em: 16 set. 2017.

VERRAN, P. G. Análise da acessibilidade a equipamentos públicos de educação em áreas de expansão urbana utilizando técnicas de geoprocessamento: bacia hidrográfica do Arroio do Salso em Porto Alegre/RS. 2014. 55f. Monografia (Bacharelado em Geografia). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, Brasil. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/115406>. Acesso em: 06 jun. 2017.

Downloads

Publicado

01/11/2018

Como Citar

Melo, F. C. C. de, Lima, A. K. da C., & Ferreira, J. S. C. (2018). DECISÃO DE LOCALIZAÇÃO DE ESCOLAS COM USO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA E ANÁLISE DE AGRUPAMENTOS. HOLOS, 4, 272–287. https://doi.org/10.15628/holos.2018.6552

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.