ZONEAMENTO ESTATÍSTICO EM CAMPOS PETROLÍFEROS, BACIA DE CAMPOS-RJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2019.5113

Palavras-chave:

Petróleo, permeabilidade, estatística, unidades de fluxo

Resumo

O comportamento do fluxo de fluidos deve ser conhecido pelos engenheiros de reservatório. Para tal é necessário à aplicação de técnicas que auxiliem a obtenção das unidades de fluxo. Esta é uma atividade de grande complexidade sendo, portanto necessário o uso de ferramentas como a estatística para realizar a divisão do reservatório em zonas utilizando dados de testemunho e perfis dos poços. A técnica utilizada neste trabalho é conhecida por zoneamento estatístico. A partir do uso da mesma é possível a detecção das distintas unidades de fluxo. Este trabalho tem como objetivo estimar as unidades de fluxo para poços de um campo de petróleo e realizar uma análise da técnica delimitando os critérios a serem avaliados para geração de resultados satisfatórios. Foram usados nesta pesquisa dados de permeabilidade de sete poços localizados no Campo de Namorado, cujos dados foram fornecidos pela Agência Nacional de Petróleo. Foi calculada a variância entre zonas potenciais, variâncias agrupadas dentro dessas zonas potenciais e, por fim, o índice de zoneamento através do qual se definem as zonas finais. De acordo com os resultados obtidos ficou evidenciado que a técnica de zoneamento estatístico é satisfatória para o caso estudado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARVALHO, P. R. M. Modelagem faciológica de reservatórios petrolíferos de morfologia intricada com geoestatística multiponto. Dissertação Submetida ao Corpo Docente do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Minas – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2015.

HUTCHINSON, C. A., DOGDE, C. F., POLASEK, T. L. “Identification and Prediction of Reservoir Nonuniformities Affecting Production Operations.” SOC. Petrol. Eng. JPT, 1961.

JORNADA, A. C. L. D. Interpretação de Perfis Elétricos na Caracterização dos Reservatórios de Camisea, Peru. Dissertação (Mestrado em Geociências) – Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.

ROSA, A. J.; CARVALHO, R. S; XAVIER, J. A. D. Engenharia de Reservatórios de Petróleo. Rio de Janeiro: Interciência, 2011.

STEVANATO, A. C. R. S. Análise petrofísica de reservatórios. Trabalho de conclusão de curso do Instituto Geociências da Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2011.

TESTERMAN, J. D. “A Statistical Reservoir-Zonation Technique.” Soc. Petrol. Engr. JPT, 1962.

Downloads

Publicado

24/12/2019

Como Citar

Soares, J. A., & Araujo Aragão, M. C. (2019). ZONEAMENTO ESTATÍSTICO EM CAMPOS PETROLÍFEROS, BACIA DE CAMPOS-RJ. HOLOS, 5, 1–12. https://doi.org/10.15628/holos.2019.5113

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.