TESTE DE HETEROGENEIDADE PARA O MINÉRIO DE ALUMÍNIO
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2014.1750Resumo
A amostragem pode ser definida como o conjunto de operações destinadas à obtenção de uma amostra representativa de uma dada população ou lote de material. A redução da massa deve ser feita de forma criteriosa a fim de assegurar a confiabilidade dos processos envolvidos, não alterando as propriedades físico-químicas, tais como, teor e constituintes mineralógicos, do lote inicial. Mesmo que todos os procedimentos de amostragem sejam corretamente realizados, ainda haverá um erro associado à heterogeneidade constitucional do minério que não pode ser eliminado; o erro fundamental de amostragem (FSE). Neste contexto, os testes de heterogeneidade foram desenvolvidos com o objetivo de estimar o erro fundamental de amostragem. O presente trabalho estuda o desvio padrão gerado pela heterogeneidade constitucional do minério de alumínio da região oeste do Pará, a partir dos resultados obtidos no teste de heterogeneidade, visando otimizar protocolos de amostragem.Downloads
Referências
CHIEREGATI, A. C. Reconciliação pró-ativa em empreendimentos mineiros. São Paulo, 2007, 201p. Tese de doutorado. Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
GY, P. 1998. Sampling for analytical purposes. 1st ed., translated by A.G. Royle, John
OLIVEIRA, Maria Lúcia M. de & AQUINO, José Aury de. Amostragem. In: SAMPAIO, João Alves et al (ed.). Tratamento de minério: Práticas laboratoriais. Rio de Janeiro, CETEM/MCT, 2007, 557p.
PITARD, F.F. 1993. Pierre Gy’s sampling theory and sampling practice: heterogeneity, sampling correctness, and statistical process control. 2nd ed., CRC Press, Boca Raton, Florida.