OTIMIZAÇÃO DE PROTOLOCOS DE AMOSTRAGEM PARA MINÉRIO DE ALUMÍNIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2017.6379

Palavras-chave:

amostragem, minério de alumínio, heterogeneidade

Resumo

A definição do protocolo de amostragem apropriado é de extrema importância para qualquer operação mineira, em especial a do minério de alumínio, devido ao controle rigoroso da qualidade do produto final. A estratégia para obtenção dos dados necessários para garantia e controle da qualidade (QAQC) deve levar em consideração contribuições multidisciplinares que incluem estatística, geoestatística, geologia e a teoria da amostragem (theory of sampling, ou TOS), fundamentais para se estabelecerem metas de precisão e acurácia considerando-se os principais constituintes do minério de alumínio: alumina disponível e sílica reativa. Selecionar um protocolo de amostragem adequado requer a estimativa experimental das heterogeneidades de constituição e de distribuição para gerenciamento contínuo, além da perseverante aplicação dos conceitos da TOS para eliminação de todas as possíveis fontes de viés. O presente trabalho apresenta uma proposta alternativa e complementar para a normatização de procedimentos corretos de amostragem de minério de alumínio, com base na otimização de protocolos de amostragem segundo a teoria da amostragem para minérios granulados de Pierre Gy.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Daniel Armelim Bortoleto, Universidade de São Paulo

Escola Politécnica da USP - Departamento de Minas e Petróleo

Referências

FRANÇOIS-BONGARÇON, D. (2004). Theory of sampling and geostatistics: an intimate link. Chemometrics and Intelligent Laboratory Systems, v. 74, n. 1, p. 143-148.

GY P.M. (1998). Sampling for analytical purposes. Chichester: Wiley.

PITARD, F.F. Pierre (1993). Gy´s sampling theory and sampling practice: heterogeneity, sampling correctness, and statistical process control. 2nd. ed. Boca Raton: CRC Press.

PITARD, F.F. (2015). Theory of sampling as applied to process control. Sampling Theory and Methods Course Press, WCSB 7, Bordeaux.

Downloads

Publicado

05/12/2017

Como Citar

Bortoleto, D. A., Chieregati, A. C., & Oliveira, R. C. (2017). OTIMIZAÇÃO DE PROTOLOCOS DE AMOSTRAGEM PARA MINÉRIO DE ALUMÍNIO. HOLOS, 6, 43–49. https://doi.org/10.15628/holos.2017.6379

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.